Ministério Público propõe dissolução de torcidas de São Paulo e Corinthians

O Promotor de Justiça do Consumidor da Capital, Roberto Senise Lisboa, afirmou, em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, que entrará com uma ação civil pública, pedindo a dissolução da Independente, a maior torcida organizada do São Paulo, e também a da Gaviões da Fiel, a principal do Corinthians. Essa será a terceira vez que a organizada do Timão será julgada.

As torcidas entraram em conflito na Marginal Tietê no último domingo, após o clássico entre os clubes, que terminou empatado em 0 a 0 no Morumbi. Com isso, elas descumpriram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2012 e, além de terem de cumprir a pena de 120 dias longe de seus estádios, terão de pagar uma multa de R$ 30 mil.

Dentro do estádio, integrantes da Independente também entraram em confronto com a Polícia Militar, no intervalo, após tentarem invadir o setor destinado à torcida rival.

– Uma ação civil pública, pedindo a dissolução das torcidas organizadas (Independente e Gaviões) será pedida. Além dessa ação, mais duas ações de execução serão pedidas. Uma pedindo uma multa (de R$ 30 mil cada uma) e a outra a suspensão das atividades por 120 dias. A Gaviões vai sofrer a terceira ação de multa e a terceira de dissolução. Só uma multa é pouco, ainda mais nesse tipo de situação, por isso foi pedida a suspensão das atividades. Essa, já temos por força do Termo de Compromisso – disse o promotor.

A aplicação da multa e a suspensão das atividades por 120 dias podem ser efetuadas pelo Ministério Público, e terão um efeito “rápido”. O pedido de dissolução, porém, ainda terá de ir a julgamento.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*