Entre glórias, morte e decepções, Morumbi completa 55 anos de história

O São Paulo festeja nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, 55 anos da inauguração do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. A estreia foi em 2 de outubro de 1960 com a vitória por 1 a 0 sobre o Sporting (POR), gol marcado pelo atacante Peixinho. Na época, o palco ainda estava em construção, com um terço da obra concluída. Partes das arquibancadas nem sequer haviam sido erguidas.

De lá para cá, o clube colecionou grandes conquistas em sua casa. Foram 19 títulos conquistados, entre eles duas Copa Libertadores. As finais de 1992, contra o Newell’s Old Boys, e 2005, contra o Atlético-PR, foram no estádio – a de 1993 foi decidida no Chile, contra a Universidad Católica. O Campeonato Brasileiro de 2007 foi o único dos seis títulos nacionais do clube em que o jogo do título foi no Morumbi.

Também houve muito fracassos para a história do Morumbi. Em 1994, o time de Telê Santana perdeu a chance de se conquistar o Tri da América ao cair para o Vélez Sarsfield (ARG) de Chilavert nos pênaltis. Outra grande derrota, desta vez nos bastidores, foi não ter preterido -palco paulistano da Copa do Mundo de 2014. O estádio iniciou a corrida como favorito, sob a batuta do presidente Juvenal Juvêncio, mas perdeu para o projeto da Arena Corinthians, encabeçado pelo ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez e amparado pelos governos estadual e federal.

Hoje considerado obsoleto até pelo seu próprio presidente, Carlos Miguel Aidar, que tenta emplacar uma reforma, o Morumbi passou anos como o principal palco do futebol paulista. Corinthians, Palmeiras e Santos ergueram importantes taças na casa são-paulina. A Seleção Brasileira também fez jogos importantes de Eliminatórias para a Copa e preparação para Mundiais.

E nem tudo se resume a vitórias e derrotas no esporte. Infelizmente, o Morumbi acabou sendo palco de uma das maiores tragédias da história do futebol brasileiro. Em 27 de outubro de 2004, o zagueiro Serginho, do São Caetano, sofreu uma parada cardiorrespiratória em campo e morreu cerca de uma hora depois no hospital. Foi o dia em que o estádio viveu seu maior luto.

A próxima partida no estádio será neste sábado, às 21h. O São Paulo enfrenta o Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro, naquela que pode ser a última partida do técnico Juan Carlos Osorio no comando do time.

Confira abaixo a ficha do primeiro jogo do Morumbi e outras informações de destaque:

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1X0 SPORTING (POR)

Local: Morumbi, em São Paulo
Data: 2 de outubro de 1960
Renda bruta/líquida: CR$ 7.868.400,00/CR$ 7.779.900,00
Público total/pagante: 64.748/56.448
Árbitro: Olten Ayres de Abreu

SÃO PAULO: Poy; Ademar, Gildésio, Riberto, Fernando Satyro, Victor, Peixinho, Jonas (Paulo Lumumba) (Cláudio Garcia), Gino Orlando, Gonçalo e Canhoteiro (Roberto Frojuello). Técnico: Flávio Costa.

SPORTING: Aníbal; Lino, Morato, Hilário, Mendes, Júlio, Hugo, Faustino, Figueiredo (Fernando), Diogo (Geo) e Seminário. Técnico: Alfredo González.

A reinauguração do Morumbi, já com o estádio completo, foi em 25 de janeiro de 1970. O público total passou a ser de 150 mil espectadores. Hoje, após outras reformas menores, a capacidade é de 65 mil para jogos e 90 mil pessoas para shows, ainda ocupando o posto de maior estádio particular do Brasil.

Serginho Chulapa é quem mais fez gols: 135
Rogério Ceni é quem tem mais jogos: 591
Gols do São Paulo no Morumbi: 3.003
Gols do Morumbi: 5.995

 

Um comentário em “Entre glórias, morte e decepções, Morumbi completa 55 anos de história

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*