Carlos Miguel Aidar renuncia à presidência do São Paulo

Carlos Miguel Aidar decidiu renunciar à presidência do São Paulo. Pressionado pela ameaça de um impeachment e pela perda da base aliada, Aidar definiu que irá abandonar a presidência do clube na próxima terça-feira (13). Antes disso, ele fará uma reunião com membros da diretoria que existia até terça-feira, além de líderes políticos do conselho, e dará sua versão sobre os fatos citados em um e-mail do ex-vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro.

“Já convoquei. Tanto os diretores renunciantes como os líderes de partidos. Se o conselho ainda estiver aberto, protocolo a renúncia na terça à noite”, falou Aidar, ao UOL Esporte, na manhã deste domingo.

Antes de entregar a carta de renúncia a Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, presidente do conselho deliberativo, Aidar vai reunir dirigentes em encontro no qual dirá que a tentativa de desviar dinheiro do clube na comissão da contratação do jogador Gustavo, da Portuguesa, era na verdade uma mentira inventada por ele. Segundo aliados de Aidar, a ideia era dar dinheiro do próprio bolso ao então amigo Ataíde Gil Guerreiro, que estaria passando por problemas financeiros. A reportagem não conseguiu contatar Gil Guerreiro.

Com a renúncia de Aidar, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, que é presidente do conselho deliberativo, assumirá temporariamente a presidência do São Paulo. O dirigente terá 30 dias para convocar uma nova eleição, e ele próprio será candidato. Leco é o favorito a assumir a presidência do São Paulo e governar até abril de 2017, quando terminaria o mandato de Carlos Miguel Aidar. Leco já tem o apoio de figuras importantes como Ataíde Gil Guerreiro e seu grupo, a Legião, de Marco Aurélio Cunha e seu grupo, o Clube da Fé, e de aliados mais próximos do ex-presidente Juvenal Juvêncio.

Na última segunda-feira, Ataíde Gil Guerreiro tentou agredir Carlos Miguel Aidar em uma reunião da diretoria no Hotel Radisson, no Itaim, na zona oeste de São Paulo. Na quarta-feira, Gil Guerreiro enviou e-mail a Aidar no qual indica saber de desvio de dinheiro e lesão aos cofres do clube, e também cita ter uma gravação em que Aidar fala sobre como desviaria comissão na contratação de Gustavo Cascardo, da Portuguesa, e ainda diz que tentou comissionar a TML, empresa de Cinira Maturana da Silva, sua namorada, no contrato com a Under Armour (veja abaixo).

Leco iria convocar na terça-feira uma reunião extraordinária do conselho deliberativo para o próximo dia 22, na qual Ataíde Gil Guerreiro teria palavra preferencial e mostraria a gravação que diz ter além de documentos, que apontariam o mau uso de dinheiro do clube na gestão de Carlos Miguel Aidar. Com a renúncia a ser protocolada na noite de terça-feira, a reunião deverá ser desmarcada para dar início ao processo eleitoral.

Na noite de sábado, Aidar recebeu comunicado de ruptura do grupo Participação, principal partido da base aliada, do qual fazem parte 22 conselheiros, entre o vice-presidente Julio Casares, o vice financeiro Osvaldo Vieira de Abreu e outros seis diretores da antiga diretoria. A racha do Participação foi decisivo, uma vez que deixou Aidar isolado e sem sustentação política.

Aidar vinha discutindo a possibilidade de renunciar nos últimos dias. Ele foi aconselhado pela família a abandonar o cargo para evitar um processo de impeachment, que poderia ser mais desgastante, e ouviu pedido de sócios de seu escritório de advocacia para renunciar.

 

Fonte: Uol

27 comentários em “Carlos Miguel Aidar renuncia à presidência do São Paulo

  1. Aleluia Aleluia
    Salvaram-se todos,
    no’s, o clube e os bandidos envovidos.
    Agora, deveriam ser, sim, investigados criminalmente.
    Na’o e’ so’ sair para na’o vir a tona toda pornografia criminosa.
    Vaza aidar, mediocre, na’o sei como um aproveitador desses consegue
    ser o que e’.

  2. De todos que eu vi, o único que me passa confiança é o Edson Lapolla, ele.lutou quase que sozinho contra o Jumencio Ladrão, e teve sete heróicos votos de conselheiros, esses sete, que eu sempre dei os parabéns, devem ser lembrados pela torcida, pois foram os únicos que se preservaram e não concordaram com o terceiro mandato do Jumencio, divisor de águas no SPFC, pois a partir daí, o clube passou a ter dono e um líder de quadrilha.

    Ele atolou o clube em dividas e ainda ajudou a eleger esse outro presidente safado, que está saindo mais sujo.que pau de galinheiro.

    As duas gestões devem ser investigadas e os larápios devem ser expulsos do clube e investigados pelo ministério público.

    O Sr. Ataíde também, pois não tem moral nenhuma para voltar, já que assistiu tudo calado e só se rebelou agora quando foi pressionado.

    AVISO AOS CONSELHEIROS:

    A TORCIDA QUER INVESTIGAÇÃO E PUNIÇÃO PRA TODOS OS LADRÕES DO CLUBE, NÃO INTERESSA EM QUAL.GESTÃO.

    VAMOS FICAR ATENTOS E COBRAR LIMPEZA, QUE O SPFC DÊ EXEMPLO AO PAÍS!

    • Concordo com você. Conheci o Lapolla. É um verdadeiro são paulino. É uma pena que existam tão poucos são paulinos no conselho do clube. Provavelmente apenas 7: os que votaram no Lapolla.

  3. E quanto ao douglas?? Continuará com toda liberdade no clube? Seria o cúmulo o Aidar renunciar e ele continuar como se nada tivesse acontecido?

    E o balcão de negócios que virou o tricolor continuará? Está na hora de Moralizar o clube, com auditoria externa permanente. E também criar mecanismos de controle contra o excesso de poder do presidente e limites para os abutres aproveitadores do clube.

  4. Saudades de Marcelo Portugal Gouveia com quem tive o prazer e honra de trabalhar como Diretor Adjunto. Depois dele só me restou trancar os titulos meu e de minha esposa. Triste e nojento este momento de nosso Tricolor.

  5. Paulo, preciso fazer um desabafo, desculpe usar o espaço aqui.

    Bem, se tudo o que foi dito for verdadeiro, a saída dele era necessária.

    Agora a entrada do Leco (se acontecer) é péssima. É tão ruim quanto deixar mais 3 anos de Juvenal. Representa o retrocesso, andar 20 anos para trás com uma sequência de Juvenal Ataíde e Leco.

    São Paulo FC precisa de modernidade, estamos perdendo espaço ano a ano para outros clubes no campo e na gestão.
    Escolher Leco é encolher o clube, fazer tudo o que o clube precisaria ao contrário.

    Pior ainda é ouvir que Ataíde pode ser vice-presidente de futebol. Aí fecha o caixão de vez.

    Leco é aquele que onde fala na impresa só fala merda. Ataíde é da mesma linha.
    São tudo o que o torcedor do SPFC não quer.
    Leiam os fóruns, vejam blogs, sites de torcedores, resdes sociais as opiniões são unânimes entre os torcedores, todo mundo deu graças a Deus esta semana quando Ataíde anunciou que ia sair. Agora ele volta?

    Vão pro inferno!
    Queria entender onde foi que o SPFC desaprendeu a ser SPFC.

    Viramos um clube de esquina que com 20 milhões de torcedores precisa agradar a 200-250 pessoas que decidem por toda uma torcida. E decidem pensando só neles ignorando o tamanho do clube.

    Fosse no passado sabe o que ia acontecer? Esta parte faria um novo clube, subiria as divisões e criaria uma rivalidade.
    Hoje é diferente, o cara não compra mais o produto SPFC mas também não sai, daí o clube retrocede anos.
    Vejam o perrengue que foi 1995-2005. Estamos novamente voltando para isto, se não pior.

    • Alexandre K, compartilho com a sua opinião. É preciso romper a estrutura que se “montou” no nosso querido Tricolor, onde parece que os velhos senhores lá instalados, só pensam em manter os seus interesses pessoais. Leco, Guerreiro, Casares, etc, representam o continuismo. Tomara que apareça uma nova liderança para recolocar o São Paulo nos eixos de clube vencedor e respeitado.

    • Concordo com o que vc diz mas acredito que o Leco não ganha a nova eleição , e se ganhar pelo apoio do MAC dado nas entrevistas ontem acredito que o vice de futebol seja ele , o Atayde sai com a imagem tão desgastada quanto do Carlos Miguel , pois se nesta vez ele não foi conivente , em outras ele participou , outro que tem de passar longe de uma diretoria é o tal Douglas que está citado nas gravações como querendo comissão estudo.

  6. Bom dia à todos…saudações tricolores…sou torcedor do São Paulo…moro em Mococa/SP que fica a exatamente a 270 Km da Capital…não pertenço a nenhum grupo político do São Paulo F. C. Mas estou acompanhando todos os noticiários a respeito desta “crise” política que o nosso querido Clube vêm atravessando…estou muito chateado e principalmente decepcionado com a administração deste Senhor que fez do São Paulo…um balcão de negócio…como se fosse um empresa particular da sua família…onde colocou…sua filha…sua namorada…para obter vantagens em todos os tipos de negociatas…Espero que o nosso honrado Conselho Deliberativo…tome todas as providências cabíveis…e…não arquive um só denúncia, pois achar que investigar poderá desgastar o clube, é um pensamento irresponsável, porque o São Paulo Futebol Clube, sempre foi modelo, e, precisamos continuar como um clube de vanguarda, devemos dar o o exemplo e banir do futebol brasileiro, pessoas como este Senhor que ocupa lamentavelmente à Presidência do nosso querido Tricolor Paulista. Senhores Conselheiros…vamos cuidar do São Paulo F.C., como todo o amor daqui pra frente…sem esquecer da justiça que a torcida espera que ocorra…sem clemência daqueles que “mancharam” o nome do nosso amando Clube…Salve o Tricolor Paulista!!!!

  7. Se os conselheiros não aprenderem a importante lição que a gestão Aidar deu, não vai adiantar de nada. Sai um corrupto que não sabia lesar quieto e talvez futuramente entrará outro mais esperto.

    Chega desse modelo engessado, o São Paulo tem que mudar para o bem da instituição. A administração tem que ser mais transparente, os dirigentes tem que ser responsabilizados na justiça por suas administrações. Quem está no comando tem que perder alguma coisa caso não faça o seu trabalho direito, só assim afastaremos gente como Aidar e Douglas no futuro. Infelizmente não dá pra contar com a palavra ou caráter de ninguém.

  8. A pergunta que fica é A algum candidato digno e com competência para ser presidente do São Paulo neste momento? A crise , as acusações veem desde a época do Juvenal Juvêncio , e estourou agora na gestão Aidar.

    Leco? Casares? quem será o homem que vai reconstruir o clube , e coloca-lo de novo no caminho das Glórias do passado?? Estamos a anos em crise , sendo coadjuvantes em todos os campeonatos , e desorganizado dentro e fora de campo.

  9. A presidência é um pedaço de carne suculento e os conselheiros hienas famintas. Sai um crápula e outro toma o seu lugar, nenhum deles, absolutamente nenhum tem um pingo de preocupação com o clube, com os torcedores, o mais importante são os cargos para nas festinhas de rico poder dizer com voz pomposa, eu sou diretor do são Paulo, o time está falido, as tão difíceis glórias sendo jogadas no lixo, mas eu sooull direthorrr do soberano, que soberano? Soberano do que? Não existe soberania que dure pra sempre, o próprio conceito é efêmero, um grande engodo bolado por ricos arrogantes, temos que dividir as coisas, o clube e tudo que ele representa e essa diretoria escrita e seus conselheiros podres e carcomidos pela ganância e soberba.

  10. Que adianta sai o Aidar e vem o boquirroto falastrão e incompetente Leco primeiro por trinta dias e depois por mais tres anos pois se ele for o candidato do Cachaceiro JJ ele sera eleito facilmente pois o etilico EX presidente tem a maioria dos conselheiros, então muda as moscas e a merda continua ma mesma

  11. Paulo Pontes , que nosso conselho do qual faço parte faça sua obrigação apurando
    tudo aquilo que nos subtraíram . Passar o SPFC a limpo passa a ser a missão do Conselho Deliberativo . Esclarecer e punir exemplarmente quem nos vilipendiou , que jogou nosso nome na lama , isto não é revanche e muito menos vingança , é OBRIGAÇÃO!!!

    • Sr Giacomo que DEUS os ilumine e por favor coloquem nosso SPFC em ordem pois nós meros mortais e torcedores sãopaulinos não aguentamos mais ser alvo de chacotas dos rivais e façam tudo com muito carinho e amor pelo nosso glorioso Tricolor. OBRIGADO

      • Caro Ronaldo , obrigado por suas palavras . Ninguém é mais sãopaulino do que
        eu , ninguém ama mais o SPFC do que eu . Nunca me aproveitei de absolutamente nada , lembro até que a um tempo at’ras houve no conselho uma tentativa de que nós conselheiros voltássemos a pagar a contribuição mensal de conselheiro como era feito no passado , foi votado e apenas eu Canassa votamos a favor . Além de ver e sofrer como todos sãopaulinos verdadeiros com a atual situação que passamoh eu tenho que conviver com posts como o do Anthrax que joga na mesma vala o nome dos quase 240 conselheiros . Ronaldo eu agradeço a você a oportunidade de poder desabafar e dizer que existem muitos conselheiros sãopaulinos , honrados e honestos dentro do nosso Egrégio Conselho que como eu não fugirão da enorme responsabilidade que está em nossos ombros agora.

        • Muito bom ler estas palavras. Aproveitando, não seria agora a hora de fazermos uma ampla reforma no estatuto do clube? Acho que seria a melhor oportunidade, até mesmo seria mais importante do que a investigação em sim.
          1. Primeira sugestão seria a eleição de um suplente para cada conselheiro. Não podemos estar sujeitos à condição de saúde de nossos conselheiros. Se não me engano é o principal impeditivo para conseguir o impeachment. Obs: Não sei se isso já existe.
          2. Um sistema mais parecido com o parlamentarismo, com a figura de um primeiro ministro. Está ai o exemplo da dilma que poderia estar fora do poder há muito tempo já.
          3. A tão falada separação do social e do futebol. Com a possibilidade de voto para os torcedores do clube.
          4. Implantar o modelo chileno para escolha de cargos públicos para a escolha dos CEO profissionais que irão gerir cada área, ou seja são indicados por um comitê com representantes de oposição e situação com base em sua capacidade profissional e currículo, inclusive abrindo a possibilidade das pessoas se inscreverem como candidatas ao cargo.

          • 5. Caso for a prática comum estipular um teto para comissões em contratos, além de requisitos para que sejam pagas. Estabelecimento de concorrência aberta como critérios nos moldes das licitações para assinatura de contratos com valor superiores a um teto pré estipulado.
            6. Estipular a regra de que todos contratos deverão ser submetidos a um comitê composto de situação e oposição, sendo também submetidos a consultoria externa no caso de alcançarem um teto pré esabelecido.

            • Acho que existem dois caminhos.
              1.O clube se prepara para virar empresa.
              2.O clube abre um novo caminho continuando não sendo empresa, mas adotando as práticas dos países onde existem as melhores gestões públicas do mundo. Vide suécia, Chile e etc.
              Fora disso caro amigo não existe avanço. Existe simplesmente troca de poder entre grupos.

        • Giacomo, eu interpreto o post de outra forma.

          O conselho do SPFC se tornou um entrave para o clube crescer.
          Eu vi, ninguem me contou e não só uma vez: Conselheiros se empurrando para sair em foto com o Aidar, conselheiros viajando de graça para ver o SPFC numa época não tão longínqua, filhos de conselheiros a rodo com ingressos gratuitos para ficar em camarote com suas namoradas e postar selfies em jogo do SPFC, “musas” do SPFC ganhando ingressos em camarotes, passeios no vestiário e fotos com os jogadores muitas apadrinhadas por diretores – fora a briga para o estacionamento de carro dentro do estádio Morumbi.
          Para o torcedor comum, tem um preço, basta entrar no site, para outros….

          Tudo isto enche o saco sabe? Aqui a gente gasta uma nota com camisa, com sócio-torcedor, para parar o carro em estacionamento, comprar ingresso e uma boa parte é privilegiada ora por ser do conselho, ora por ser apadrinhado.

          A impressão sobre o que ronda o SPFC daqui de fora é a pior possível. É impossível pensar nos que realmente estão pró-SPFC.

          Eu torço para que gente como você ganhe espaço e que cresça internamente para que o clube tenha em seu comando gente pró SPFC.
          Siga em frente, encontre uma forma de mostrar o que acontece para os torcedores, garanto que nesta carência de caráter que o clube passa você seria elevado a um outro estádio.
          Continue sua missão, mas “apareça” para o bem do SPFC!

          • Puxa vida , Alexandre é até emocionante pois eu sei o que você sente . Saiba eu nao sou tao velho , estou beirando os 60 anos mas sou de um tempo
            que eu acordava aos sábados de manhã e ia de trem até o campo do Nacional de trem , sei lá como mas eu ia de trem para assistir o Sao Paulo no Dente de Leite , quando eu ia aos estádio assistir aos jogos junto com a Torcida Uniformizada nós entregavamos alguma identidade e nos era emprestado uma camisa da torcida que devolvíamos no fim do jogo , fui ao programa do Ayrton Rodrigues cortar o cabelo do saudoso jornalista Geraldo Bretas ter a cebeleira ser raspada a zero pois havia apostado em rede de televisao que o Mirandinha nao faria gol na defesa no Palmeiras ( obviamente fez e eu estava no estádio) , fui buscar o Dario Pereira no aeroporto quando veio do Uruguay , chorei muitas vezes nos ombros da Filhinha que era a nossa torcedora símbolo quando perdíamos , OU SEJA , também sou absolutamente contra tudo aquilo que voce descreve e que infelizmente ocorre mesmo . Eu apenas quero desabafar que nao sao todos os conselheiros que agem assim , tem muita gente séria . Agradeço a você a chance de me manifestar.

          • Gente não adianta nada ficar divagando sobre como era o SPFC em outros tempos. Os tempos mudaram e por isso é necessário mudar junto. Vamos propor mudanças. Vamos fazer manifestações pacificas. Vamos entregar propostas de projetos e dar apoio aos conselheiros que se propuserem a ser os agentes da mudança. Nostalgia só tem uso prático em sala de troféu. Vejo pessoas cobrando a organizada, mas porque só eles tem o direito de se manifestar. A opinião pública é a chave. A torcida não sabe o poder que tem. Estatuto nenhum barra a vontade da torcida. Mudemos o estatuto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*