Entenda o que o São Paulo ganha com a renovação de Rodrigo Caio até 2021

O São Paulo, enfim, renovou com Rodrigo Caio. A negociação iniciada em outubro de 2016 foi concluída agora. O clube aumentou o salário e a multa rescisória do atleta, agora vinculado até dezembro de 2021. Antes, o contrato venceria em outubro de 2018.

Rodrigo Caio e Leco renovação São Paulo (Foto: Divulgação)Rodrigo Caio cumprimenta o presidente Leco após assinar a renovação com São Paulo até 2021 (Foto: Divulgação)

Mas o que isso rende de positivo ao Tricolor? O GloboEsporte.com explica abaixo aspectos financeiros e técnicos da decisão de manter o zagueiro de 23 anos no Morumbi por mais tempo.

Mercado

Rodrigo Caio foi alvo constante de propostas nas últimas janelas de transferências. Sevilla, Hamburgo e Napoli tentaram contratá-lo no meio de 2016. Em 2015, o clube chegou a bater o martelo da venda para o Valencia, por 12,5 milhões de euros (à época R$ 44 milhões), mas o acordo foi cancelado.

Sem a renovação, o São Paulo perderia poder de barganha. Além do desempenho técnico, o valor de mercado de um atleta é correspondente ao tempo de vínculo restante. Isso porque a Fifa permite assinatura de pré-contrato com seis meses de antecedência do término de um acordo.

Ou seja, o São Paulo teria de decidir se aceitaria uma proposta não tão vantajosa, agora no meio do ano, ou se o zagueiro cumpriria o vínculo até o fim e não renderia lucro. Esse cenário foi o que fez, por exemplo, o Santos vender Neymar ao Barcelona por um valor menor do que o atacante realmente valeria à época, em junho de 2013, pois seu contrato terminaria no ano seguinte.

Com a renovação de Rodrigo Caio até 2021, o São Paulo tem tempo e fôlego para recusar ofertas que não agradem. O clube sinaliza ao mercado que será necessário fazer propostas convincentes para liberá-lo.

O valor, no entanto, não deve ser tão acima do que chegou a ser conversado com clubes europeus recentemente, entre 12 milhões de euros e 15 milhões de euros. Não necessariamente o defensor cumprirá o novo vínculo até o fim, mas a valorização do atleta agora permite ao São Paulo lucrar mais se ele deixar o clube, por exemplo, no meio do ano. As janelas com mais movimentações no mercado são as do verão europeu, na metade da nossa temporada.

Rodrigo Caio São Paulo criança (Foto: Arquivo pessoal)Rodrigo Caio prova que é são-paulino desde criancinha: festa de aniversário com temática tricolor (Foto: Arquivo pessoal)

Ponto para Rogério Ceni

Desde que fechou com o São Paulo, o treinador deixou claro para Leco que gostaria de contar com a permanência do zagueiro. O próprio defensor reconheceu o peso do ídolo na decisão de sair ou ficar. Embora nunca tenha escondido o desejo de jogar na Europa, Rodrigo Caio agora se sente mais valorizado. Financeira e tecnicamente.

A diretoria reconhecia que os salários do atleta estavam defasados, diante do rendimento regular em campo. Ele mesmo reconhecia estar abaixo financeiramente de outros jogadores do elenco. O teto salarial do Tricolor é de aproximadamente R$ 400 mil. Agora, o zagueiro está entre os líderes de remuneração.

Dentro de campo, ele é titular indiscutível da defesa de Rogério Ceni. Mesmo se não concretizar uma venda no futuro, o São Paulo julga que o zagueiro vale para o time e para o clube os valores acertados no novo contrato.

Rodrigo Caio São Paulo criança (Foto: Arquivo pessoal)Rodrigo Caio chegou ao São Paulo com 12 anos (Foto: Arquivo pessoal)
Rodrigo Caio São Paulo (Foto: saopaulofc.net)Desde cedo, o jogador tornou-se capitão das equipes de base (Foto: saopaulofc.net)

Status para virar ídolo

Rodrigo Caio é o atleta com mais partidas pelo São Paulo do elenco: 213 jogos. Ele ultrapassou Lugano, com 207 partidas. São-paulino na infância, está no clube desde os 12 anos, foi formado em Cotia e tem grande identificação com a torcida. Com a renovação até 2021, ele ganha tempo para buscar o que mais deseja antes de realizar o sonho de atuar na Europa: títulos.

– Espero que eu possa ganhar títulos. Esse é o meu maior objetivo aqui. Não quero sair um dia daqui sem ganhar um título. Tenho certeza que vamos conquistar. Estamos no caminho certo. Temos um elenco muito bom para isso, um time forte e um treinador vitorioso. Esse objetivo tenho certeza que vou alcançar – disse, à “SPFC TV”.

Rodrigo Caio São Paulo (Foto: saopaulofc.net)Na base, Rodrigo Caio disputou títulos, antes de chegar ao time principal em 2011, aos 18 anos (Foto: saopaulofc.net)

Fator Copa de 2018

O Tricolor vislumbra a possibilidade de o zagueiro ser convocado para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, fator que também pesou no desejo de acertar um novo vínculo. Tite, técnico da seleção brasileira, gosta do seu futebol e tem lhe chamado. O atleta se recuperou recentemente de um edema no joelho esquerdo e não foi convocado para os jogos contra Uruguai e Paraguai, pelas eliminatórias.

O defensor também vê com bons olhos a permanência na equipe do Morumbi por luta por uma vaga na Copa. Ele fez parte do grupo que conquistou a medalha de ouro na Olimpíada do Rio.

Com uma eventual convocação para a Copa de 2018, o valor de mercado de Rodrigo Caio ganharia outro patamar. E o São Paulo teria tempo para negociar e aproveitar da melhor maneira.

 

Fonte: Globo Esporte

Um comentário em “Entenda o que o São Paulo ganha com a renovação de Rodrigo Caio até 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*