Agora presidente, Leco promete investigar acusações contra Aidar

O presidente em exercício do São Paulo, Carlos Augusto Barros e Silva concedeu entrevista coletiva neste início de tarde no plenário do Conselho Deliberativo, no Morumbi. Ele confirmou que deverá marcar a eleição para o dia 27 de outubro. Nesse momento ele é candidato único, mas Leco admitiu que poderá surgir outro candidato para disputar com ele.

Leco negou que tivesse ocorrido acordo para a renúncia de Carlos Miguel Aidar em troca do arquivamento de qualquer investigação. Ele lembrou que existem instâncias que devem ser percorridas dentro do clube e que há comissões já criadas no Conselho para essas investigações. Sobre a gravação da conversa entre Aidar e Ataide Gil Guerreiro, Leco afirmou que não cabe a ele divulgá-la, mas sim a Ataíde, que é o detentor da gravação.

Veja os principais tópicos da entrevista de Leco:

Investigações

Apesar dos problemas, o São Paulo é um clube sério. A maior, o Conselho Deliberativo. Temos comissões, Comissão de Ética, que indicam como o clube deva se comportar. No decorrer dos acontecimentos, no calor da emoção, alguns procedimentos, alguns vieses acontecem de forma a passar a ideia de que o clube acobertará situações. Asseguro que não. Temos organismos internos que vão fazer essa avaliação. Temos movimentos, provocações, no bom sentido, de conselheiros que querem dessa ou daquela forma. Tem que ser objeto de análise aprofundada. Compromisso meu: não faremos nada que seja ilícito ou para acobertar. Vamos analisar. Se tiver responsabilidades, serão cobradas

Exclusão de Aidar

Não nos anima a ideia de revanchismo, de perseguição por perseguição, mas nos anima a ideia, sim, do esclarecimento, de que o São Paulo honre sua grandeza e tradição, fazendo as apurações em suas instâncias, nos locais corretos. “Espero que isso não aconteça, porque traumatiza a coletividade são-paulina. Procedimento tão rigoroso como esse que aludiu. Que certamente causou traumas, instabilidades, isso é óbvio. Isso vem de cima para baixo, a tal ponto de também afetar, por exemplo, a equipe de futebol.

Justiça criminal

Provavelmente, desde que desejado e provocado, o São Paulo, em suas instâncias, vai naturalmente examinar isso (gravação). Constatei a existência dela, e nada mais. Não constatei seu conteúdo, até porque ela pertence ao Ataíde. Não sei se foi isso que provocou a renúncia do Carlos Miguel, mas certamente contribuiu. Além disso, outras coisas ocorreram. A conclusão, não sei. Se isso vai à esfera judicial, não sei. Pode acontecer de alguém, isoladamente, querer. Imagino que, pelo São Paulo, não.

Aidar como seu advogado

Não contrataria como advogado porque eu sou advogado. E eu me contrataria. Meu relacionamento com o São Paulo, enquanto presidente do clube, enquanto for, será de muito respeito, de muita consideração por uma outra entidade, outra agremiação, como Santos, Corinthians, Flamengo, de tal sorte que as instituições em si tenham atitude preservada e de respeito.

Nova diretoria

Não tenho nomes de nenhum diretor. Enquanto estiver presidente (interino), não farei nenhuma nomeação. Vou continuar dirigindo o São Paulo com a estrutura que tem, com os diretores de áreas que tiver que demandar para algum esclarecimento, como fiz pela manhã, com o Vinicius Pinotti, do marketing.

Alexandre Pato

Brilhante jogador. Ainda hoje de manhã, conversando com um amigo, veio ao tema o fato de que o São Paulo o valorizou. Esse meu amigo é corintiano. Ele veio para cá de uma forma e sai de outra. Agora, o que vai acontecer, é análise a ser feita com o futebol, no momento próprio.

Gravação

Não quero antecipar. Quero antecipar, sim, a lisura do São Paulo no enfrentamento desse problema. No mínimo, eu serei uma voz nesse sentido, com a força que tiver, onde estiver. Imagino que, em um mundo de tecnologia avançada, onde se está sendo sempre monitorado, será impossível que as coisas acabem ficando escondidas. Vivemos momentos de muita tristeza. Tristeza, além da indignação, da insegurança de outros. Vimos São Paulo participar de uma visão, de uma abordagem, de exploração de mídia negativa, ruim. Nossa história não é para isso, é para falar das nossas glórias, conquistas, coisas bem feitas.

Contratações

Estou sentando na cadeira agora, mas São Paulo dará um jeito de ter sempre uma equipe forte para honrar nossas conquistas.

Renúncia com Mariz

A figura de ex-presidentes, de membros do Conselho Consultivo, e também a figura do Antônio Cláudio, de tanta relevância tanto… Elas visaram não negociar a renúncia, mas visaram restabelecer a normalidade das relações do São Paulo, a governabilidade do clube. Acabou resultando na renúncia por ato do Carlos Miguel. Antônio Cláudio é um dos meus melhores amigos. Ele me perguntou se poderíamos almoçar, disse que sim, que queria vê-lo, até porque está se recuperando de cirurgia. Fomos a um hotel vizinho ao escritório. Surgiu que, acionado pelo Carlos Miguel, ele me perguntou de que forma poderia ser entregue a mim, presidente do Conselho, a carta da renúncia. Sugeri ir ao escritório. Não teve nenhum acordo ou negociação de renúncia. Foi da forma mais séria e responsável.

Credibilidade

“Se não é o grande problema, é um dos grandes, bastante significativo. Isso é fundamental. Tenho toda confiança na pessoa e no trabalho do diretor de marketing, o Vinicius Pinotti. Quero crer que, estabilizada a situação, a credibilidade volte.

Aliados de Aidar na diretoria

Alguns, sim. Os não comprometidos que coisas que são de alguma forma discutíveis podem perfeitamente. Outros com quem não tenho relação de confiança necessária, certamente que não. O Ataíde estar de volta dá razão a ele? Não significa que a gravação foi ouvida? “Talvez tenha dado a entender ao Carlos Miguel, porque ele renunciou. A renúncia contém juízo de valor, é ato de vontade, unilateral. Não posso entrar nesse mérito. Ataíde está de volta, fundamentalmente, porque estão algumas figuras necessárias para que a administração não sofra dificuldades. “Estamos em uma luta pelo G-4. A Libertadores, mais do que qualquer torcedor, atinge o são-paulino. Não só paixão. É uma necessidade que temos para administrar o São Paulo, pois gera muita fonte de receita. Ataíde está lá com toda a estrutura do futebol.

Iago Maidana

É uma questão espinhosa e delicada, porque envolve aspectos de legalidade da aquisição, do seu registro, tudo isso. Para isso, São Paulo tem um ilustríssimo advogado que está acompanhando proximamente os desdobramentos. Estamos certamente preocupados, mas colocaremos todos esforços para que isso se solucione da melhorar maneira.

Abílio Diniz

Ele certamente será uma figura que terá todo acolhimento e importância na minha presidência. Tenho ótimo relacionamento. Sou um pouco mais novo do que ele, mas chegamos a conviver e a jogar futebol juntos. A expertise de empresário magnífico deve ser aproveitada. A paixão dele pelo clube me anima. Ele não terá cargo, pois não é conselheiro.

Gustavo Vieira

Eventual retorno de Gustavo Vieira de Oliveira ao clube não significa necessariamente que José Eduardo Chimello sairá, segundo Leco. “Não é excludente”.

 

Paulo Pontes

 

 

5 comentários em “Agora presidente, Leco promete investigar acusações contra Aidar

  1. Eu particularmente não gostei muito de algumas coisas que o Leco falou.

    Já adiantou que o clube não quer ir até a justiça criminal, mesmo quando sabemos que foi lesado. E disse que espera que não aconteça a exclusão do Aidar, que então poderá esperar uns anos e se reaproximar.

    Muito vaga as palavras. Não senti confiança.

  2. para aqueles que duvidaram da informação do beto dar uma olhada no blog do cosme rimoli e vê o que ele fala sobre o murici e Ataíde .

    gente eu nao brinco com informação quando eu tenho eu falo e minha intenção sempre foi o melhor para o soberano ,mais alguma pessoas achou que era mentira o que falei e só lê o blog .

    infelizmente com Ataíde é 95%de chance de muricy esta no soberano em 2016.

    doriva 100% fora do são paulo em 2016 independente do que aconteça isso eu garanto .

    abraços a todos os soberanos

    • Por enquanto o Leco é candidato único. A oposição trabalha um acordo para mantê-lo nessa condição, mas ele abriria mão de disputar em 2017. Caso ele não faça esse acordo, a oposição estuda lançar Fernando Casal de Rey já. Mas, nesse momento, sua chance de vitória seria mínima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*