Com currículos recheados, Tite e Autuori se distanciam no momento

Estadual, Brasileirão, Libertadores e Mundial. Os títulos mais importantes para os clubes brasileiros estão no currículo de Tite e Paulo Autuori, rivais no clássico deste domingo, às 16h, entre Corinthians e São Paulo, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Dois técnicos de ponta, mas que estão em momentos bem diferentes.

Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, tem atualmente o status de melhor técnico do Brasil. Muitos o consideram até superior do que Luiz Felipe Scolari, campeão da Copa das Confederações com a seleção brasileira. Não à toa teu nome foi cogitado para o cargo após a demissão de Mano Menezes, em novembro do ano passado.

Há quem discorde, claro, mas a trajetória recente de Tite permite algumas pessoas pensarem assim. Antes cercado de desconfiança, o técnico do Timão acabou com isso ganhando o Campeonato Brasileiro de 2012. E se consolidou como o maior técnico da história do clube com os títulos da Libertadores e do Mundial.

– Jogadores, diretoria e a comissão técnica estão marcados para sempre na história do Corinthians com mais essa conquista. Todos os títulos foram muito marcantes pela forma como vencemos, com um futebol de alto nível – declarou Tite recentemente, depois de conquistar a Recopa Sul-Americana em cima do São Paulo.

Paulo Autuori tem caminhada tão vitoriosa quanto a de Tite, mas ela se desenhou de maneira diferente. Comandante do título brasileiro do Botafogo em 1995, ele se sagrou campeão da Libertadores e Mundial dez anos depois, em 2005, já calejado e experiente por passagens no futebol internacional.

Logo depois de ser campeão do mundo com o Tricolor, Autuori decidiu ir para o Japão. Assumiu o Kashima Antlers e deu pontapé inicial a um período de altos e baixos em sua carreira. Cruzeiro, Al-Rayyan, Grêmio, seleção do Catar (olímpica e principal) e Vasco foram seus trabalhos antes do retorno ao São Paulo.

Nesse período, o técnico tricolor conquistou apenas dois títulos: as edições de 2010 e 2011 da Copa do Emir, pelo Al-Rayyan, do Catar.

– Tenho que provar muita coisa a mim mesmo. Não quero ser melhor do que ninguém, quero ser melhor do que eu sou. É um desafio e estou pronto para dar uma resposta positiva junto com os verdadeiros protagonistas, que são os jogadores e a torcida. Isso só é possível com a equipe fazendo o que tem que fazer. Não vim para ser amado, vim para ser campeão – disse Autuori, em sua chegada.

A missão de Tite no Corinthians, aparentemente, é mais tranquila do que a de Paulo Autuori no São Paulo. Afinal, o time do Morumbi está em crise. Mas a diferença deles na tabela não é tão grande. O Timão é 13º e o Tricolor 16º. Porém, o São Paulo, há 11 jogos sem vencer, está com dois jogos a mais.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*