Michel Bastos recusou lateral do Cruzeiro para ser meia do São Paulo

Michel Bastos contraiu dengue, perdeu uma semana de treinos e não participou da vitória do São Paulo por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, na última quarta-feira, no Morumbi, no primeiro jogo do confronto pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Agora recuperado, ele tem tudo para voltar ao time titular nesta quarta-feira, no Mineirão. E poderia até vestir a camisa do adversário, não fosse a garantia do São Paulo de que ele jogaria como meia, e não como lateral esquerdo.

Quando decidiu voltar ao futebol brasileiro depois de jogar o primeiro semestre de 2014 pela Roma, na Itália, Michel Bastos negociou com dois clubes: São Paulo e Cruzeiro. Segundo relatam dirigentes de dentro e de fora do departamento de futebol são-paulino, o diferencial foi a garantia do vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro e principalmente do então treinador Muricy Ramalho de que, no Morumbi, Michel seria meia.  Do técnico ainda ouviu que seria a reposição imediata para Kaká em 2015.  A proposta financeira do Cruzeiro, segundo o relato, era até maior, mas não tinha as garantias de que Michel seria usado como meia.

Michel Bastos escolheu o São Paulo. O Cruzeiro era campeão brasileiro, dava passos largos para a renovação do título – que mais tarde se confirmaria –, mas tinha no meio de campo seu setor mais forte, com Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. Do time do técnico Marcelo Oliveira que levantou a taça, o lateral esquerdo Egídio sairia como melhor do Brasil na posição. Transferiu-se para o Dnipro, da Ucrânia, e hoje é reserva do Palmeiras.

Michel Bastos, convocado à Copa do Mundo de 2010 como lateral esquerdo, brilhou na Europa como meio-campista. Chamado de “craque” pelo vice-presidente de futebol do São Paulo, Ataíde Gil Guerreiro, antes de sua estreia, Michel Bastos tem números positivos em 2015: oito assistências e cinco gols marcados em 18 jogos – participação direta em 13 gols, perdendo apenas no quesito para Alexandre Pato, com 12 gols e três assistências em 20 jogos feitos na temporada.

O técnico interino Milton Cruz ainda terá o treino de terça-feira, já no Mineirão, para definir o time que enfrentará o Cruzeiro no Mineirão. A tendência é que Michel Bastos reassuma a vaga ocupada na última quarta-feira pelo argentino Ricardo Centurión, autor do gol da vitória. Ainda no meio de campo, Wesley deve manter o posto. “Se jogasse o Michel, também jogaria pela direita”, explicou o interino depois da primeira vitória sobre o Cruzeiro. No ataque, o time deve continuar com Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato.

Além dos números gerais, Michel Bastos tem retrospecto positivo nesta edição da Libertadores: dos 10 gols marcados pelo São Paulo até aqui, ele participou diretamente de metade, com dois gols e três assistências.

Curiosamente, no São Paulo de 2015 uma das posições mais problemáticas é a lateral esquerda, que está longe de ser a preferência hoje de Michel Bastos. A posição tem Reinaldo como titular e Carlinhos, reforço para 2015, no banco. Enquanto isso, no setor ofensivo Michel, Ganso, Centurión, Pato e Luis Fabiano competem hoje por três vagas.

 

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*