Luis Fabiano x Fred: duelo à parte para Mano Menezes ficar de olho

Consagrados, os goleiros Diego Cavalieri e Rogério Ceni transmitem muita segurança para suas torcidas, mas no domingo terão um problemão pela frente. O camisa 1 do São Paulo estará cara a cara com Fred, artilheiro do Brasileiro, com 16 gols. A vida do camisa 12 do Flu também não será fácil. Com a 9, Luis Fabiano, vice-artilheiro, com 15 gols, estará lá para complicar a vida do líder. No duelo, um verdadeiro tira-teima, para Mano Menezes ficar de olhos abertos com os possíveis selecionáveis.

A fase da dupla é inquestionável. Goleadores e líderes de suas respectivas equipes, Fred e Luis Fabiano ainda alimentam o sonho de estar na Copa do Mundo de 2014. Os números comprovam a importância de ambos para suas equipes.

A média de gols do Fabuloso no Brasileiro é de 0,8 por partida, nas 19 partidas em que atuou. Já Fredgol não deixa por menos. Os 16 tentos assinalados em 24 partidas lhe dão uma média de 0,7 gol por partida. Até na indisciplina a dupla é parecida. São oito cartões amarelos para cada um. Ambos entram pendurados no domingo. A diferença é que o atacante são-paulino já foi expulso uma vez. O camisa 9 do Flu não, mas será julgado na segunda-feira por uma suposta agressão em Junior Cesar, do Atlético-MG.

Artilheiro do Fluminense, Fred preferiu evitar comparações com o atacante do time paulista, aproveitando a brecha para elogiar todo o elenco do rival no domingo e mostrando-se confiante:

– O São Paulo tem um grande plantel. O Luis Fabiano é um grande jogador, de Copa do Mundo, mas espero que desta vez eu e o Fluminense possamos levar a melhor – disse.

Além de serem ídolos, os dois têm no currículo participação em Copas do Mundo, além de terem atuado no futebol europeu por muitos anos. Fred jogou quatro anos pelo Lyon (FRA) e Luis Fabiano sete anos pelo Sevilla (ESP).

Abel destacou a eficiência da dupla no comando de ataque:

– São dois jogadores tops. Excelentes e com habilidade técnica acima da média – afirmou.

Domingo, os dois principais centroavantes do Brasil estarão frente a frente. Façam suas apostas!

Primeira vez que dupla se enfrenta

Seja na Europa ou no Brasil, Fred e Luis Fabiano nunca estiveram frente a frente e nem lado a lado. Como adversários, esta será a primeira vez que a dupla vai se enfrentar. No primeiro turno, na vitória do Fluminense por 2 a 1 sobre o São Paulo, em São Januário, inclusive com gol da vitória de Fred, o são-paulino ficou fora devido a uma lesão muscular.

Além disso, Fred esteve na Europa entre os anos de 2005 a 2009, pelo Lyon (FRA), mesmo período em que Fabuloso estava também no Velho Continente, defendendo Porto (POR), entre 2004 e 2005, e Sevilla (ESP), entre 2005 a 2011, e mesmo assim em nenhuma competição continental a dupla teve a oportunidade de se enfrentar.

Para completar, como companheiros, Fred e Luis Fabiano também nunca estiveram lado a lado. Nem para a Seleção Brasileira os dois foram chamados juntos. Na convocação feita por Mano Menezes para o Superclássico das Américas, em setembro, o treinador optou por levar o atacante do São Paulo, deixando Fred fora. Este, por sua vez, mostrou-se chateado com o treinador.

Ambos defenderam a Seleção em Copas

Além das características e do faro de gol, os atacantes Fred e Luis Fabiano possuem outra coisa em comum: ambos vestiram a camisa da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo.

Com apenas 22 anos, o jogador do Fluminense foi convocado para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Reserva, marcou um gol no Mundial.

A estreia do são-paulino em Copas do Mundo foi mais tardia, porém Luis Fabiano foi titular no torneio. Ele marcou três gols antes de o Brasil ser eliminado pela Holanda nas quartas de 2010.

– Hoje, sem dúvidas, a vaga na Seleção é do Damião, mas daqui a pouco os dois ganharão espaço no time do Mano Menezes. Em qualquer combinação, estaremos bem servidos – afirmou o ex-atacante Washington Coração Valente.

Opinião dos especialistas

“Quem vai terminar como o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2012?”

“É uma disputa boa, mas sem dúvidas vai ficar em boas mãos. Vai ser ótimo se for o Fred, pois está em boa fase” – Nunes, artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1981.

“É complicado. Ainda tem muita coisa para acontecer. Tem de ser respeitados, pois são em nível de Seleção” – Serginho Chulapa, artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1983.

“Este jogo irá decidir o artilheiro. Se o Luis Fabiano passar, será o artilheiro. Se o Fred seguir líder, será ele” – Túlio Maravilha, artilheiro do Campeonato Brasileiro em 1989, 1994 e 1995.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*