Excursão do São Paulo vira exílio para dar tranquilidade ao time

A excursão do São Paulo para disputar torneios no exterior tornou-se uma espécie de exilio para dar tranquilidade ao elenco. Essa é a visão tanto da comissão técnica quanto da diretoria do clube. Sair do país em um momento conturbado, com o time na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e sem vencer há 12 jogos, pode ser uma oportunidade para acertar os ponteiros.

O São Paulo viaja nesta segunda-feira para a Alemanha, onde inicia uma excursão no exterior. O time parte para disputar a Copa Audi (na Alemanha, em 31 de julho e 1º de agosto, contra Bayern de Munique e Milan ou Manchester City), a Copa Eusébio (em Portugal, no dia 3, contra o Benfica), e a Copa Suruga (no Japão, no dia 7, contra o Kashima Antlers).

No início, quando Paulo Autuori assumiu o São Paulo, ele não viu com bons olhos a viagem, já que será muito atribulada do ponto de vista de calendário. Agora, o treinador já faz outra avaliação. De acordo com ele, o psicológico dos atletas precisa de um descanso da pressão que o time vem sofrendo.

“Vamos tentar tirar o que de positivo existe aí. Vamos estar envolvidos em jogos com grandes equipes como Bayern, Benfica, isso é bom. Competição oficial. Vamos aproveitar para trabalhar muito o ambiente do grupo, que é fundamental. Pode sim melhorar o aspecto emocional”, declarou.

Internamente, avalia-se que não existe a necessidade de grandes resultados nesses torneios. Basta não dar vexame. O importante é voltar bem para a sequência do Brasileiro. Por isso, a aposta de que o tempo junto fora do país possa servir como “retiro espiritual” para os atletas tricolores.

Autuori também já confirmou que usará equipes completamente diferentes nos jogos, por conta do calendário apertado. A Copa Audi, por exemplo, tem jogos em dois dias seguidos. Por isso, tosos os atletas devem ser utilizados. O comandante irá aproveitar a chance para observar jogadores menos utilizados.

A viagem foi toda planejada pelo ex-diretor de futebol Adalberto Baptista, que deixou o cargo no meio da semana passada. A ideia do dirigente era, além do lucro com a excursão, internacionalizar ainda mais a marca do clube. só não esperava a crise que se instaurou no clube e que culminou com sua queda. Em seu lugar, o vice-presidente de futebol João Paulo de Jesus Lopes assumirá suas funções na delegação.

Outro problema que veio assombrar o São Paulo às vésperas da viagem foi o afastamento do zagueiro Lúcio. Ele nem sequer viaja com o elenco. Ele deverá ter seu contrato com o clube rescindido. O ato foi uma decisão conjunta da diretoria e da comissão técnica. O atacante Luis Fabiano, lesionado, também fica fora da excursão.

O time terá pouco tempo para respirar quando voltar ao Brasil. A equipe chega a São Paulo no dia 9 de tarde, uma sexta-feira, e no dia seguinte já enfrenta a Portuguesa, adversário direto pelo luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*