Ataíde não cumpre metas, mas se defende: “Mereço segunda chance”

Ele não goza de muito prestígio com torcedores do São Paulo. Alvo de muitas críticas, o vice-presidente de futebol tricolor, Ataíde Gil Guerreiro, recebe todos os dias mensagens em seu celular com frases ofensivas pedindo a sua saída do clube. Em alguns jogos no Morumbi, ele chegou a discutir com são-paulinos quando estava deixando a cadeira cativa e se dirigindo ao vestiário. Mesmo assim, o advogado não se dá por vencido. Depois de um ano com muita polêmica e poucos resultados, ele diz entender a irritação do torcedor, mas pede a chance de mostrar serviço em mais uma temporada.

Ataíde ficou refém do que falou no começo do ano. Na ocasião, disse que se não atingisse certas metas na temporada, deixaria o futebol do Tricolor. Elas não foram alcançadas, mas ele não vai cumprir a promessa. Explica que foi prejudicado pelo desmanche ocorrido no elenco no decorrer do ano e pede nova chance à torcida.

Ataíde Gil Guerreiro São Paulo (Foto: Diogo Venturelli)Ataíde admite que ficou devendo, mas espera compreensão da torcida (Foto: Diogo Venturelli)

– A primeira meta era atingir 65% de aproveitamento dos pontos disputados e chegamos apenas a 60%. Além disso, criamos um sistema de pontuação que nos obrigava a conquistar alguns títulos, o que não aconteceu. Finalmente, havia a exigência de a gente conseguir revelar quatro jogadores da base para o profissional. Essa última nós conseguimos. Não atingimos as demais, o que nos obrigaria a deixar o departamento de futebol.  Mas acho que mereço uma nova chance, já que o presidente Carlos Miguel (Aidar, que pediu afastamento por conta de irregularidades) esfacelou o elenco – afirmou o dirigente são-paulino, em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com.

 No total, oito atletas foram negociados: Paulo Miranda (RB Salzburg, da Áustria), Rafael Toloi (Atalanta, da Itália), Souza (Fenerhbaçe, Turquia), Boschilia (Monaco, França), Ewandro (Atlético-PR), Jonathan Cafu (Ludogorets, Bulgária), Denilson (Al Wahda, Emirados Árabes), além de Doria, que não teve o empréstimo do Olympique de Marselha renovado.

O São Paulo esperava lucrar R$ 44 milhões com a venda de Rodrigo Caio. Mas como a negociação não deu certo, explicou Aidar na ocasião, houve o desmanche do elenco para tentar equilibrar as contas. Ataíde, porém, não relaciona um fato com o outro.

– Ele (Caio) seria apenas mais um a sair. O presidente Carlos Miguel estava decidido a promover a saída de alguns ativos da equipe.

Com as transferências, Ataíde viu o time se enfraquecer e, afirma, ficou impossível atingir as metas traçadas.

– Perdemos peças importantes que ajudavam nosso elenco a ser forte. O pior é que entre os atletas que saíram, alguns renderam muito pouco, já que o clube tinha uma porcentagem pequena. Além disso, com a situação financeira complicada, não tivemos a condição de repor essas peças. Por isso, acho que eu merecia ter uma segunda oportunidade em 2016. Uma chance de mostrar um futebol organizado, sem atropelo, sem problemas – disse.

O vice de futebol vai ter uma conversa com o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, para manter algumas metas para a próxima temporada. Otimista, ele acredita que, como os problemas políticos acabaram e o clima está cada calmo, todo o trabalho poderá ser feito apenas visando a evolução da equipe em campo.

Ataíde Gil Guerreiro São Paulo (Foto: Diogo Venturelli)Ataíde diz que vai estabelecer metas mais uma vez; Vai cumprir? (Foto: Diogo Venturelli)

– Acho que essa história de meta é bem interessante. Vou conversar com o presidente Leco e estabelecer algumas que teremos de cumprir. Volto a afirmar e não estou sendo pretensioso, garantindo que desta vez as metas serão cumpridas. Mas a verdade é que fatos alheios ao futebol atrapalharam muito neste ano.

Ataíde mostra preocupação com a irritação do torcedor que, segundo ele, é quem comanda o clube. Mas ele espera que na próxima temporada os críticos possam vê-lo de maneira diferente.

– Muitas pessoas me perguntam por que eu não largo tudo. A verdade é que eu gosto muito do futebol. Fui convidado a fazer parte das diretorias de futebol de outros presidandes. Não aceitei nenhum deles porque sempre tive uma participação nos bastidores, mas não queria me envolver em política de clube. Depois, achando o Carlos Miguel um homem sério e honesto, aceitei vir para o futebol. Quando você começa a trabalhar no futebol,  se apaixona. Se sair agora, vou sair como derrotado porque não consegui fazer o que me propus. Quero me reabilitar no próximo ano, ser entendido pela torcida. Que ela me considere parceiro e não como alguém que tire os sonhos dela.

 

Fonte: Globo Esporte

7 comentários em “Ataíde não cumpre metas, mas se defende: “Mereço segunda chance”

  1. Ataide vá cuidar da família e da sua vida pessoal, para o São Paulo não dá mas, sua imagem está muito desgastada.
    Vc já teve sua chance e não foi bem então seja homem e cumpra sua palavra.

  2. Antaíde, já está provado que o Sr. não tem capacidade para estar na frente do soberano, se o Sr. tivesse um pouco de vergonha na cara sairia numa boa, Palavra é tudo nessa vida, se vc mesmo disse que não sairia se nao cumprise suas metas.

    Então VAZA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Concordo que merece.
    Merece em outro clube, não no SPFC.
    Vai pro Avaí, Joinvile, Figueirense….vai ser aprendiz de diretor em outro lugar, não aqui.
    Fraco, prepotente, arrogante, falastrão e agora, sem palavra, já que cansou de dizer que ia embora no final do ano.

    Depois de sair rindo nos 6-1, não tinha outra coisa a fazer senão sumir do mapa!
    É mais um que vive da sede de poder.
    Tem que ir embora, tem que ser demitido pelo Leco. Não pode continuar.

    A torcida do SPFC odeia este cara – só está lá pela maldita política do clube, trabalho que é bom mesmo, nada.
    Ser honesto é uma prerrogativa para o cargo e não uma qualidade.

    FORA! FORA! FORA!
    FORA ATAÍDE!

  4. Ataíde, grande maioria da torcida não o quer representando o São Paulo, larga o osso, você já demonstrou o quanto é incompetente.

    Montou um elenco desequilibrado, falou e se mostrou como um pavão durante todo 2015, sabia de muitos esquemas dentro do São Paulo (gravação), e foi omisso. Perdeu apenas dois titulares, o resto nunca acrescentou em nada.

    Você emprestou Ewandro até o fim de 2016, e contratou Wilder para agradar Osório, você contratou um zagueiro que não fez 20 partidas pelo clube, e onerou o clube em quase 1 milhão em comissão ao empresário do jogador.

    Você pode até gostar muito do futebol, mas não tem competência para gerir um clube do tamanho do São Paulo, e o seu apego ao poder está levando o São Paulo para o buraco.

  5. Nunca opinei sobre ele aqui neste espaço, isso por julgar ser impossível para um vice presidente atuar a contento com o presidente que lá estava, só pensando e fazendo besteira uma atrás da outra. Algum mérito ele teve, apesar do tumulto que durou o ano todo, a equipe se manteve relativamente tranquila, outros nesse caso caíram, no papel de blindagem pelo menos foi bem. Com o Leco que delega e é mais tranquilo vamos ver como vai se sair.

  6. Nada a comentar… o falastrão, de repente, ficou humilde e pede uma segunda chance. Fica a indagação: não foi ele mesmo que estabeleceu a sua meta, de conquista de pelo menos um título, caso contrário pediria demissão? Cumpra sua palavra e pela demissão. Penso que o São Paulo conta com outros quadros em seu CD que podem substituí-lo de forma vantajosa, e assim melhorar a performance da equipe em 2016.

    • Concordo com vc. Arrogante pra c**** e agora vem dar uma de humilde?
      FORA! JA ERA!Já deu, vaza!

      Um clube do tamanho do SPFC, com tanta gente boa, tanto ex-jogador, dirigentes de campo….tem que manter um diretor meia boca apoiado por um grupo político sem saber nada de futebol? Sinto muito, mas não!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*