Mesmo sem muitos zagueiros, São Paulo pode ter 3-5-2 com Pato

A escassez de zagueiros à disposição no elenco do São Paulo pode não adiar mais uma vez a tentativa de Juan Carlos Osorio de formar a equipe no 3-5-2. O treinador colombiano têm apenas três beques aptos no momento, mas não descarta enfrentar o Palmeiras, no domingo, com seu esquema tático predileto.

Os principais trabalhos táticos ao longo da semana foram fechados, mas algumas pistas foram dadas. Como a possibilidade – “boa”, segundo o comandante – de ter Alexandre Pato juntamente com Luis Fabiano no ataque. Neste caso, os dois pontas do esquema 4-1-4-1 poderiam dar lugar a alas, com a proteção da primeira linha de três zagueiros.

Com as vendas de Rodrigo Caio e Paulo Miranda, a lesão de Breno e a ausência de Lucão (que se apresentará somente na segunda-feira, uma semana depois do vice-campeonato mundial com a Seleção Brasileira sub-20), os três zagueiros à disposição são Rafael Toloi, Dória e Edson Silva. Os dois primeiros vêm formando a dupla de zaga titular. O último entrou no decorrer do empate de domingo com o Avaí, mas o time não se comportou bem.

Fernando Dantas/Gazeta Press

Esquema tático predileto do técnico colombiano Juan Carlos Osorio é o 3-5-2, com liberdade para os alas

Além de Edson Silva, Osorio poderá improvisar outro jogador na função. Na quarta-feira, ele testou laterais e volantes na função. “Já joguei algumas partidas como zagueiro na carreira. É lógico que não é meu forte, mas não teria problema, quero ajudar”, disse o destro Bruno, que poderia deixar a ala a cargo de Thiago Mendes, por exemplo. O lado esquerdo caberia a Michel Bastos ou Carlinhos.

Pesa a favor do esquema 3-5-2, além do gosto particular de Osorio, também o desenho tático do Palmeiras, que joga com dois pontas e um centroavante. O colombiano sabidamente gosta de espelhar sua equipe com base no adversário. Pesa contra, a declaração de sexta-feira em que o técnico prometeu um “time muito parecido” com o que enfrentou o Avaí.

Se adiar novamente a ideia de jogar com três defensores, é mais provável que Pato comece no banco de reservas. “Nesta semana, buscamos uma forma de ter os dois em campo. Mas não posso garantir que vamos iniciar assim. Mas é uma boa possibilidade”, comentou.

Um provável time para ir a campo às 16 horas (de Brasília) deste domingo é Rogério Ceni; Bruno, Rafael Toloi, Dória e Carlinhos (Edson Silva); Hudson; Souza, Ganso, Michel Bastos e Thiago Mendes (Alexandre Pato); Luis Fabiano. O último ensaio da equipe é na manhã deste sábado, de novo sem a presença da imprensa.

Fonte:  Gazeta Esportiva

Um comentário em “Mesmo sem muitos zagueiros, São Paulo pode ter 3-5-2 com Pato

  1. Se for com o mesmo esquema que terminou o último jogo, com os três zagueiros, provavelmente vai ser nova derrota e, pior, time jogando mal…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.