México supera Camarões e arbitragem para dividir ponta com Brasil

Maioria nas arquibancadas, a torcida mexicana se frustrou com dois gols mal anulados pela arbitragem na tarde desta sexta-feira, mas saiu da Arena das Dunas satisfeita. Debaixo de forte chuva, o México bateu Camarões por 1 a 0 com gol de Peralta para estrear com vitória na Copa do Mundo.

O triunfo deixa os mexicanos na segunda colocação do grupo A, que termina a primeira rodada liderado pela Seleção Brasileira  devido ao saldo de gols. Ambas com três pontos, as seleções fazem duelo de líderes nesta terça-feira, em Fortaleza. A partida vale pela segunda rodada da primeira fase e pode decidir quem será o primeiro colocado da chave.

Já Camarões encara a Croácia na quarta, em Manaus, com poucas chances de ir às oitavas de final. Os africanos agora precisam tirar três pontos dos concorrentes em duas partidas e são considerados zebras no grupo.

O jogo – O México começou a partida melhor, trocando passes no campo de ataque e envolvendo a seleção camaronesa. Mas sempre que venceu a defesa adversária parou na questionável atuação da arbitragem. Logo aos 11 minutos, Giovani dos Santos recebeu ótimo cruzamento de Herrera e completou a gol, mas o lance foi anulado em impedimento. Depois, o camisa 10 mexicano voltou a aparecer após escanteio, mas o bandeirinha viu desvio de Peralta antes do toque para as redes. A seleção tricolor foi prejudicada nas duas ocasiões.

Mesmo não abrindo o placar, o México manteve-se persistente no campo de ataque, mas deixando espaços para contragolpes. Entre os impedimentos mal marcados, Assou-Ekotto deixou três marcados para trás e cruzou na medida para Eto’o, que chutou rente ao gol de Ochoa. Pouco depois, o México respondeu em cruzamento venenoso de Guardado para a área. Miguel Layún subiu inteiro para cabecear, mas Rafa Márquez tentou o desvio antes e tirou o gol do companheiro.

AFP

Isolado no comando de ataque, Eto’o foi pouco acionado e sempre esteve bem marcado (foto: Gabriel Bouys)

Debaixo de forte chuva, a seleção mexicana mostrou melhor futebol na etapa inicial. A equipe aproveitou os espaços dados pela defesa camaronesa para chegar mais duas vezes antes do intervalo. Primeiro Dos Santos foi lançado por Rafa Márquez na entrada da área, mas acabou desarmado. Pouco depois Peralta subiu sozinho às costas da zaga para cabecear, mas o bandeirinha desta vez acertou ao marcar impedimento.

 

Enquanto isso Camarões tinha dificuldades para ultrapassar a primeira linha de marcação do México. As atuações apagadas dos meias deixava Eto’o isolado no ataque e, quando era acionado, estava sempre cercado de mexicanos. O contexto seguiu idêntico na segunda etapa, inclusive com Dos Santos centralizando as ações para o México. O camisa 10 deixou Peralta na cara do gol logo aos dois minutos, mas Itandje saiu bem para abafar.

A seleção camaronesa apostava nos contragolpes e na bola parada. Aos 10 minutos, Héctor Moreno foi obrigado a derrubar M’Bia na entrada da área para conter ataque veloz. A cobrança de Assou-Ekotto desviou na barreira e por pouco não entrou no canto esquerdo. Mas a torcida mexicana se recuperou do susto em poucos minutos.

AFP

Peralta aproveitou desatenção da defesa camaronesa para marcar o único gol do jogo (foto: Gabriel Bouys)

Em ótima jogada pelo meio, Giovani dos Santos achou Peralta livre na área. O centroavante inicialmente parou em Itandje, mas aproveitou o próprio rebote e completou para o gol livre. O gol deu tranquilidade ao México, que passou a valorizar ainda mais a posse no campo de ataque. Girando bola de um lado para o outro, a equipe matava tempo e minava as esperanças de Camarões.

 

Já com Hernández e Fabián em campo, a seleção mexicana ganhou mais velocidade para apostar nos contragolpes. A dupla passou a protagonizar as ações ofensivas quando o México subia ao ataque. A forte chuva dificultava a criação de Camarões, que só avançou nas vezes que encontrava a zaga adversária desarrumada. Cada vez que um passe entrava na zona de marcação do México, os camaroneses tentavam o cruzamento para a área.

A boa chance saiu dos pés de Moukandjo, aos 40 minutos. O camisa 8 de Camarões apareceu em posição legal às costas da defesa e tentou o passe para trás, mas Rodríguez apareceu no último instante para se jogar na bola e impedir o empate. Pouco criativa, a seleção africana seguiu tentando nos minutos finais, mas mais deu espaço para arrancadas de Layún e Hernández do que levou perigo ao gol de Ochoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*