Bastidores do caso Cueva: irritação, surpresa e críticas internas

O atrito entre São Paulo e Cueva aumentou depois que o clube recusou uma proposta do Al-Hilal, da Arábia Saudita pelo meia peruano.

Desde que o Tricolor divulgou a informação de que Cueva estava fora do duelo com o Mirassol, nesta quarta-feira, às 21h45, o GloboEsporte.comapurou os bastidores do caso e conta abaixo consequências e fatos anteriores ao episódio da última terça-feira.

Irritação

Nos bastidores do São Paulo, a informação é de que Cueva se irritou por ter ficado no banco de reservas contra o Novorizontino. Mesmo depois de se apresentar com seis dias de atraso e consequentemente receber uma multa.

Ele entrou aos 21 minutos do segundo tempo, no lugar de Brenner, e não conseguiu evitar o empate sem gols no Morumbi.

Há relatos de que antes mesmo da proposta do Al-Hilal ser confirmada o peruano pedia para sair. O Tricolor, no entanto, não quer negociá-lo e argumenta com o próprio Cueva que a disputa da Copa do Mundo na Rússia, com a seleção peruana, vai valorizá-lo. O clube também diz nos bastidores que nem todas as especulações levantadas pelo meia podem ser levadas a sério.

Vale lembrar: no planejamento inicial, o peruano não jogaria agora. Como Cueva começou a treinar depois de todo o grupo, o clube iria segurá-lo até que ele completasse a carga de atividades e se igualasse ao restante do elenco.

Mas por uma troca na data do jogo do Bragantino, originalmente marcado para o dia 10 de fevereiro e antecipado para o dia 7 do mesmo mês, o Tricolor mudou o planejamento. O São Paulo ganhou semana livre entre o duelo com o Bragantino e o Ituano (dia 15 de fevereiro), e por isso decidiu antecipar o uso do meia agora, que seria recompensado com um descanso futuro.

Atitude e postura de Cueva são reprovadas internamente no São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Atitude e postura de Cueva são reprovadas internamente no São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Mimado

Esse é o termo usado internamente para classificar Cueva. Em publicação (posteriormente apagada) para dar sua versão do caso, o peruano disse:

– (…) esperava começar jogando amanhã (quarta-feira) para estar bem de ritmo e fisicamente para o jogo contra o Corinthians, porém por opção da comissão técnica eu ia no banco de reservas, então me pareceu que não sou importante para o time , e pedir para não viajar e analisar as propostas que chegaram para mim. Estou à disposição sempre para ajudar esse grande clube, jogando”.

Na avaliação do São Paulo, o posicionamento do jogador, fortemente repreendido por torcedores, corrobora a ideia de que Cueva só aceita fazer parte do grupo para ser titular. Ou seja, a ideia é de que falta senso coletivo ao peruano.

Cueva postou sua versão, foi criticado e então apagou a postagem (Foto: reprodução / Instagram)

Cueva postou sua versão, foi criticado e então apagou a postagem (Foto: reprodução / Instagram)

Surpresa

O Tricolor considera a postura de Cueva ruim. O peruano é visto como uma pessoa difícil de ser administrada.

A declaração do jogador por meio da sua rede social gerou mal-estar interno e surpresa. Antes de publicar sua versão do caso, o peruano disse a funcionários do São Paulo que não estava contente com a diretoria e por isso não iria viajar com o time para enfrentar o Mirassol.

As palavras usadas por Cueva na publicação, algumas delas direcionadas para a comissão técnica e citando sua condição de reserva, caíram muito mal no São Paulo. Mas não houve um movimento ou pedido do clube para que o jogador apagasse o texto.

A ideia com a publicação era dar uma resposta às palavras do executivo de futebol Raí, que disse o seguinte ao site oficial do Tricolor:

– O Cueva nos pediu para não participar do jogo e nós avaliamos que ele não está plenamente comprometido com a agenda do clube neste momento. Assim, decidimos não levá-lo com a delegação para Mirassol. Nós lamentamos essa situação e estamos trabalhando para tê-lo apto física e mentalmente e à disposição para voltar a contribuir com o São Paulo o mais rápido possível. O São Paulo não abre mão do jogador neste momento.

Presidente Leco e Raí não querem vender Cueva (Foto: Marcelo Hazan)

Presidente Leco e Raí não querem vender Cueva (Foto: Marcelo Hazan)

Sem venda neste momento

O São Paulo não tem interesse em negociar Cueva neste momento. A oferta do Al-Hilal recusada era de 7 milhões de euros (R$27,8 milhões), com uma promessa verbal de que poderia chegar a 8 milhões de euros (R$ 31,8 milhões). O Tricolor respondeu que não seria necessário aumentar para esse montante, pois não vai vendê-lo.

Além de não querer a saída do peruano, o Tricolor não sente segurança em fazer negócio com o clube árabe, pois não vê no Al-Hilal um histórico confiável no mercado de transferências.

O São Paulo também acredita que Cueva tem valor de mercado maior do que o oferecido agora e também importância técnica para o time.

Fonte: Globo Esporte

7 comentários em “Bastidores do caso Cueva: irritação, surpresa e críticas internas

  1. A Mano vai tomar no cu ninguém pode falar nada a vai se foder e ainda tem torcedozinho q fala a O SP é isso somos sim mas também precisamos do jogador até pq só temos a Marca SP pq com essa diretoria safada não da pra ninguém quere nada e o técnica pensa o q da vida o time feio do caralho temos o melhor jogador no time e ele fica no banco ainda vem uns torcedores pau no cu dizer q ele não aceita ser reserva kķk ele vai ficar no banco pra quem no SP AAA vão da o cu Mano não temos ninguém é o único tem q pegar banco essa diretoria safada se quisesse pensar no clube não vendia jogador vender pra quer se não compra ninguém melhor

  2. Boa noite tricolores!!
    Acredito que o melhor para o São Paulo seria mandar esse cara pra geladeira lá em Cotia para ele esfriar um pouco a cabeça e saber quem é que manda.

  3. Chega dessa frase de que é ruim segurar jogador quando quer sair! Jogador tem contrato, só sai se for bom pro clube e pronto!!! Dembele, Aubameyang, Coutinho, todos queriam sair e só rolou qndo a venda foi boa.

    Se eu sou o Raí: deixo o Cueva treinando em separado até ele pedir desculpas públicas a torcida, companheiros e clube, e afirma ao jogador: só vai sair por uma valor que o SP ache justo. Eu acho que uma venda próxima de 12 mi de euros seria justo, com 50% dessa grana da pra trazer Nene + 2 pontas + LD

  4. Meu ponto de vista:
    É o melhor jogador do elenco. Seria ideal ele ter ritmo de jogo para enfrentarmos o Corínthians.
    Ele errou na reapresentação, multa o cara e assunto resolvido. Não sei no que o clube se beneficiaria deixar de fora da maioria dos jogos o melhor jogador do elenco, sendo que em 6 pontos contra times ridículos, só ganhamos 1 e a pressão está horrível.

  5. Venda esse Cu-evas embora ja. Não precisamos de jogador que não obedece o treinador. Veja se no contrato do jogador esta escrito que ele deve ser titular e se ele pode atrasar para o treino, volta de ferias e etc. Ele e capaz de contagiar algum outro jogador do time, fazendo o mesmo. Isso e irritante, não tem senso de grupo, e não vale a pena ficar no clube. Deve ter um time da 2 ou 3 divisão da Europa que compraria ele. Esse não vai se valorizar depois da copa, pois o Peru não passa da primeira fase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*