Desmanche faz Osorio pensar em SP com Breno titular e zagueiro no meio

O São Paulo recusou na sexta-feira (3) a proposta de empréstimo de Rodrigo Caio feita pelo Atlético de Madri (ESP). O jovem zagueiro de 21 anos falou que agora, também após o fracasso de sua venda ao Valencia (ESP), fica no clube. O clube, no entanto, só anunciou que rejeitou a oferta e ainda pretende fazer negócio com o atleta para aliviar a crise financeira que hoje atrasa em quatro meses os pagamentos em direito de imagem ao elenco. Além dele, porém, o São Paulo se desligou dos também zagueiros Dória e Paulo Miranda e dos volantes Denilson e Souza, desfalques que hoje fazem o técnico Juan Carlos Osorio pensar num time titular com Breno na zaga e o jovem defensor Lucão improvisado como volante.

Osorio tem como um de seus esquemas táticos preferidos o 3-4-3, em alguns momentos utilizado sem laterais, com três zagueiros, um primeiro volante à frente da defesa, dois jogadores abertos, um meia e três atacantes. Quando visitou o Allianz Parque para assistir ao amistoso entre Brasil e México, antes da Copa América, o técnico colombiano admitiu que quis observar a formação do selecionado mexicano, com três zagueiros, para aplicar algumas das ideias ao São Paulo. “É sabido que na Copa do Mundo do ano passado quatro equipes jogaram com três defensores. México foi uma delas. Queríamos ver como utilizavam os outros sete jogadores. Basicamente, como jogam os alas, os três meio-campistas na metade do campo, e a estrutura de 1-2, no ataque. Estava muito interessado em ver a estrutura de saída de jogo”, falou, na ocasião.

O problema é que hoje o São Paulo tem poucos zagueiros no elenco e nenhum primeiro volante de marcação, à exceção de Rodrigo Caio, com situação indefinida, algo que impede a aplicação do 3-4-3 que Osorio usava, por exemplo, no Atlético Nacional, na Colômbia. Perguntado sobre o tema na sexta-feira, o treinador afirmou que a alternativa que imagina neste momento para conseguir jogar dessa maneira é improvisar Lucão ou até Lyanco, zagueiro mais jovem ainda, de 18 anos, que estreou contra o Atlético-PR, como primeiro volante.

“Nos treinamentos tentamos diferentes mudanças, e a possibilidade para esse primeiro volante na frente dos três defensores, tentamos com Hudson, Lucão e Lyanco. E aí vamos tomar uma decisão”, afirmou.

Depois das saídas de Paulo Miranda e Dória, e da ainda indefinida volta de Rodrigo Caio, os zagueiros à disposição no elenco do São Paulo são Rafael Toloi, Lucão e Edson Silva. Breno, em trabalho de condicionamento físico, ainda não é considerado opção, mas trabalha para que possa voltar a jogar em breve. Nos últimos dias Osorio promoveu da equipe sub-20 o agora conhecido Lyanco e também Rony, outro zagueiro.

Sobre Breno, o colombiano afirma que trabalha para que ele possa jogar porque, no cenário do desmanche, com tantas saídas inesperadas, a presença do ex-jogador do Bayern de Munique (ALE) se faz necessária. “Penso que pode ser muito importante. Podemos tentar colocar Lucao como volante. Falamos com Breno ontem [quinta-feira] e decidi coloca-lo para treinar em dois períodos. Ele tem condições de evoluir e ser um bom jogador aqui”, afirmou o treinador.

Em entrevista concedida na sexta-feira no CT da Barra Funda, Juan Carlos Osorio voltou a criticar a decisão da diretoria de ter se desfeito de cinco jogadores – contando Rodrigo Caio, que ainda não tinha anunciado a recusa ao Atlético de Madri. O colombiano disse entender os problemas financeiros que atrapalham o clube neste momento, mas falou que teria trabalhado para vender no máximo dois atletas, para que o elenco não fosse tão afetado.

“Entendo a decisão de vender jogadores, mas não compartilho dela. Eu penso que o certo seria vender dois jogadores”, falou. “Não me garantiram que não vá sair mais ninguém. Mas não me garantiram que iriam sair três da mesma posição. Denilson, Souza e Rodrigo. Isso nunca se falou. Não me engaram, mas não me falaram que existia a necessidade de vender cinco jogadores”, afirmou o técnico.

 

Fonte: Uol

Um comentário em “Desmanche faz Osorio pensar em SP com Breno titular e zagueiro no meio

  1. Se vendessem o Ganso, entraria alguns trocados no caixa e não faria falta ao time; isto se realmente existir algum interessado, o que duvido. Melhor seria ficar com o RCaio, que, pelo menos, daria alguma segurança à defesa e, no futuro, daria melhor venda…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*