Freguesia à prova: Luis Fabiano revê o Santos, sua maior vítima

Artilheiro gosta mesmo é de fazer gols de todos os jeitos, contra o time que for, a todo momento. Luis Fabiano é assim. O atacante do São Paulo deixa sua marca em jogos contra times pouco conhecidos e em clássicos, sem restrições ou preferências. No entanto, um adversário em particular ganhou o título de maior vítima: o Santos, ao lado da Portuguesa Santista, é o time mais vezes vazado pelo Fabuloso. Foram oito gols em nove jogos(recorde no vídeo ao lado). Um desempenho que será colocado à prova mais uma vez neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em grande fase, Luis Fabiano é a principal arma tricolor para este clássico. Em seus últimos três jogos, o atacante marcou três vezes e alcançou a artilharia do Brasileirão com dez gols, junto com Fred, do Fluminense, e de Vagner Love, do Flamengo – aliás, o Esporte Espetacular quer saber qual deles é o melhor. Não bastasse o bom retrospecto recente, o Fabuloso ainda tem uma média de quase um gol por San-São. De pênalti, de cabeça, com bola rolando. Luis Fabiano construiu uma freguesia de longa data.

Luis Fabiano São Paulo (Foto: Sergio Gandolphi/Globoesporte.com)Luis Fabiano São Paulo (Foto: Sergio Gandolphi/Globoesporte.com)

O primeiro embate de Luis Fabiano com o Peixe, porém, não foi nada bem para o São Paulo. Na Vila Belmiro, pelo Brasileirão de 2001, Viola fez o gol que deu a vitória ao Santos. Em seu primeiro ano de Tricolor, o Fabuloso passou em branco no clássico.

Foi apenas no segundo encontro com o rival que o carrasco entrou em cena. Um jogo polêmico, no Morumbi, Brasileirão de 2002, coube ao Fabuloso abrir o placar, aos 12 minutos do segundo tempo. Ele cobrou o pênalti sofrido por Kaká no canto esquerdo do goleiro Júlio Sérgio. O Tricolor aumentou com Reinaldo, mas o Santos empatou com Robert e Diego. O meia santista comemorou saltando sobre o escudo do São Paulo, o que provocou a ira de Rogério Ceni e de muitos são-paulinos. Só que aos 43 do segundo tempo, Ricardinho fez o gol que garantiu a vitória tricolor e foi festejar justamente no símbolo pisoteado.

Luis Fabiano x Santos
Data Campeonato Jogo Gols do Fabuloso
18/03/2012 Paulista São Paulo 3 x 2 Santos 1 gol
04/12/2011 Brasileiro São Paulo 4 x 1 Santos 2 gols
04/10/2003 Brasileiro São Paulo 2 x 1 Santos 1 gol
01/06/2003 Brasileiro Santos 3 x 2 São Paulo 1 gol
15/02/2003 Paulista Santos 1 x 2 São Paulo 1 gol
28/11/2002 Brasileiro São Paulo 1 x 2 Santos 1 gol
24/11/2002 Brasileiro Santo 3 x 1 São Paulo 0 gol
16/10/2002 Brasileiro São Paulo 3 x 2 Santos 1 gol
03/10/2001 Brasileiro Santos 1 x 0 São Paulo 0 gol

Naquele ano, os dois times ainda se enfrentaram pelas quartas de final do nacional. O Santos de Diego e Robinho, dessa vez, saiu vitorioso. Na Vila Belmiro, o Peixe ganhou por 3 a 1, e pela última vez o Fabuloso não balançou a rede. No jogo de volta, no Morumbi, o atacante se apressou para fazer de cabeça, mas o rival conseguiu a virada e abriu caminho para a conquista do Brasileirão 2002. Antes de trocar o São Paulo pelo Porto, de Portugal, Luis Fabiano ainda encarou o Santos outras três vezes em 2003, com um gol por jogo.

Na atual passagem pelo São Paulo, Luis Fabiano tem 100% de aproveitamento contra o Santos. Pela última rodada do Brasileirão do ano passado, ele fez o primeiro e o último gols da goleada por 4 a 1. Foi o grande astro de um jogo, que teve um Peixe reserva – o time principal se preparava para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa.

Ficou para o Paulistão deste ano o esperado confronto entre Luis Fabiano e Neymar. Os times fizeram jus à expectativa e protagonizaram um jogo daqueles cheios de golaços. Casemiro e Edu Dracena fizeram um gol para cada time. Até que Luis Fabiano, após bela tabela com Lucas, sofreu pênalti ao tentar driblar o goleiro Rafael. Ele mesmo cobrou e colocou o Tricolor em vantagem. Neymar ainda empatou o clássico, mas Lucas, inspirado, decidiu à favor do São Paulo.

De lá para cá, Luis Fabiano ficou fora de dois dérbis contra o Santos por conta de suspensões. Agora, retorna para atormentar dos alvinegros. Ele está ávido para manter o ótimo desempenho contra o rival.

– Estou com uma expectativa muito boa para esse clássico. É um jogo importante. Espero que eu possa fazer a diferença mais uma vez – disse o Fabuloso.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*