Joia diz ter sido aprovada no Barça, mas São Paulo nega e vê aliciamento

Mesmo via internet, David Elias usa poucas palavras para conversar com a reportagem do LANCE!Net. Aos 13 anos, ele se intitula “meia-esquerda do Triângulo Sport Club”, time da cidade de Monte Alegre (MG) e comemora o fato de estar perto de realizar um sonho de criança: ir para a Europa e jogar no Barcelona (ESP).

– Eles gostaram de mim. É o sonho de toda criança, não é? Foi muito bom ter ficado lá. Eles pediram para me apresentar no meio do ano, com minha mãe e minha irmã. Um diretor do Barcelona chamou minha mãe numa sala para conversar e ela só soube me explicar que eu volto no meio do ano. Fiz trabalhos de campo reduzido, com bola… Foram dez dias de teste lá – contou o menino.

David conta que foi aprovado por Quique Álvarez, ex-jogador e técnico em La Masia, as categorias de base do Barcelona. Lá, a mãe Alessandra teria sido informada de que o filho poderia voltar em junho para treinar e recusado a ajuda oferecida por Neymar, pai do ídolo santista e atacante do clube catalão.

Ninguém duvida dos sonhos de David. No São Paulo, ele é monitorado de perto há três anos, aparece no CFA Laudo Natel, em Cotia, para treinos, mas não avisou ninguém sobre a viagem à Espanha. Muito menos sobre a possível aprovação nos testes feitos no Barcelona.

– Não estamos sabendo de nada. A única coisa que sei é estamos monitorando o menino e já tínhamos tudo apalavrado com a família dele assinatura do contrato de formação em janeiro, quando ele completa 14 anos. Antes disso, não poderia nem fazer testes em outro lugar. Se for verdade, pode caracterizar um aliciamento – explicou o gerente da base do São Paulo, Júnior Chávare.

O dirigente reconhece que o clube vê em David Elias um talento a ser lapidado, mas se mostrou surpreso com as notícias vindas da Catalunha. Em Cotia, a confiança era em acerto do contrato de formação, que garante ao São Paulo uma porcentagem nas vendas futuras da carreira do menino. O acordo foi feito com outros membros da família, e não com a mãe. David perdeu o pai, Sidney, quando era bebê, e é sustentado pelo avô Pedro.

REGRAS DA FIFA
Com garotos de até 14 anos , os clubes não podem criar vínculos oficiais. Os meninos são apenas monitorados. Entre os 16 e os 18 anos, é possível assinar contrato que garante o posto de formador dos jogadores. Só aos 16 a Fifa permite que um contrato profissional seja assinado.

QUEM É DAVID ELIAS?

NOME: David Elias de Araújo Silva
NASCIMENTO: 2/1/2001 – Monte Alegre (MG)
FORMAÇÃO: O meia de 13 anos começou em escolinhas da cidade natal, como o Clube Campestre do Buriti e o Triângulo. Cruzeiro, Atlético-MG e Atlético-PR mostraram interesse.

Fonte: Lance

4 comentários em “Joia diz ter sido aprovada no Barça, mas São Paulo nega e vê aliciamento

  1. Eu já vi muito garoto que era promessa de craque “secar” na adolescência e chegar no juvenil como mais um, somente! Já tivemos Fumê e Aritana, promessas de grandes craques nos anos 80, que minguaram quando foram guindados ao time profissional.

  2. Apalavrado não é assinado. Vide o caso do Richarlyson. Quando é o nosso tricolor que faz isso, pode, mas os outros times é aliciamento… O moleque e sua família tem que ver o que é melhor pra ele, e me parece que o Barcelona é a melhor escolha. Sucesso ao garoto, independente de sua escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.