Dorival Jr busca o “1” ideal no São Paulo

Militão, Rodrigo Caio, Jucilei e Petros. Nos últimos dias, Dorival Júnior buscou alternativas em treinos e jogos para uma posição fundamental em seu esquema tático no São Paulo: o “1”.

Quem é o “1”? É o volante que fica à frente da linha de zagueiros e tem a responsabilidade de determinar o ritmo do jogo. Se ele acelerar, o time terá mais possibilidade de chegar ao gol adversário. Se for lento, ficará cada vez mais difícil desmontar a marcação rival.

Por lentidão, não necessariamente, entenda-se sua característica física. Casemiro, por exemplo, o “1” da seleção brasileira, não é dos mais rápidos, mas faz com que o ritmo da partida seja veloz. É um dos motivos de ser tão importante para Tite, técnico da Seleção, e Zidane, do Real Madrid.

Dorival busca volante ideal: função é essencial à melhora do São Paulo (Foto: GloboEsporte.com)

Dorival busca volante ideal: função é essencial à melhora do São Paulo (Foto: GloboEsporte.com)

Voltando ao São Paulo, Jucilei deixou o time, entre outros fatores, por retardar demais a transição da defesa para o ataque. A bola ficava por muitos segundos em seus pés. Militão virou titular contra o Cruzeiro, mas foi mal. Rodrigo Caio jogou alguns minutos nessa posição no primeiro tempo, no último domingo. Jucilei voltou no intervalo.

E no treino da última quarta-feira, Dorival Júnior observou Petros nessa função. Em tese, ele é um jogador mais leve. Jucilei foi adiantado à segunda linha, com mais liberdade, algo próximo do que ele fazia quando se destacou no Corinthians, em 2009 e 2010.

Militão, na função de volante, sai jogando entre Arboleda e Rodrigo Caio (Foto: Reprodução)

Militão, na função de volante, sai jogando entre Arboleda e Rodrigo Caio (Foto: Reprodução)

Pelo andar das últimas semanas, é possível que o técnico faça novas observações nos próximos dias. Acertar essa peça é essencial para a melhora na saída de bola e também na proteção à zaga, outra preocupação demonstrada por ele depois de vencer o Cruzeiro por 3 a 2, com mau desempenho coletivo.

O São Paulo volta a treinar na tarde desta quinta-feira, às 15h30, no CT da Barra Funda. A próxima partida será no domingo, às 16h, diante do Avaí, na Ressacada.

Fonte: Globo Esporte

4 comentários em “Dorival Jr busca o “1” ideal no São Paulo

  1. No meu entender, qualquer dos citados poderia atuar de 1o. volante, bastando, somente, que não erre passes de 2 metros, como tem ocorrido em todos os nossos jogos, seja com Jucilei, ou Petros, ou Rodrigo Caio (errou muito no domingo), ou com Eder Militão. Eu tentaria encaixar o Hernanes nessa função que, aliás, ele chegou a atuar algumas vezes com o Muricy. Ele tem um passe muito mais qualificado… e ainda poderia se encarregar das bola paradas nessa região do gramado.

  2. Ótimo, tempos atras procurávamos um camisa 10, temos não 1, mas 3 jogadores, agora procuramos um 1° volante….acho que isso se resolveria mais facilmente, se contratássemos um técnico de futebol de verdade e não um técnico de handebol!!!!

  3. Há quantos anos procuramos um 1° volante e todos os contratados para esta função depois de algum tempo se diz 2° volante de natureza.
    Uma coisa certa é que o Jucilei não pode sair do time sendo lento ou não .
    Os laterais tb deveriam ter uma melhor qualidade defensiva e ambos os lados pecam na marcação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*