São-paulinos promovem campanha para doação de sangue neste sábado

Um grupo de são-paulinos fará neste sábado mais uma edição da campanha “Sangue Vermelho, Braco e Preto”, para reunir torcedores dispostos a doar sangue. O evento, que vai para a sétima edição, é organizado pelo site “SPFC1935”, voltado totalmente para o São Paulo.

Os torcedores avisam que a campanha não é apenas restrita a são-paulinos e todos podem participar. A edição deste ano também vai comemorar 11 anos do site no ar.

A campanha terá a participação especial do grupo de artistas “Clown at Work”, que irá animar os doadores durante todo o dia. Além disso, as musas do São Paulo em 2009, 2012 e 2014, Fernanda Saldanha, Jéssica Nunes e Hollympia Fortunato, respectivamente, também estarão presentes no evento.

Desde 2011 o site SPFC1935 promove a campanha “Sangue Vermelho, Branco e Preto”. A iniciativa conta com a parceria da Pró-Sangue. O objetivo é usar a união da torcida tricolor para conscientizar a sociedade – não apenas torcedores do São Paulo – sobre a importância da doação de sangue. Até quatro vidas podem ser salvas com apenas uma doação.

Na última edição (em dezembro de 2014), 109 torcedores participaram, coletando assim, 86 bolsas de sangue. Com isso, cerca de 344 vidas puderam ser salvas. Já a quinta edição da campanha (realizada em julho de 2014) bateu o recorde de presenças e doações. Os números finais indicaram que 253 pessoas foram cadastradas pela campanha e o resultado, após triagem, foi de 197 bolsas coletadas, salvado até 788 vidas.

A campanha “Sangue Vermelho, Branco e Preto” acontece na capital paulista e tem início a partir das 9h deste sábado. O posto Pró-Sangue Clínicas está localizado na Rua Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – 1º andar(Metrô Clínicas).

Os idealizados do evento sugerem aos doadores irem uniformizado, levando bandeiras do São Paulo.

Para doar, o cidadão precisa:
– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
– Pesar no mínimo 50kg.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários
– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
– Gravidez
– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
– Tatuagem nos últimos 12 meses.
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
– Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
Impedimentos definitivos
– Hepatite após os 11 anos de idade. *
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
– Uso de drogas ilícitas injetáveis.
– Malária.
* Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.
Respeitar os intervalos para doação:
– Homens 60 dias: até 4 doações por ano.
– Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.
Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista.
Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*