Experientes x novinhos: Majestoso é também um conflito entre gerações

O Majestoso de hoje, pelo Campeonato Brasileiro, pode ser visto também como uma espécie de conflito de gerações entre Corinthians e São Paulo. Enquanto o Alvinegro é construído em torno de jogadores com enorme experiência, o Tricolor aposta em atletas que só viraram profissionais recentemente. Disso tudo nasce uma diferença etária que pode chegar a cinco anos entre os times.

A escalação corintiana é recheada de jogadores mais velhos, incluindo Cássio, Fagner, Ralf, Jadson e Vagner Love. Todos os citados têm em comum uma forte identificação com o Corinthians, somando 29 títulos conquistados e mais de 1.400 partidas jogadas pelo clube. O quinteto deve estar entre os titulares no clássico, o que eleva a média de idade da equipe a 29 anos e nove meses.

Já o São Paulo pode entrar em campo com uma equipe até cinco anos mais nova em relação à do Corinthians. Se Cuca optar pela escalação do lateral direito Igor Vinicius (22), o zagueiro Walce (20) e o meia Igor Gomes (20), a média de idade são-paulina será de 24 anos e sete meses – é certo que o volante Luan (20) e Antony (19) serão titulares.

O técnico, porém, terá a chance de deixar o time mais experiente, pois Hudson, Arboleda e Hernanes estão recuperados fisicamente e podem voltar à equipe. Com o trio, a média de idade pula para 27 anos e três meses, ainda bem abaixo da corintiana.

Outro ponto é que, ao contrário do adversário, pouco jogadores têm mais de 100 jogos pelo São Paulo. Do grupo de atletas com chances de entrar em campo, somente quatro superam a marca: Hudson (182), Reinaldo (170), Hernanes (249) e Pato (103).

O próprio Cuca admitiu que muitos jovens do time ainda precisam evoluir. O treinador tomou Antony como exemplo. “É um menino muito promissor, já é uma realidade e ainda vai evoluir. Ele tem 15 jogos [são 24 na verdade] como profissional, é muito pouco. Vai aprender muito no dia a dia. Já é um grande jogador e vai melhorar”, disse.

A diferença em relação às médias de idade, de certa forma, já foi notada na final do Campeonato Paulista, em abril, na última vez em que os rivais se encontraram. Era a primeira final da carreira profissional dos meninos do São Paulo, enquanto Fábio Carille tinha todos os seus “cascudos” à disposição.

Corinthians e São Paulo sobem ao gramado da Arena, em Itaquera, às 19 horas (de Brasília) deste domingo. O clássico vale pela sexta rodada do Brasileirão, no qual o Tricolor está invicto com 11 pontos, e o Alvinegro acumula oito pontos.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x SÃO PAULO

Data: 26 de maio de 2019, domingo Horário: 19h (de Brasília)

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)

Competição: Campeonato Brasileiro (6ª rodada)

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Luís Marques (ambos de SP)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Junior Urso e Jadson (Sornoza); Clayson, Pedrinho e Vagner Love (Gustagol).

Técnico: Fábio Carille

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Vinícius (Hudson), Bruno Alves, Arboleda (Walce) e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê e Igor Gomes (Hernanes); Antony, Pato e Everton.

Técnico: Cuca

 

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*