Em confronto direto por vaga na Libertadores, Vasco recebe o São Paulo

Vasco e São Paulo fazem nesta quarta-feira, às 22h, em São Januário, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o chamado “jogo de seis pontos”. Os dois times brigam diretamente para ficar entre os quatro primeiros na competição para garantir uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem. Em caso de derrota, a equipe cruz-maltina, que tem 50 pontos, não perde o quarto lugar para o Tricolor Paulista, no entanto, a diferença entre os dois times cairia para apenas um ponto.

A tensão é maior pelo lado carioca, afinal, o São Paulo ainda disputa a Copa Sul-Americana. Caso os paulistas sejam campeões, faturam a vaga para a Liberta e, como consequência, tiram uma  do Campeonato Brasileiro, tornando o G4 em G3.

Os dois times entrarão em campo com desfalques. Dedé, do Vasco, e Lucas, do São Paulo, foram convocados pela Seleção Brasileira e não poderão jogar. Além disso, o Cruz-Maltino não terá os lesionados Douglas, Luan, Tenório e Willian Matheus, assim como Carlos Alberto, que está suspenso por ter tomado o terceiro cartão amarelo, na partida contra o Atlético-GO, no final de semana.

TITULAR PELA PRIMEIRA VEZ

Para a vaga do meia Carlos Alberto, suspenso, o técnico Marcelo Oliveira escalou o garoto Marlone, que fará sua estreia como titular na equipe. Essa será a segunda partida de Marlone pelo time principal do clube, o jovem meia entrou na partida contra o Dragão em Goiânia e mostrou bom desempenho em campo.

Às vésperas do duelo decisivo contra o São Paulo, o técnico Marcelo Oliveira manifestou dúvida entre escalar Marlone ou Jhon Cley para a vaga aberta no meio de campo cruz-maltino. Segundo o comandante, a escolha por um dos jovens se deu devido ao poder de movimentação de ambos. Para escolher Felipe, a partida teria que ser mais cadenciada.

Com a ausência de Dedé, a serviço da Seleção Brasileira, o técnico Marcelo Oliveira optou por montar a zaga com Renato Silva e Rodolfo, que substitui o ídolo. Renato Silva, inclusive, nunca perdeu em São Januário desde que chegou ao Vasco.

Felipe, que deixou o treino desta segunda-feira com dores no joelho, participou do coletivo desta terça na lateral esquerda, entre os reservas, e pode ser relacionado para o jogo.

CLIMA DE DECISÃO

O São Paulo também está em clima de decisão. De olho no G4 e com a real possibilidade de diminuir a diferença para apenas um ponto ante o Vasco, o técnico Ney Franco contará com artilheiro Luis Fabiano que, mesmo substituído do último jogo por causa de câimbras, estará em campo. No campeonato, Fabuloso já marcou quatro gols em quatro jogos diante dos cariocas (dois no Botafogo e outros dois no Flamengo). O beque Rhodolfo, que cumpriu suspensão na última partida, retorna ao time e volta a formar a dupla de zaga com Rafael Toloi.

A ausência mais sentida é a do meia-atacante Lucas, que está a serviço da Seleção Brasileira. Com isso, o treinador, que pretende manter o esquema com três atacantes, cogita improvisar o lateral-direito Douglas ou escalar Ademilson. O camisa 11, aliás, retorna após um trauma no pé direito. Outra possibilidade é a de congestionar o meio de campo, com a entrada de Maicon.

Mediante o clima de decisão, todos os jogadores entoam o mesmo discurso de que é fundamental o resultado positivo. Na última segunda-feira, Luis Fabiano, em entrevista coletiva, admitiu que, caso haja um resultado negativo, só ‘orando’ para conseguir a vaga na Libertadores pelo Brasileiro. O volante Denilson não destoa.

– Encaro como uma final, até porque precisamos dessa vitória para, pelo menos, encostarmos no Vasco. É um jogo-chave, onde vamos buscar a  vitória e sabemos da equipe forte que o Vasco tem. Mas temos condições sim de ir lá em São Januário e buscar a vitória – declarou, em coletiva, na manhã desta terça-feira, antes de o time embarcar para o Rio.

A preocupação de Ney Franco é com o número de pendurados no elenco. Ao todo, são dez jogadores: Ademilson, Rogério Ceni, Douglas, Rodrigo Caio, João Filipe, Osvaldo, Paulo Assunção, Maicon, Jadson, além de Ganso, que segue em tratamento para estrear pelo Tricolor.

FICHA TÉCNICA
VASCO X SÃO PAULO

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 10/10/2012 – 22h (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende da Cunha (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Fabio Pereira (Asp-Fifa/TO)

Vasco: Fernando Prass; Jonas, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Wendel, Juninho e Marlone; Eder Luis e Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira

São Paulo: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Wellington e Jadson; Douglas (Ademilson), Osvaldo e Luis Fabiano. Técnico: Ney Franco
Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*