Conselho Deliberativo aprova novo estatuto do São Paulo

O Conselho Deliberativo acaba de aprovar por unanimidade o novo estatuto do São Paulo. Como discurso de contestação de alguns membros da oposição, que exigem voto direto dos sócios e votação secreta nas sessões do Conselho, mesmo assim houve unanimidade.

Alguns dos principais pontos do novo estatuto são a criação de um Conselho de Administração, o fim da reeleição dos presidentes, agora com mandato único de três anos, a criação de uma diretoria profissional remunerada, com três a nove integrantes, o fim dos vice-presidentes amadores, e a mudança da data da eleição de abril para dezembro. Todas as mudanças, no entanto, só serão válidas a partir de abril de 2017, com a nova diretoria eleita, caso o estatuto seja aprovado.

Para a elaboração do projeto inicial foram analisadas 68 propostas de associados. Depois, eles tiveram dez dias para apresentar sugestões e foram feitas 48 emendas. Assim nasceu o texto final elaborado pela comissão de sistematização, composta por integrantes de situação e oposição (20% das propostas apresentadas foram usadas na íntegra, 30% parcialmente aprovadas e 50% não).

O novo estatuto prevê dois estudos importantes: um sobre a viabilidade de separar a administração do clube social do futebol, e outro sobre a inclusão dos sócios e sócios-torcedores no processo eleitoral, com voto direto para presidente. Os dois estudos terão 12 meses para serem realizados.

Vale lembrar, no entanto, que esse foi um resultado simbólico. A votação que vai valer, mesmo, será a do próximo dia 03 de dezembro, quando na Assembleia Geral, os sócios irão votar pela aprovação ou rejeição.

 

Paulo Pontes

Um comentário em “Conselho Deliberativo aprova novo estatuto do São Paulo

  1. Em meia hora, os aspones, aprovaram um estatuto capenga mas que agrada à todos, isto é: aos conselheiros que se apegam ao poder. Corram para assumirem como vitalícios. Corram pra cozinha… estão servindo os lanchinhos. ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*