Corinthians e São Paulo farão final histórica e podem bater recorde

Corinthians e São Paulo conquistaram as duas competições mais importantes da América do Sul em 2012 e vão protagonizar dois duelos históricos no ano que vem, na Recopa. Será a primeira decisão internacional entre eles.

Mas este não é o único fato que pode fazer a próxima temporada ser inesquecível para torcedores dos dois clubes: no total, podem ser disputados até 11 Majestosos, já que há chance de ambos se cruzarem também no Paulista, na Copa Libertadores e no Brasileirão. No mínimo, serão cinco encontros.

Até o momento, os anos com mais confrontos entre os dois são 1994 e 1999: oito partidas. Neste último, houve quatro vitórias alvinegras, duas tricolores e dois empates. O Timão eliminou o rival do Estadual, com direito a goleada por 4 a 0, e do Brasileiro, com Dida pegando dois pênaltis de Raí.

Naquela época, o Tricolor amargou uma série de insucessos diante do Corinthians. Depois, ficou de 2003 a 2007 sem perder, mas o jejum se inverteu e só foi quebrado em 2011, no jogo do centésimo gol de Rogério Ceni. De lá para cá, os duelos têm sido equilibrados, mas a vantagem neste ano foi são-paulina: uma derrota e duas vitórias, sendo a última com reservas.

A rivalidade se acirrou nos últimos anos e os dois lados já se agitam para os próximos capítulos:

– Vai ser ainda mais gostoso (jogar a Recopa) por reencontrar o Corinthians, um time que está muito bem e disputando o Mundial – disse o são-paulino Luis Fabiano, na festa do título da Sul-Americana.

– Claro que eu não queria jogar contra eles, porque são fortes. Mas quem quer ser campeão não tem de escolher adversário – acrescenta o corintiano Emerson, que está concentrado para a final do Mundial.

OS POSSÍVEIS CONFRONTOS:

Campeonato Paulista
São Paulo e Corinthians já têm um jogo confirmado no Estadual. Os dois times se encontram na 16 rodada do torneio, no dia 31 de março, com mando de campo do Tricolor. Há chance de os clubes disputarem a final e, com isso, acumularem mais dois jogos. Se jogarem a semifinal, mais um jogo.

Copa Libertadores
O Corinthians, ao lado do Fluminense, é o brasileiro cabeça de chave do torneio continental. O São Paulo ainda disputará a primeira fase da competição. Caso avance, pode cair no mesmo grupo do Alvinegro. Com isso, dois jogos. A definição sairá no dia 21 de dezembro, quando a Conmebol realizará o sorteio. Além das partidas, podem se cruzar na fase de mata-mata, contabilizando mais dois duelos.

Campeonato Brasileiro
Haverá dois Majestosos no próximo Nacional. Como consta no regulamento, cada time fará um jogo como mandante e outro como visitante. No último Brasileiro, as equipes jogaram na última rodada, com duas vitórias do Tricolor. Datas e horários não foram definidos.

Recopa Sul-Americana
Campeão da Libertadores 2012, o Corinthians, e o vencedor da Sul-Americana do mesmo ano, o São Paulo, se enfrentam. O primeiro jogo terá mando de campo do Tricolor, enquanto o Alvinegro decide em casa. Horários e datas dos jogos não foram definidos.

RIVALIDADE QUENTE:

Tabus
O São Paulo ficou de 2003 a 2007 sem perder e depois só voltou a ganhar em 2011. Agora, já soma duas vitórias consecutivas, ambas no Pacaembu. No local, o Timão ficou invicto de 2005 a 2012 contra o Tricolor.

Goleadas
O São Paulo se gabava dos 5 a 1 aplicados em 2005 até levar 5 a 0 no ano passado.

Centésimo de Ceni
O goleiro marcou o centésimo gol da carreira contra o rival, em 2011.

Centésimo em Ceni
Faltam 18 gols para o Timão vazar o ídolo tricolor pela centésima vez.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*