Em 1985, jogo tumultuado e título garantido

O São Paulo venceu o Campeonato Paulista de 1985 ao derrotar a Portuguesa por 2 a 1 em um Morumbi com quase 100 mil pagantes. O jogo foi complicado, em certa parte pela violência e agressões entre os jogadores – que resultaram em cinco expulsões (três para os são-paulinos e duas para os lusos), mas em medida também justamente pelo caráter decisivo da partida: a Portuguesa precisava vencer no tempo normal e na prorrogação para ser campeã. Ao Tricolor bastava o empate, pois vencera a primeira partida por 3 a 1.

Curiosamente a peleja começou com quase 20 minutos de atraso pois os dirigentes ainda tentavam negociar a transmissão do jogo pela televisão. O presidente da Portuguesa, Osvaldo Teixeira Duarte, pediu 485 milhões de cruzeiros para liberar a imagem dos atletas por ele comandados. Resultado: não houve transmissão.

Com a bola rolando, a Portuguesa tomou a iniciativa – e em verdade deteve a posse a maior parte do tempo -, mas foi o São Paulo que fez o primeiro gol, com o ponta-esquerda Sidnei, aos 24 minutos do primeiro tempo. Pouco depois, aos 32, a Portuguesa conseguiu empatar através de Esquerdinha. O primeiro tempo acabou assim: 1 a 1.

A segunda etapa foi ainda mais quente. O clima tenso gerou as expulsões de Careca, Márcio Araújo e Zé Teodoro, pelo Tricolor, e Albéris e Eduardo, pela Portuguesa.

Apesar de jogar com um atleta a menos e do amplo domínio da Lusa na posse da bola (57%) e nos escanteios (11), o São Paulo era mais perigoso. Foram 13 chutes a gol (nove certos), dos quais um, aos 22 minutos da segunda etapa, definiu o placar do jogo e o título: Müller, 2 a 1! Festa no Morumbi!

 

PORTUGUESA 1 X 2 SÃO PAULO

Competição: Campeonato Paulista de 1985 – Final
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo – Morumbi
Data: 22 de dezembro de 1985

Árbitro: José Carlos Gomes do Nascimento
Renda: CR$ 1.549.130.000,00
Público: 99.025 pagantes

SPFC: Gilmar; Zé Teodoro, Oscar, Darío Pereyra e Nelsinho; Falcão (Freitas), Márcio Araújo e Silas (Pita); Müller, Careca e Sídnei. Técnico: Cilinho
Gols: Sídnei; Müller
Expulsões: Márcio Araújo, Careca e Zé Teodoro

APD: Serginho; Luciano, Luis Pereira, Eduardo e Albéris; Célio, Toninho e Edu Maragon; Toquinho (Jorginho), Luiz Müller e Esquerdinha. Técnico: Jair Picerni
Gols: Esquerdinha
Expulsões: Albéris e Eduardo

Fonte: Site Oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*