Comissão Disciplinar do SPFC quebra sigilo e fere estatuto

A Comissão Disciplinar do Conselho Deliberativo do São Paulo feriu o estatuto do clube. Dito a mim mesmo há alguns meses pelo presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Pupo, todas as investigações em tramitação na Comissão Disciplinar são sigilosas.

Me lembro que publiquei no Tricolornaweb reuniões que ocorreram entre José Roberto Opice Blum, presidente da Comissão, com alguns conselheiros, líderes de legendas, para discutir as punições que seriam propostas contra Carlos Miguel Aidar e Ataíde Gil Guerreiro. Depois da votação recebi uma ligação de Marcelo Pupo, muito solícito, diga-se de passagem, como tem sido sua atuação no Conselho. Ele me disse que minhas fontes estavam erradas e que mesmo ele, presidente do órgão máximo do clube, não tinha conhecimento da sentença e que isso só ocorrera durante a sessão.

Mas agora, estranhamente, houve o vazamento de uma investigação. Aliás, da sentença. E dessa vez Marcelo Pupo não vai poder criticar minha fontes.

Ocorre que o assessor do presidente Leco, Rodrigo Gaspar, está sendo investigado por uma quebra de decoro na atuação de um conselheiro. Isso se remete ao dia em que, pelas redes sociais, Gaspar chamou Rodrigo Caio de jogador de condomínio e disse que Michel Bastos e Milton Cruz faziam mal ao ambiente do clube. O fato gerou grande repercussão e Rodrigo Gaspar, ciente do erro que havia cometido, voltou às redes sociais se desculpando e mandou mensagens aos jogadores retificando sua posição.

O Tricolornaweb teve acesso à sentença que caberá a Rodrigo Gaspar. Isso está no texto final, que será lido pelo presidente da Comissão, José Roberto Opice Blum, possivelmente na próxima reunião do Conselho Deliberativo, se Marcelo Pupo colocar em pauta.

Essa é a decisão, com o texto exato que está no documento:

 

“Não se perca de vista que, também, pela sua postura destemperada, infringiu o disposto no inciso VI do artigo 3º do Código de Ética e Disciplina do São Paulo Futebol Clube, ao emitir por escrito opinião sem estar suficientemente informado e documentado. Os dizeres “erva daninha deve ser cortada pela raiz…Michel Bastos e Milton Cruz fazem mal ao ambiente do clube…Rodrigo Caio é jogador de condomínio…bonzinho, mas fraco…Fraco de futebol e personalidade… demonstram e comprovam todas as imputações que lhes foram atribuídas, independentemente de sua revelia. Tal postura indica inaptidão para funções diretivas e muito menos de assessoria da Presidência da Diretoria.
Por tais razões e pela unanimidade dos votos dos demais membros da Comissão de Ética, aplica-se ao representado Rodrigo Roquette Gaspar a pena de Censura prevista no artigo 15, inciso I do Código de Ética e Disciplina, combinado com o § 1º do mesmo artigo, devendo constar a sanção ora aplicada dos assentamentos do infrator, após o trânsito em julgado desta decisão.”

 

Portanto, me parece que o sigilo total e absoluto das coisas da Comissão Disciplinar não é tão forte assim. Ou eu teria que imaginar que o vazamento foi feito com o conhecimento de Opice Blum por ter sido Rodrigo Gaspar o único conselheiro a criticar, na última segunda-feira, o arquivamento do caso Far East.

 

Paulo Pontes

4 comentários em “Comissão Disciplinar do SPFC quebra sigilo e fere estatuto

  1. Acontece que ir nas mídias sociais depreciar o jogador que é patrimônio do clube é de uma jumentice sem tamanho,será que esse Rodrigo Gaspar é são paulino mesmo ou torce pra outro time? Tenho dúvidas.

  2. Waldir, caraca, o que você quer??? O Rodrigo Caio é zagueiro da seleção. SELEÇÃO! Se existisse um Dario Pereyra hoje, seria ele. Mas não é. Em que mundo, em que época você vive?

    Defender que o assessor do presidente possa falar o que quiser, na hora que quiser? Você só pode estar léléu da cabeça.

  3. Gaspar, eu estou com vc! Apenas lamento o fato de vc ter se desculpado a posteriori. Censurar alguém por falar a verdade é, no mínimo, RIDÍCULO. Com todas as letras, os citados por vc merecem o que foi dito. O Milton já se foi, o Michel Bostas está perto de ser extirpado. Aliás, já o foi pela própria comissão técnica. Quanto ao Rodrigo Caio, vc tem toda razão, bonzinho, bom caráter mesmo, mas como zagueiro está longe do que seria o ideal. Jamais será um Dario Pereyra ou um Roberto Dias.

  4. Este estatuto já foi mais pisoteado que a sapucaí, um pouco a mais um pouco a menos não faz diferença alguma, enquanto não dermos um fim nos “sambistas” a situação só tende a piorar.

    Diretas Já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*