Luxemburgo visita o Morumbi. Por que ele não assumiu o São Paulo?

Uma primeira resposta pouco animadora, um conselho para evitar novos inimigos, a boa relação com Eduardo Bandeira de Mello, o bom início de Milton Cruz e a resistência do vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro levaram o presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, a brecar a negociação com Vanderlei Luxemburgo, há algumas semanas. Neste domingo (10) ele visita o Morumbi, que recebe a estreia de São Paulo e Flamengo pelo Brasileirão. Morumbi com portas abertas para Luxemburgo, mas não enquanto estiver empregado.

O processo da sucessão de Muricy foi confuso no São Paulo. Confusão retratada pela falta de um perfil definido para o próximo treinador, no primeiro momento: Abel, Sabella, Sampaoli e Luxemburgo são técnicos de perfis totalmente diferentes. Dentro do São Paulo, nenhum era consenso. Começou aí o primeiro obstáculo de Luxemburgo.
Enquanto o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro conversava com Abel Braga, o presidente Carlos Miguel Aidar falou diretamente com Vanderlei Luxemburgo, em ligação telefônica que o próprio Aidar admitiria mais tarde. Dos nomes que estavam na mesa, o nome de Luxemburgo era o que menos agradava Ataíde – a quem, há um ano, foi prometido autonomia para comandar o departamento de futebol.
Dias após a demissão de Muricy Ramalho, Aidar veio a público dizer que Abel estava descartado e que ouviu de Luxemburgo que enquanto estiver empregado no Flamengo não haverá negociação. Dentro e fora do São Paulo, aquele aviso passou longe de soar como veto a Luxemburgo – pelo contrário. À medida que o argentino Alejandro Sabella demorava para responder à consulta são-paulina, cresceu de forma intensa dentro da diretoria são-paulina o lobby pela contratação do técnico flamenguista.
Dias antes de Aidar se irritar com a demora de Sabella e anunciar a desistência, era enorme a pressão de dirigentes para que fosse feita uma proposta formal a Luxemburgo, com aviso formal ao Flamengo. Naquele momento, à exceção do vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro, todos os membros mais importantes da cúpula são-paulina, entre vice-presidentes e diretores, se colocaram a favor de Vanderlei. A contratação de Luxemburgo ainda possibilitaria o início de um processo de renovação do quadro de funcionários do CT da Barra Funda, algo visto com bons olhos por parte da diretoria, inclusive por Aidar, até pouco depois da demissão de Muricy. Não houve, porém, proposta.
Carlos Miguel Aidar levou em consideração outros pontos: a própria resposta de Luxemburgo num primeiro momento, que disse querer treinar o São Paulo, mas que não considerava aquele o momento apropriado; a possibilidade de desgaste com mais um clube depois de farpas trocadas com Paulo Nobre, do Palmeiras, e Andrés Sanchez, do Corinthians; a boa relação com o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello; o início promissor de Milton Cruz como interino; o posicionamento contrário à contratação de Ataíde Gil Guerreiro, de quem também ouviu e atendeu o pedido para que não fosse feita uma reformulação no departamento de futebol, como planejado.
O telefonema de Aidar, então, foi para Bandeira de Mello. O presidente são-paulino avisou ao flamenguista que não faria uma oferta a seu treinador.
Hoje as portas permanecem abertas para Vanderlei Luxemburgo no Morumbi, mas o São Paulo ainda leva em consideração tudo que brecou a intenção de contratá-lo há algumas semanas. Agora, passadas as conversas, o técnico continua dizendo que quer um dia treinar o São Paulo, mas afirma que não sai do Flamengo agora.
“Presidente do São Paulo foi elegante, falou: “Queria saber de você a possibilidade de você vir para o São Paulo”. Falei: “Presidente, nunca trabalhei no São Paulo, quero trbalahar no São Paulo, clube que tenho certeza que me adaptaria pela minha qualidade profissional. Tenho que passar pelo São Paulo, mas nesse momento não tenho como sair do Flamengo”. E ele falou: “Se você me sinalizasse, eu ia falar com o Flamengo, mas como você não sinalizou”, falou Luxemburgo em entrevista na última semana à Band.
Fonte: Uol

Um comentário em “Luxemburgo visita o Morumbi. Por que ele não assumiu o São Paulo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*