Força, impulsão e inteligência: como Pratto atropela zagueiros pelo alto

epois da vitória por 2×0 no Morumbi, o Corinthians pode ter colocado as mãos na vaga na final do Campeonato Paulista, mas a esperança do São Paulo está na cabeça. De quem? Lucas Pratto, evidentemente. A forma como ele se impõe sobre os zagueiros adversários nas disputas aéreas tem chamado atenção. Todos os seus seis gols pela equipe foram marcados de cabeça.

No vocabulário mais boleiro, Pratto jantou defensores de Mirassol, São Bento (em seu segundo gol na partida) e Linense, com impulsão e tempo de bola, que não estava veloz, o que dificulta ainda mais o movimento. Em seu primeiro gol, na estreia, no dia 18 de fevereiro, o cruzamento de Bruno desviou na marcação e amorteceu a bola. Mesmo assim, o argentino tratou o zagueiro como se ele inexistisse.

O único gol marcado sem assistência foi contra o Linense, no rebote do goleiro Victor Golas após o chute de Cícero. Nos outros cinco, o atacante se aproveitou de cruzamentos das laterais.

  • Assistentes de Pratto: Bruno, Luiz Araújo, Junior Tavares, Thiago Mendes e Morato

Se naqueles citados acima a força física se destacou, Pratto também mostrou outros quesitos, por exemplo, diante do ABC e no seu primeiro gol contra o São Bento. Em ambos, fintou o zagueiro e se posicionou no lugar perfeito para receber e cabecear com precisão.

  • Vítimas de Pratto: Mirassol, São Bento, ABC, Linense e Cruzeiro

No próximo domingo, o Tricolor certamente terá de recorrer bastante aos cruzamentos. Não é uma opção, mas um recurso que o Corinthians, dono da melhor defesa do Paulistão, praticamente impõe aos seus rivais com sua postura compacta e mais retraída.

As infiltrações pelo meio ficam bastante complicadas, então jogadas pelas laterais podem ser uma solução, e ter Pratto na área acabam por torná-las quase tentadoras. O São Paulo precisa de uma vitória por dois gols de diferença para levar a decisão da vaga na final para os pênaltis ou de um triunfo por três gols ou mais para avançar direto à decisão do Campeonato Paulista.

Veja as informações da partida de domingo:

Local: Arena Corinthians, São Paulo
Data e horário: domingo, às 16h (de Brasília)
Escalação provável do Corinthians: Cássio, Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô
Desfalque do Corinthians: Giovanni Augusto (lesão na cartilagem do tornozelo esquerdo)
Pendurados do Corinthians: Fagner, Gabriel, Jô, Romero e Maycon
Escalação provável do São Paulo: Renan Ribeiro, Wesley, Maicon, Rodrigo Caio e Junior Tavares; Jucilei, Thiago Mendes e Cícero; Thomaz (Luiz Araújo) (Gilberto), Cueva e Pratto
Desfalques do São Paulo: Sidão, Bruno, Lucas Fernandes, Marcinho e Morato (não estão inscritos), Buffarini e Araruna (estiramento na coxa esquerda), e Wellington Nem (cirurgia no joelho esquerdo)
Pendurados do São Paulo: Lugano, Breno, Douglas, João Schmidt, Cícero e Luiz Araújo
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza apita, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Herman Brumel Vani Transmissão: TV Globo para SP, PR e CE (com Cléber Machado, Walter Casagrande, Caio Ribeiro e Paulo César Oliveira), SporTV e PFCI (com Milton Leite, Maurício Noriega e William Machado)

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*