Consistência x Oscilações marca confronto direto entre Grêmio e São Paulo

Grêmio e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 19h (de Brasília), na Arena do Grêmio, em confronto direto por uma vaga na fase de grupos da Libertadores. Mas, a partida entre os tricolores vai muito além disso. Ela marca também o abismo entre as realidades vividas pelos dois clubes nos últimos tempos.

De um lado, o Grêmio de Renato Gaúcho. Há mais de três anos no comando da equipe, o ex-jogador ergueu desde seu retorno ao clube uma Copa do Brasil, uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, dois Campeonatos Gaúchos e uma Recopa Gaúcha à beira do campo.

Mais do que títulos, Renato Gaúcho conta com uma gestão estável no futebol do clube, que optou nos últimos anos por gastar pouco, mas de forma eficiente. Os resultados estão aí. Nem mesmo a acachapante eliminação na semifinal da Copa Libertadores para o Flamengo arranhou a imagem do treinador da equipe, quiçá o ídolo mor do Grêmio.

Tanto é verdade que desde a goleada por 5 a 0 sofrida para os atuais campeões da América do Sul, no dia 23 de outubro, o Grêmio só sofreu outras duas derrotas: uma novamente para o Flamengo e outra para o Athletico-PR, na última quarta-feira. A arrancada rumo ao G4 do torneio nacional é de se ressaltar, e contra o São Paulo o time de Renato Gaúcho terá a missão de se confirmar como um dos quatro melhores times do País.

Se do lado do Grêmio a estabilidade reina – e com poucos gastos -, do lado do São Paulo a situação é bem diferente. Contando com seu quarto treinador em 2019, o time, que ao longo do ano se transformou em milionário, vem tendo dificuldades para encontrar um rumo e acabou sofrendo com as oscilações no decorrer da temporada. Atual sexto colocado do Brasileirão, o Tricolor paulista, pelo menos por enquanto, vai garantindo uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, mas, caso não alcance o objetivo, pode ter, mais uma vez, todo o planejamento refeito.

Internamente, já há quem defenda a saída de Fernando Diniz do cargo de treinador do São Paulo. Há apenas dois meses no clube, o comandante vem sofrendo com a pressão externa e, ao mesmo tempo, lutando para garantir a tão sonhada classificação direta à fase de grupos da Libertadores, o que traria uma trégua para o elenco, além de evitar o fantasma da Pré-Libertadores, algo que poderia, sim, atrapalhar os jogadores e ocasionar uma nova decepção logo no início de 2020.

Se após a eliminação para o Flamengo na Libertadores o Grêmio embalou uma sequência de cinco jogos com vitória, no São Paulo o mesmo não acontece há muito tempo, uma das provas da diferença de maturidade do trabalho que está sendo executado em cada clube. Para se ter uma ideia, a última vez que isso aconteceu pelos lados do Morumbi foi ainda sob o comando de Cuca, em agosto, quando a equipe venceu Chapecoense, Fluminense, Santos, Ceará e Athletico-PR.

Apesar desse abismo entre as formas de pensar um clube de futebol, Grêmio e São Paulo devem protagonizar um belo espetáculo neste domingo. É um dos poucos jogos em que algo ainda está em disputa neste Campeonato Brasileiro, e se o Tricolor gaúcho não tem um elenco tão estrelado, ao menos poderá fazer frente ao Tricolor paulista com o longo e sólido trabalho de seu treinador.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

6 comentários em “Consistência x Oscilações marca confronto direto entre Grêmio e São Paulo

  1. Será um jogo muito difícil….vencer não é nada fácil porque estamos um degrau abaixo do time do Grêmio….mas o time tem a oportunidade de mostrar que é um grupo com aspirações vencedoras….se conseguir um empate não será ruim, porque temos que nos preocupar com quem vem atrás, já que temos na mão a vaga direta.

  2. Calazans , trellez , biro biro , leo Pelé , Wilian farias , centroavante do cruzeiro , goleiro do Bahia , Diego Souza , jucilei 700 paus , Alexandre pato , Hernanes , Lucas Pratto , , parabéns a quem os contratou .

  3. O time do tal de lecú e das PUTAS do conselho que o apoiam vai tomar um PAU hoje como nunca visto antes.
    Ai depois torcidinha imbecil, vcs enchem a internet de xingamentos contra o treinador, como de costume, e assim caminhamos cada vez mais para o ostracismo, essa torcidinha é tão ´´INTELIGENTONA´´ que critica jogador e treinador mas NÃO TEM A CAPACIDADE de entender que a culpa é dessa merda de presidente e desse conselho de MAIORIA NEFASTA.
    Parabéns a própria ´´TORCIDA´´ destrói o clube.

    • Certo… a culpa é da torcida. Palmas para sua conclusão. É a torcida que marca gols, a torcida que faz grandes defesas, etc.. Nesse viés vesgo, zarolho mesmo, vamos torcer para a torcida ganhar o jogo de hoje. Às vezes é melhor ficar calado que escrever asneiras… Quem sabe hoje ganhamos com gol da torcida!

      • Amigo, a torcida é acomodada, aceita que dói menos, está 3×0 o jogo, começa ai a xingar jogador e pedir outro treinador que o papel do torcedor que não quer enxergar o real problema do clube, MUITO ´´INTELIGENTE´´ xingar jogador e treinador por serem ruins e não cobrar que os contratou, continua assim mesmo, por isso estamos a 10 anos passando vergonha !! torcidinha acomodada…

      • é só querer enxergar e ver o que a torcida do Palmeiras fez, caiu até o diretor de futebol, se a torcida tiver BOA VONTADE e correr atrás as coisas mudam, no contrário vamos continuar a ser esse LIXO de clube, não precisa ser inteligente ou ´´entendedor´´ de futebol pra enxergar isso… boa noite aí e continue se descabelando a toa xingando jogador e treinador, se vc não sabe só este ano já foram 4 treinadores diferentes, e as coisas melhoraram neh ?!?! kkkkkkk é cada uma…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.