Auro recebe proposta, mas ouve pedido de Osorio para ficar

O lateral direito Auro, revelação do São Paulo, de 19 anos, tem uma proposta de empréstimo do Estoril, de Portugal, e até o início desta semana pretendia aceitá-la. O chamado do técnico Juan Carlos Osorio para uma conversa particular e um pedido inesperado, no entanto, fazem o atleta repensar a decisão.

Nos últimos dias Osorio conversou com Auro e pediu para que ele não aceite a proposta do Estoril. O treinador que concordava com o empréstimo mudou de ideia e falou ao jovem que, agora, ele virou opção para o ataque do São Paulo, para atuar na ponta esquerda ou direita – como aconteceu na vitória de quarta-feira sobre o Figueirense, como titular.

Osorio prometeu que Auro será mais utilizado. O jovem apareceu para o time profissional em 2014, chegou a ser titular da lateral direita após a venda de Douglas para o Barcelona, mas perdeu espaço por deficiências na parte defensiva do jogo. Em 2015, teve sequência como titular em março, mas deixou de ter oportunidades após a demissão de Muricy Ramalho. No período em que Milton Cruz comandou o time como interino, atuou em apenas uma partida, contra a Portuguesa, durante 15 minutos – e como ponta esquerda.

Ao estabelecer o esquema tático padrão do São Paulo com três defensores, Osorio pensou em Bruno, Thiago Mendes e Hudson como opções para a ala direita. Nunca Auro. O plano do técnico colombiano e de sua comissão técnica era, até a semana passada, emprestar o jovem lateral por uma temporada para que ele ganhasse experiência e voltasse em melhor forma para sevir ao clube.

Auro é agenciado por André Cury, agente representante do Barcelona no Brasil – o jovem foi levado para conhecer as estruturas do clube espanhol, foi apadrinhado por Daniel Alves e conheceu astros como Lionel Messi. Cury trabalhou na Traffic, empresa que tinha participação nos direitos econômicos do lateral direito Douglas, hoje camisa 2 do clube catalão.

Desde 2010 a Traffic é acionista majoritária do Estoril. O clube, que ficou perto de ser vendido no último mês, é controlado pela filial holandesa da empresa. Caso concretize o empréstimo, Auro seria companheiro de clube do volante Gladestony e do zagueiro Diego Carlos, jogadores contratados pelo São Paulo em 2012 em negócio com o Desportivo Brasil, junto à compra dos direitos econômicos do meia Lucas Evangelista, hoje na Udinese, da Itália. Diego Carlos e Gladestony chegaram a treinar com o elenco proifissional do São Paulo em 2013, mas nunca entraram em campo.

O empréstimo ao Estoril serviria como ponte europeia para Auro e também para ganhar experiência. Um espelho da situação é o empréstimo do volante João Schmidt, também revelado pelo São Paulo, ao Vitória Setúbal, de Portugal, por uma temporada. Schmidt voltou ao Morumbi em julho, foi reintegrado ao elenco profissional e tem ganhado chances com Juan Carlos Osorio.

Se deixar o São Paulo, Auro será a oitava baixa no elenco desde a chegada de Osorio. Paulo Miranda, Denilson, Souza, Cafu e Boschilia foram vendidos, Ewandro foi emprestado e Dória não permaneceu após o fim do empréstimo. O Estoril tem até 31 de agosto, data final da janela europeia, para completar o negócio.

Um comentário em “Auro recebe proposta, mas ouve pedido de Osorio para ficar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*