Boca deve ser líder do ranking e São Paulo pode evitar rivais difíceis

A Conmebol deve divulgar até o fim desta segunda-feira o novo ranking da Libertadores, no qual se baseará o sorteio dos grupos, terça-feira à noite, no Paraguai.

Por enquanto, a confederação publicou os critérios para a elaboração do ranking. A partir desses critérios, o blog contabilizou os pontos e elaborou um ranqueamento preliminar, não oficial.

Por este ranking pré-definido, o Boca Juniors é o primeiro colocado e o Corinthians o mais bem classificado entre os clubes do Brasil. Em teoria, o São Paulo, terceiro brasileiro, não correria o risco de enfrentar os rivais mais difíceis na primeira fase. Isso porque Racing, Huracán e Santa Fé cairiam no mesmo pote são-paulino.

A Conmebol ainda não anunciou que vai dividir o sorteio em potes, como acontece na Uefa, mas a tendência é essa, levando em conta o ranqueamento. Daí o São Paulo ter, aparentemente, mais chance de enfrentar rivais entre Caracas, Oriente Petrolero, Independiente del Valle, Universidad Cesar Vallejo, Puebla ou River Plate, do Uruguai.

Os critérios objetivos criados pela Conmebol são: 1. Performance nos últimos dez anos; 2. Coeficiente Histórico; 3. Títulos nacionais nos últimos dez anos.

Para entender a pontuação histórica, um título da Libertadores conquistado em 2015 vale 10000 pontos, em 2014 vale 90 pontos e assim sucessivamente até alcançar cem pontos para o campeão de 2006. A ideia do decréscimo vale para os títulos nacionais. A única pontuação que não decai é a das conquistas históricas. Nesse caso, os campeões sempre recebem bônus de 100 pontos, os vice-campeões ficam com 50 pontos e os semifinalistas com 30.

Também serão somados pontos por vitórias e por empates na Libertadores, classificações para as oitavas ou quartas-de-final, com valores maiores quanto mais recente for o resultado.

Não é fácil somar tudo. Daí poder haver erro na listagem elaborada pelo blog. Só se saberá com certeza após a divulgação pela Conmebol. A divisão por potes feita abaixo vale para começar a ter noção de como será o sorteio desta terça-feira.

Primeira fase

Pote 1                           Pote 2

São Paulo                      Caracas

Universidad de Chile      Oriente Petrolero

Santa Fé                        Independiente del Valle

Guaraní                         Cesar Vallejo

Racing                           River Plate (Uruguai)

Huracán                        Puebla

Fase de grupos

Pote 1

Boca Juniors

River Plate

Corinthians

Atlético

San Lorenzo

Atlético Nacional

Nacional

Peñarol

Pote 2

Grêmio

Olimpia

Bolívar

Emelec

Universidad Católica

LDU

Cerro Porteño

Palmeiras

Pote 3

Colo Colo

Alianza

Sporting Cristal

Deportivo Cáli

Pumas

Deportivo Táchira

The Strongest

Toluca

Pote 4

Cobresal

Trujilanos

* Seis dos oito grupos terão equipes participantes da primeira fase.

 

Fonte: blog do Perrone

 

Nota do PP: O Tricolornaweb, como de costume, estará transmitindo em tempo real o sorteio dos grupos da Libertadores nesta terça-feira, a partir das 21h30. Fique ligado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*