Em homenagem a Leônidas, Luis Fabiano diz: ‘Emoção diferente’

Esta quinta-feira é um dia especial para o São Paulo. Em homenagem ao centenário do artilheiro Leônidas da Silva, ídolo tricolor, o clube prestará condecoração à viúva do craque, antes do início da partida contra o Criciúma, às 21h, no Morumbi, com transmissão em tempo real pelo LANCE!Net. Data específica que pode marcar a saída do time da incômoda zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Caso vença a equipe catarinense, o Tricolor deixa a degola. Em ascensão, os jogadores vão atuar com uma camisa retrô. Data de homenagem a um goleador que também inspira o principal artilheiro do clube na temporada: Luis Fabiano.

Das mãos de Fabuloso serão entregues uma bandeja de prata que marca a importância do momento e uma camisa retrô que homenageia o Diamante Negro à Albertina Santos, viúva do ex-jogador que completaria cem anos nesta sexta-feira. E Luis Fabiano sabe da dimensão de representar a instituição no jogo.

– Uma emoção diferente, nunca tinha passado por isso, vou homenagear a viúva de um cara que foi espetacular, que fez história no clube, que é lembrado até hoje. Fico muito feliz de poder fazer parte disso – declarou o atleta, durante o desembarque do Tricolor.

O camisa 9 tentará ainda melhorar o desempenho do setor ofensivo do clube. Com apenas 16 gols em 17 partidas, o Tricolor é um dos piores times no quesito. Na chegada, Autuori tinha como prioridade ajustar a defesa. Obteve êxito e, nos últimos cinco confrontos, teve as redes balançadas só em duas oportunidades e, de lá para cá, está invicto. Agora, visa à ascensão do ataque.

No torneio nacional, a última vez que o time conseguiu uma vitória por mais de dois gols de diferença foi na segunda rodada, em casa, quando goleou o Vasco por  5 a 1.

No desembarque, os jogadores reclamaram do cansaço. Inspirado e desgastado, o São Paulo entra em campo sob ares de suas glórias para que possa voltar a ser entre os grandes, o primeiro.

Leônidas: São Paulo, Seleção e apelidos

Nascimento
Natural do Rio de Janeiro, nasceu dia 6 de setembro de 1913 e morreu em 24 de janeiro de 2004, em Cotia.

Chegada ao São Paulo
Contratado em 1942 junto ao Flamengo, ele chegou ao clube em baixa apesar de na época a contratação ser a mais cara do futebol sul-americano: 200 contos de réis. Anunciado em primeiro de abril, Dia da Mentira, algumas pessoas desconfiaram do acerto. Leônidas desembarcou na Estação Roosevelt dia 10 de abril e foi recebido por 10 mil pessoas que o levaram até a sede do clube localizada no Centro.

Em campo
Com a camisa tricolor, estreou no empate contra o Corinthians por 3 a 3 para 71.218 pagantes, recorde do Pacaembu até hoje. Disputou 211 jogos (marcou 144 gols) e conquistou o Campeonato Paulista cinco vezes (1943, 1945, 1946, 1948 e 1949).

No banco
Treinou o São Paulo 72 vezes nos anos de 1950, 1951 e depois entre 1954 e 1955.

Seleção Brasileira
Disputou as Copas de 1934 e 1938. No segundo mundial terminou como o artilheiro com sete gols e foi o escolhido o melhor jogador do torneio na França.

Bicicleta
É considerado o inventor da jogada e no memorial do Morumbi existe uma escultura de Leônidas imitando o movimento famoso em todo o mundo.

Apelidos
Era conhecido como Homem Borracha pela sua elasticidade e Diamante Negro. A segunda alcunha, inclusive, virou nome de chocolate (Lacta) que é comercializado até os dias de hoje.

Fonte: Lance

2 comentários em “Em homenagem a Leônidas, Luis Fabiano diz: ‘Emoção diferente’

  1. Não fosse o peso de meus 88 anos estaria hoje no Morumbi para levar meu abraço à Da. Angelina, esposa do maior ídolo brasileiro durante tantos anos: Leônidas da Silva, o Diamante Negro!

    • Meus respeito à sua idade e lucidez nos comentários que faz.Saiba que me emocionou ao ver o quão jovem o senhor é, independente de idade, nas análises e pensamentos. E tenha certeza que estará lá, sim, em pensamento, o que já é muito importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*