Ataque e defesa do São Paulo estão entre os piores da Série A

O início desta temporada tem sido um pesadelo para o São Paulo. Eliminado precocemente da Copa Libertadores, derrotado nos dois clássicos que disputou até aqui e flertando com a possibilidade de não disputar o mata-mata do Paulistão, o Tricolor está crise. Mais do que isso, o time é um dos menos produtivos de todos os 20 participantes da Série A.

O São Paulo tem uma das piores médias de gols marcados das equipes da elite do futebol brasileiro. Até aqui, em dez partidas oficiais disputadas, o time do Morumbi marcou apenas nove gols. Os números só não são piores do que os registrados por Palmeiras e Athletico-PR, clube que disputa o estadual com a equipe sub-23.

O rendimento do ataque é uma das maiores preocupações atuais do Tricolor. Afinal, a diretoria reforçou o setor para esta temporada com a chegada de Hernanes, principal contratação para 2019, Pablo, reforço mais caro da história do clube, e Biro Biro, como opção para as pontas, mas os resultados ainda não apareceram.

Os problemas ofensivos se repetem na defesa. Dos dez jogos oficiais disputados na temporada, o São Paulo sofreu nove gols de seus adversários. A média só não é pior do que as de Corinthians e Bahia. O momento é tão complicado que, dos adversários deste ano, apenas o Red Bull Brasil não conseguiu fazer gol no Tricolor. Se considerarmos os jogos da Florida Cup, quando a equipe levou seis gols em dois jogos, a média sobe para 1,25 – o que seria a pior do país.

Ciente do desequilíbrio apresentado pela equipe neste início de temporada, a comissão técnica interina tenta encontrar soluções para os vários problemas da equipe do Morumbi. Uma das ideias de Vagner Mancini é dar mais velocidade pelas laterais do campo. Enquanto isso, a diretoria tenta enxugar a folha salarial e mudar o perfil do elenco. Tudo isso em meio à crise e aos protestos dos torcedores.

Os piores ataques da Série A:

Athletico-PR – 0,83 gol por jogo
Palmeiras – 0,88 gol por jogo
São Paulo – 0,90 gol por jogo
Chapecoense – 1,08 gol por jogo
CSA – 1,10 gol por jogo

As piores defesas da Série A:

Corinthians – 1,09 gol por jogo
Bahia – 1,00 gol por jogo
São Paulo – 0,90 gol por jogo
Fortaleza e Internacional – 0,88 gol por jogo
Flamengo – 0,86

 

Fonte: Lance

5 comentários em “Ataque e defesa do São Paulo estão entre os piores da Série A

  1. Na verdade essas estatísticas escondem algo ainda mais tenebroso do que a manchete mostra.
    Em 10 jogos foram 3V 2E 5D, 11 pontos em 30 possíveis, aproveitamento de 37% dos pontos disputados. Esse desempenho levaria ao rebaixamento no campeonato brasileiro.

    Alerta: nossas vitórias foram contra times que não disputam as principais competições do continente. Se considerarmos confrontos apenas contra equipes que disputam as séries A e B do campeonato brasileiro tivemos 4 jogos e 4 derrotas (Santos, Ponte, Guarani e Corinthians), aproveitamento ZERO!

    Não dá para defender a atual gestão do futebol.

  2. É… tudo o que disseram nos dois posts anteriores são verdades relativas. Mesmo dotado de uma super dose de otimismo, não podemos ser cegos, a ponto de achar que está tudo bem, ou então, que vai melhorar de uma hora para outra. São anos de fracasso, e esse é um prato cheio para ser explorado pela mídia gambática. Quando o planejamento erra grotescamente, o resultado não pode ser diferente. Admitamos que a coisa está feia demais e o sofrimento será menor.

    • Quando eu digo “salvar”, estou longe de dizer que dá para ser campeão e dizer que estou otimista com esse time. Só quis destacar que essas pseudo estatísticas da imprensa marrom são como água de batata: não servem pra nada.
      Mas voltando ao “Salvar”, pra mim, é salvar mesmo, ou seja o time não passar mais tanta vergonha no ano e, no mínimo, não ser rebaixado.
      Sim, meu nível de expectativa com o São Paulo está muito baixo e vejo um futuro muito sombrio pra gente.
      Não tenho esperança alguma com Leco & Cia. Nunca tive. Nem com ninguém desse conselho atual em condições de ser presidente.
      Aliás, já escrevi aqui num comentário seu, que depois do saudoso Dr. Marcelo Portugal Gouveia o São Paulo nunca mais teve ninguém com real capacidade de assumir a presidência. Infelizmente não fez um sucessor a sua altura. Parafraseando um comentário que li na Internet, aquele nosso São Paulo, campeão e à frente do seu tempo, infelizmente, morreu junto com o nosso último ilustre presidente.

  3. Matéria para encher ‘linguiça’. Todo mundo sabe que o campeonatos regionais não são parâmetro pra nada. Torneio em começo de temporada, sem tempo para os clubes pegaram entrosamento e preparação física adequada.
    Serve apenas de termômetro apenas corrigir os erros, nunca como referência de bom trabalho para o resto do ano. Vejam que muitos campeões estaduais acabaram o ano rebaixado.
    E a maior prova disso é o Santos, líder absoluto do Paulistinha com o endeusado do Sampaoli no comando, que acabou de ser eliminado da Sul Americana pelo ‘todo poderoso’ River Plate, o genérico do Uruguai.
    Se eles tivessem levado a sério a goleada que levaram para o Ituano, teriam visto que não é o trabalho Sampaoli que é bom e sim o dos adversários que têm sido medíocre até agora.
    Que tudo sirva de lição ao São Paulo, pois ainda dá tempo de corrigir todos os problemas e salvar o resto do ano desse desastre que foi o planejamento na pré-temporada.

  4. A mesma materia poderia ser “São Paulo tem ataque melhor do que Palmeiras”. Ou “São Paulo tem defesa melhor do que Corinthians”.

    A imprensa trata o Sao Paulo de maneira diferente do que os rivais, em especial o Corinthians. Este tratamento tem influência no nível da crise que o clube chegou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*