Brasileiro inicia com bicampeão remontado e expectativa de equilíbrio

As duas edições passadas do Campeonato Brasileiro tiveram o domínio do Cruzeiro, que levou o troféu de maneira consecutiva e com ampla vantagem. Porém, o atual bicampeão nacional passou por uma reformulação, não mostrou a mesma força no Mineiro deste ano e deixou transparecer que a disputa desta temporada pode ter um equilíbrio maior, apesar de cinco dos principais times do País, entre eles a própria Raposa, ainda dividirem as atenções com a disputa do mata-mata da Copa Libertadores da América.

O Brasileirão começa neste fim de semana, com os postulantes ao troféu dispostos a evitar que o clube celeste conquiste o terceiro seguido. Os mineiros não têm mais nomes que brilharam nos títulos, como Ricardo Goulart, Marcelo Moreno e Éverton Ribeiro, entre outros. Assim, o clube foi às compras, mas ainda não encantou, ficando até fora da disputa da final do Estadual, que teve o rival Atlético-MG campeão. No entanto, o time de Marcelo Oliveira conseguiu avançar às oitavas de final da Libertadores, assim como os outros quatro brasileiros que disputam a competição continental.

Apesar de o Brasil ter mantido cinco representantes no torneio, logo dois se despedirão dos jogos internacionais e voltarão as atenções ao campeonato interno, já que esta primeira etapa de mata-mata tem confrontos nacionais. O próprio Cruzeiro encontra um compatriota na Libertadores e perdeu o primeiro compromisso para o São Paulo, enquanto Internacional e Atlético-MG também duelam, tendo empatado no Horto. O outro brasileiro na competição da Conmebol é o Corinthians, que joga as oitavas contra o Guaraní, que surpreendeu os comandados de Tite no jogo no Paraguai.

Pelo Brasileirão, a primeira rodada reserva um confronto justamente entre dois times que têm a cabeça voltada à América. O bicampeão estreará contra o Corinthians, no domingo, às 16 horas (de Brasília), longe de Belo Horizonte, na Arena Pantanal, por conta de punição sofrida pelos mineiros. Mesmo tendo a Libertadores como principal meta, o Alvinegro também deve dar atenção ao Nacional. O Timão foi o último paulista a ganhar o Brasileirão, em 2011, justamente quando era dirigido por Tite, que voltou neste ano.

Arte GE.Net

Já outro clube do Estado, o São Paulo, chega ao Brasileiro depois de ter encarado uma turbulência no Paulistão, quando apresentou oscilações, mesmo tendo feito contratações para este ano e mantido a base vice-campeã nacional passada – a única perda relevante foi Kaká. Em poucos meses, o time ainda ficou sem Muricy Ramalho, que já vinha sendo pressionado e deixou a equipe por problemas de saúde. Desta forma, Milton Cruz foi colocado no comando e continua ainda na função, até porque a diretoria não convenceu o argentino Alejandro Sabella a assumir o cargo.

Os dois grandes paulistas que eram menos badalados no início do ano, Santos e Palmeiras, terminaram o Estadual em primeiro e segundo, respectivamente. O time alviverde, que hoje tem seu futebol comandado pelo ex-cruzeirense Alexandre Mattos, ainda espera mostrar evolução no Brasileirão. Já o Peixe quer dar sequência à boa fase, esforçando-se para manter seus principais nomes: Robinho, Ricardo Oliveira e Lucas Lima. O quinto clube do Estado no campeonato é a Ponte Preta.

Assim como o Santos, outro campeão estadual que tenta embalar depois de ter superado a desconfiança é o Vasco, que voltou da Série B do ano passado e brilhou no Campeonato Carioca derrotando na decisão o Botafogo (rebaixado em 2014 no Nacional). Já Flamengo e Fluminense, que não disputam a Libertadores e não brigaram pela taça estadual, tentam usar o Brasileiro pela reação na temporada. O técnico rubro-negro Vanderlei Luxemburgo, que chegou a despertar o interesse do São Paulo, até levou o elenco para o interior paulista na preparação para a competição.

Com apenas três representantes mais uma vez na Série A, o Rio de Janeiro terá menos participantes do que Santa Catarina, com quatro clubes. Avaí e Joinville, que subiram da segunda divisão no ano passado, juntam-se aos remanescentes Figueirense e Chapecoense. A ascensão catarinense fica ainda mais evidente se comparada com a região Nordeste toda, que, depois dos rebaixamentos de Vitória e Bahia, ficou apenas com o Sport na elite.

O Brasileirão deste ano também tem uma novidade no horário. Nesta primeira rodada, o Grêmio enfrentará a Ponte Preta às 11 horas (de Brasília) de domingo, na Arena. A CBF já confirmou que outras partidas serão disputadas na faixa alternativa, sendo que o compromisso em Porto Alegre será o primeiro teste. Já o rival do Tricolor gaúcho, Internacional, que festejou o título estadual, estreia no Brasileirão contra o Atlético-PR, que lutou contra a degola no Paranaense, enquanto seu rival, o Coritiba, perdeu a decisão para o Operário. Quem completa a lista de participantes é o Goiás, campeão em seu Estado. A partir deste fim de semana, o Nacional dá a chance de reação, consolidação ou crise para 20 clubes.

Confira abaixo a tabela (com horários de Brasília):
Sábado:
18h30 – Chapecoense x Coritiba – Arena Condá
18h30 – Palmeiras x Atlético-MG – Palestra Itália
21h00 – Fluminense x Joinville – Maracanã

Domingo:
11h00 – Grêmio x Ponte Preta – Arena do Grêmio
16h00 – São Paulo x Flamengo – Morumbi
16h00 – Sport x Figueirense – Ilha do Retiro
16h00 – Cruzeiro x Corinthians – Arena Pantanal
16h00 – Atlético-PR x Internacional – Arena da Baixada
18h30 – Avaí x Santos – Ressacada
18h30 – Vasco x Goiás – São Januário

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*