Implantação de sistema de gestão europeu será votado no São Paulo

Neste sábado, em uma das primeiras ações de seu Portal de Transparência, o São Paulo divulgou a ata de convocação para a próxima reunião do conselho deliberativo, marcada para o próximo dia 20. E, no encontro, um dos principais temas será a votação de uma proposta de implantação de novo sistema de gestão, que foi projetado na seleção da Alemanha com sucesso em 2014.

O sistema é o SAP (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados), considerado um dos mais modernos do mundo e que tem apenas o Grêmio como cliente no Brasil, serve para integrar todos os setores de um clube, com compartilhamento de informações gerenciais. Diante da reforma do estatuto do Tricolor, que prega por gestão profissional, a ferramente é considerada fundamental.

Como o serviço é elaborado e tem alto custo de implantação, o contrato precisa ser aprovado pelos conselheiros. A proposta será apresentada cinco dias antes da reunião, para que detalhes possam ser estudados antes da votação. O contrato foi levado ao São Paulo pela Atos Brasil, empresa de consultoria na área de tecnologia da informação e que atuou nos Jogos Olímpicos de 2016 e que cumprirá as fases de implantação e hospedagem do sistema – no Grêmio, quem exerceu esse papel foi a Fusion Consultoria. A própria SAP cumpre as etapas iniciais, de licença e manutenção.

Se aprovado, o novo sistema causará mudanças operacionais em setores como administração, financeiro, marketing e jurídico, que passarão a atuar como pastas do mesmo tipo de empresas multinacionais que tenham faturamento semelhante ao do São Paulo. O processo de implantação dura de seis a nove meses e só deve ter 100% de funcionamento em 2018.

Um dos entusiastas do projeto é o diretor de TI do Tricolor, Mário Quezada. Os programas da SAP ajudam ainda a controlar de forma mais rígida o planejamento orçamentário do clube. Além disso, o software SAP 4 Hana (Aplicação Analítica de Alta Performance, traduzido da sigla em inglês) também auxiliará no desenvolvimento do departamento de futebol, mais especificamente na área de análise de desempenho e estatísticas. Essa ferramenta foi considerada um dos segredos do sucesso da Alemanha na conquista da Copa do Mundo de 2014, com os jogadores recebendo informações durante toda a preparação do time em seus tablets.

6 comentários em “Implantação de sistema de gestão europeu será votado no São Paulo

  1. Esse sistema é uma excelente ferramenta para gestão financeira do clube, o que me preocupa é a empresa que fará a implantação (Atos Brasil), tenho um amigo que trabalha na contabilidade de lá e me falou que a contabilidade é uma bagunça, imagina uma empresa que nem internamente gere bem esse sistema, implantando ele no São Paulo.

  2. Se usam os haters criticam, se não os mesmos tb criticam…. vai entender.

    Acho que estão certos em tentar usar. Boa vontade não gera informações rápidas. E em usando um sistema de gestão com software as coisas erradas tendem a diminuir.

  3. Administrar com bom senso já bastaria. Não é o sistema que pode tirar o SPFC dessa vala regada à incompetência, mas sim, a boa vontade dos administradores em parar de lesar o clube. Leco, vice presidentes imbecis e a maioria dos conselheiros, muitos sem cultura, devem dar passagens à novos e bons administradores. Cambada de sem vergonhas!

  4. Vão implantar SAP Hana no São Paulo? Bela merda. Ter um sistema desses não é mais que a obrigação para qualquer negócio que fature 5 milhões por ano. Eu gostaria de saber que sistema vão implantar na cabecinha do Leco.

  5. “Essa ferramenta foi considerada um dos segredos do sucesso da Alemanha na conquista da Copa do Mundo de 2014”

    Ahhhh pelo amor de Deus… não tem nada de revolucionário nesse sistema. Hoje a internet está cheia de ferramentas que fazem isso. Isso pra mim é jogar dinheiro fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*