Leco irrita aliados por priorizar conselheiros a profissionais no São Paulo

Exatos três meses depois de ser reeleito presidente do São Paulo, Leco tem de conviver com uma enorme insatisfação no Morumbi. Não apenas pela antepenúltima colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, mas também pela maneira como tem preenchido as diretorias executivas, previstas no novo estatuto que entrou em vigor neste ano.

O documento que norteia a administração do clube estipula a nomeação de no mínimo três e no máximo nove diretores remunerados. Hoje são seis: Vinicius Pinotti (futebol), Marcio Aith (comunicação e marketing), Rodrigo Gaspar (administrativo), Elias Albarello (financeiro), Eduardo Rebouças (infraestrutura) e Rafael Palma (estádio).

Os críticos dizem que Leco, em vez de usar o estatuto para sua finalidade essencial, a de profissionalizar a gestão do São Paulo, na verdade está retribuindo apoios recebidos durante a campanha eleitoral que resultou em sua vitória, no pleito do último dia 18 de abril.

Leco e Vinicius Pinotti na apresentação do técnico Dorival Júnior (Foto: Rubens Chiri / site oficial do SPFC)

Leco e Vinicius Pinotti na apresentação do técnico Dorival Júnior (Foto: Rubens Chiri / site oficial do SPFC)

Nenhum profissional do mercado foi contratado para qualquer área. Todos esses seis já tinham ligação com o clube antes da eleição: Gaspar, Albarello e Rebouças são conselheiros. Pinotti era diretor de marketing; Aith atuou como um coordenador da campanha de Leco; Palma, por sua vez, já ocupava a direção de estádio desde 2015.

Esse tema deverá ser abordado novamente na próxima reunião do Conselho de Administração, órgão de auxílio à gestão, marcada para quinta-feira, dia 20. Para os membros, é evidente que a desordem administrativa interfere nos péssimos resultados do time, que não vence há 40 dias. Por essa razão, inclusive, eles pretendem voltar a exigir planos e metas para o futebol.

O artigo 124 do estatuto determina que “Os membros da Diretoria Executiva serão contratados do SPFC, dentre profissionais que tenham notório conhecimento em suas respectivas áreas de atuação.”. Internamente, questionam a experiência de Pinotti na área para ter assumido a pasta. O desempenho da equipe potencializa a insatisfação do Conselho de Administração.

Não é só a oposição que tem tecido críticas a Leco. Também há pessoas que o apoiaram muito na eleição. O receio deles é que, ao priorizar a política à profissionalização de fato, o presidente pode entrar num buraco sem fim.

O São Paulo é todo dividido em correntes políticas. São mais de 10 “partidos” para 240 conselheiros, e a qualquer momento outros de sua base podem querer ser agraciados com cargos. Como a próxima eleição será apenas em dezembro de 2020, ninguém entende a necessidade da prática política neste momento.

Fonte: Globo Esporte

10 comentários em “Leco irrita aliados por priorizar conselheiros a profissionais no São Paulo

  1. Pobre spfc (com letra minúscula)… Vai sofrer até 2020. Aí se o novo presidente for bom, 1 ano pra arrumar a casa. Na melhor das hipóteses, título na série A só em 2022. Isso se não cair pra B ou C…

  2. Os conselheiros que se venderam ao Leco agora estão se arrependendo, ou acabou o dinheiro e não tem mais e também estão com inveja do Gaspar, Elias e do Rebouças que agora ganham oficialmente do clube mesmo não tendo competência para ocupar os cargos destinados pelo Estatuto.
    O Leco Lero não tem moral nenhuma para ser Presidente do São Paulo, com todos os escândalos, cheques, negociatas, Ataídemania Comissões Ltda. deveria ter vergonha na cara, vergonha pela família que devem estar de cabeça baixa por ele, e puxar o carro do São Paulo, vai para o Pinheiros que ele frequente e deixa nosso amado tricolor paulista.

  3. O Pinotti é um cara excepcional, são paulino de verdade, dá para sentir que quer ajudar com seu conhecimento em gestão, mas não tem experiência para tocar sozinha essa área de futebol, seria fundamental contratar alguém do ramo para auxiliá-lo, como gestor de futebol ao seu lado, como o Autuori ou outro nome do mesmo calibre. Já o Leco é um verme, do mesmo grupo do pior presidente que o clube já teve, JJ, esse cara nem são paulino era.

  4. Agora estão atrás do Marcos Guilherme, que era do Atlético PR, com 131 jogos e 15 gols na carreira, que está na Croácia, e que na última temporada marcou TRÊS gols.

    Parabéns a diretoria/apoiadores/defensores.

  5. Esperar o que de um clube que tem como linha administrativa o legado deixado por JJ, que fossem respeitar o estatuto ou a ética?
    O que prevalece é o toma lá dá cá, o compadrio, os negócios por baixo dos panos, enfim relação da pior espécie.
    Pior, é que o quadro associativo não permite mudanças, com os interesses tão pulverizados, não se forma consenso sobre uma linha de ação, cada um puxa a sardinha para sua brasa, e o futebol do clube que se dane, afinal muitos nem de futebol gostam ou torcem para outros times.
    Pobre São Paulo

  6. O cara – Out-Leco – ainda não entendeu que ele não é o DONO do São Paulo FC; Ele é apenas do seu mandato, que tem data e horário para se acabar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*