SPFC encaminhou contrato de Juanfran mesmo após acerto com Dani Alves

O São Paulo surpreendeu no mercado da bola. Em 48 horas, o departamento de futebol conseguiu contratar o capitão da seleção brasileira, Daniel Alves, e encaminhou o acerto com Juanfran. Ou seja, dois jogadores que atuavam em grandes centros da Europa aceitaram trocar a badalação do Velho Mundo para defender o clube do Morumbi. As negociações correram em paralelo e contaram com a atuação de dois dois ex-jogadores – o executivo de futebol tricolor, Raí, e o superintendente de relações institucionais do clube, Diego Lugano.

No caso do lateral espanhol, o ex-zagueiro uruguaio foi figura central para que a transação andasse da maneira esperada. Desde o início do ano, o campeão mundial de 2005 abriu contato direto com o ala, de 34 anos. O contato era sem a intermediação de agentes.

Quem ajudou a fazer a aproximação foi Diego Godín. Compatriota de Lugano, o jogador era colega de Juanfran no Atlético de Madri. Por isso, o ex-atleta pôde apresentar todo o projeto que gostaria de implantar no São Paulo e mostrar as vantagens que teria ao se transferir para o futebol brasileiro.

Lugano também ajudou a aflorar o desejo de Juanfran encarar mais um desafio na carreira. Pesou também o fato de o São Paulo força no mercado para contratar Daniel Alves. Afinal, ficou claro que a ideia do clube era montar um elenco forte.

Depois de fechar o acordo com Daniel Alves, por outro lado, poderia atrapalhar o negócio a questão financeira. O ala espanhol, porém, não vai receber um salário tão alto para os padrões do futebol mundial.

O fato de Daniel Alves e Juanfran terem ficado famosos por atuar na lateral direita também não inibiu o São Paulo. O clube estuda a possibilidade de utilizar o capitão da seleção brasileira na ponta ou no meio de campo. Já o espanhol também jogou na lateral esquerda. Além disso, Juanfran poderá dar mais consistência para o lado direito do sistema defensivo.

O Tricolor paulista também levou em consideração o quanto o estrangeiro poderá agregar para o elenco. Além da contribuição esportiva, ele poderá transmitir a experiência de ter disputado as principais competições da Europa e contribuir com a sua cultura tática.

São Paulo e Juanfran deixaram a negociação encaminhada, restando apenas detalhes burocráticos. A expectativa é de que a transação seja oficializada entre hoje e amanhã. Vale destacar que, mesmo com a janela de transferência fechada, ele pôde acertar com o Tricolor paulista porque não tinha mais vínculo com outro clube.

Fonte: Uol

Dia 05 de agosto, segunda-feira, estreia o Jornal das 8. Diariamente das 08h00 às 09h00 na Rádio Tricolornaweb, por uma rede de rádios e nas redes sociais: Twitter (paulopontespp), Facebook (Paulo Pontes) e You Tube (se inscreva aqui).

10 comentários em “SPFC encaminhou contrato de Juanfran mesmo após acerto com Dani Alves

  1. Se tbm joga na lateral esquerda acho uma boa essa contratação. Não é um espetáculo de jogador mas não temos ninguem na base pra assumir. Vai ajudar com sua experiência, isso conta em uma libertadores por ex.

  2. Me preocupa essas contratações de jogadores para posições em que efetivamente não atuaram. Um grande lateral direito pode vir a ser um lateral esquerdo sofrível. É a mesma política utilizada no clube que, na maioria das vezes, troca a posição dos garotos que vêm de Cotia (geralmente meias que viram atacantes; atacantes centrais que viram laterais; zagueiros que viram laterais; volantes que viram zagueiros).
    Quando se trata de um garoto, embora o ideal seja aproveitá-lo na posição em que ele atraiu as atenções para virar profissional, ainda dá para gastar um tempo até que ele se adapte ou que apareça a oportunidade dele voltar à sua posição de origem. Agora, neste caso do Juanfran, o tempo vai ser um grande limitador: ou se tem certeza de que ele vai jogar o que sabe na lateral esquerda, ou vamos viver do improviso. Lógico que o Daniel Alves pode vir a ser o meia armador que estamos precisando, como fizeram tantos outros bons laterais, mas também será um improvisado na posição e, talvez, demande algum tempo para desenvolver seu grande futebol. Se assim for, espero que tenhamos paciência de esperar . . .

  3. Quais serão as desculpas de Cuca agora? Tem em mãos o melhor elenco são paulino em muitos anos. É obrigação fazer esse time jogar bem e convencer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*