Fim das retrospectivas histórica e musical

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, a Rádio Tricolornaweb Musical está apresentando nesta quinta-feira o último episódio de nosso “Hit Parade: Retrospectiva Histórica e Musical. Desde o dia 02 de outubro foram 72 programas, com 1.080 músicas apresentadas, sem repetir uma única sequer, ano a ano, mostrando o que de mais importante aconteceu nesse período.

Começamos com o ano de 1900. Mas, em virtude da péssima qualidade sonora, já que na época as músicas eram executadas em gramofone, optamos por fazer blocos de 1900 a 1914, depois de 1915 a 1929, ainda de 1930 a 1944, sempre apresentando um resumo dos fatos mais importantes de cada ano e nestes blocos, a música mais executada nas rádios brasileiras em cada ano.

Fizemos um programa de 1945 a 1949, aí já com as três músicas mais executadas em cada ano, pois a qualidade começava a melhorar. Além dos discos de 78 rotações, chegavam os LPs, o vinil, que já me dava uma possibilidade bem maior de equalizar e melhorar a qualidade sonora.

A partir de 1950 trouxemos, ano a ano, as 15 músicas mais executadas, sempre ilustradas com um resumo dos fatos mais importantes que aconteceram no Brasil e no mundo. Isso foi fruto de uma profunda pesquisa em meus arquivos e nas redes da Internet, para que nenhum assunto de destaque ficasse de fora. A classificação das músicas também foi feita com base em pesquisas no ECAD, em emissoras de rádio, Ibope, blogs de historiadores musicais, para que num consenso eu pudesse apurar o que mais se aproximava das 15 músicas mais executadas naquele ano.

Espero ter conseguido contribuir, de alguma forma, com o aprimoramento cultural dos meus leitores e ouvintes. Sei que a faixa etária de acesso ao Tricolornaweb vai de cinco a 90 anos e que os gostos musicais são os mais variados possíveis. Mas sei também que todos entenderam o valor histórico dos programas. Há músicas que coloquei que jamais imaginei tocar na Rádio Tricolornaweb. Mas tive que ser fiel ao propósito a que me encarreguei de fazer.

Agradeço a todos que me deram o privilégio da audiência, aos comentários e a certeza de que também para mim foi um aprendizado muito grande.

A Rádio Tricolornaweb Musical seguirá. Já amanhã, sexta-feira, começam os especiais de carnaval.

Salve o Tricolor Paulista, amado ouvinte da Rádio Tricolornaweb

Paulo Pontes

12 comentários em “Fim das retrospectivas histórica e musical

  1. Jamais poderia imaginar
    ser agraciado sem onus nenhum
    por um trabalho gigante dessa natureza.
    Amante da boa musica que sou, mas um amador nesse campo
    fico muito agradecido pela presente a mim oferecido.
    Sera seguramente meu grande tesouro no final da minha jornada.
    E dele farei regalos aos meus proximos,
    enfim achei um jeito de tambem ser lembrado.
    Detalhe o que mais gosto alem das explicacoes de quem sao as musicas
    seus cantores e epocas sao no final de cada play list
    nosso hino, isso me encanta e me deixa feliz.
    Gracias PP, merecemos.
    kkkkkk ??? Sera’ ????

  2. A ideia vingou… a viagem pela música brasileira foi excelente e como já disseram anteriormente, serviu para traçar um paralelo sobre o que se produzia e o que se produz hoje em dia. Aqui tivemos uma amostra da passagem dos tempos do grande João de Barro, o Braguinha, passando por Noel, o Poeta da Vila, Ataulfo, Ary Barroso, Tom & Vinicius, Carlinhos Lyra, Chico Vermelho de Hollanda, até chegar na pobreza cultural dos MC Nada na Cabeça. Tempos de Anita, boa no rebolado e QI de ostra. Gravei tudo em pen-drive. A posteridade agradece…abraços e mais uma vez parabéns Paulo pela iniciativa.

  3. Parabens Paulo, um excelente trabalho para a cultura musical de todos, muito bom mesmo.
    Infelizmente podemos ver como a qualidade musical no Brasil empobreceu com o passar dos anos, o povo “emburreceu’, parou de pensar e entrou no transe do Pao e Circo, e o resultado esta aih.
    Infelizmente o nosso tricolor eh um retrato de tudo isto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*