Joia 2015: veterano aos 18, Lucão faz Muricy recusar até Rafa Márquez

Lucão já está no time profissional do São Paulo há mais de um ano, já foi chamado de Lucas Cavalcante e Lucas Silva, estreou contra o Bayern de Munique, usou a faixa de capitão na seleção brasileira… Tudo isso com apenas 18 anos. Há motivos para acreditar que 2015 poderá ser um grande ano para o zagueiro. O maior deles: a admiração de Muricy Ramalho por seu futebol. Nem atuações irregulares na equipe principal mudaram a opinião do técnico, que aposta num futuro grandioso para o garoto de 1,85m.

O defensor termina o ano se recuperando de uma fratura no pé esquerdo, que o tirou dos últimos jogos do Tricolor, justamente quando conquistava espaço no elenco. Lucão já era o reserva imediato da dupla formada por Rafael Toloi e Edson Silva, havia deixado os experientes Paulo Miranda e Antônio Carlos para trás.

Um dos fatores que motivaram a ascensão do zagueiro foi sua velocidade. Ele é mais rápido que os outros dois reservas, e Muricy tentou imprimir no setor defensivo um estilo de jogo de antecipação aos atacantes, com a linha atuando mais avançada. Isso faz com que, eventualmente, os jogadores tenham de correr atrás dos adversários.

Quem acompanha o dia a dia do clube percebe o encantamento da comissão técnica por Lucão, que cometeu falhas durante o último Campeonato Brasileiro. Algumas por mau posicionamento, outras por inexperiência. Nada que tenha tirado a confiança de Muricy. Tanto que o técnico recusou, por exemplo, a contratação do experiente mexicano Rafa Márquez, de 35 anos, para a defesa. Um dos argumentos foi o de prejudicar a evolução da revelação são-paulina.

O técnico já manifestou interesse na chegada de um zagueiro canhoto para disputar posição com Edson Silva, mas recusou todos que foram oferecidos ao clube. O único reforço para o setor contratado até agora é Breno, que deixou de cumprir pena por incendiar sua casa em Munique, voltou ao Brasil e vai se reapresentar no dia 5 de janeiro, mesma data de Lucão, por sinal.

Curiosamente, antes de Lucão, Breno foi o outro zagueiro revelado por Muricy no São Paulo, em 2007. É bem provável que a promessa de 18 anos tenha várias chances de atuar no Campeonato Paulista. O plano do clube é dar ritmo de jogo aos mais jovens do elenco, como ele, Auro, Boschilia e Ewandro, e permitir que os principais atletas se preparem mais adequadamente para a principal competição do primeiro semestre, a Taça Libertadores.

Como está a Joia 2014

Boschilia virou o ano como grande promessa do São Paulo, mas teve poucas chances para se firmar. Muricy Ramalho ainda o considera imaturo para jogar como armador, e por isso nem o cogita como o substituto de Kaká – o treinador quer um reforço para a posição.

 

Fonte: Globo Esporte

Um comentário em “Joia 2015: veterano aos 18, Lucão faz Muricy recusar até Rafa Márquez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*