Artilheiro na base, Joanderson está de saída do São Paulo. E de graça

Cria do CT de Cotia, com faro de gol apurado nas categorias de base. Joanderson de Jesus Assis é da mesma geração de Boschilia, Auro e Ewandro, que hoje integram o time profissional. Mas, enquanto o trio integra o elenco que realiza a pré-temporada e tentará quebrar o jejum de títulos em 2015, ele está de saída do Morumbi. E de graça.

Explica-se. O vínculo do jogador termina no dia 15 de fevereiro e, até agora, as negociações entre o gerente de futebol do São Paulo, Gustavo Vieira de Oliveira,  e o agente do garoto, Paulo Pitombeira, estão emperradas.

A questão deixa irritado o vice-presidente, Ataíde Gil Guerreiro, que já fala em discutir a questão na Justiça.

– Eu espero que ele fique. Estamos colocando a base dentro do que devia ser. Antes, existiam vários exageros.  Fizemos várias propostas dentro do que a base deve receber. Se não der certo, vamos discutir na Justiça. Sou advogado, vamos levar o caso e resolver judicialmente – afirmou o dirigente são-paulino.

Joanderson, que completa 19 anos em fevereiro, começou a ganhar destaque no time que conquistou a Copa do Brasil sub-17 de 2013, torneio em que ele terminou como artilheiro. Sempre como titular na base, foi o maior goleador de vários torneios.

Coincidência ou não, como está em fim de contrato, Joanderson foi retirado do elenco que disputa a Copa São Paulo de juniores e agora só treina com companheiros da equipe sub-20 que não estão sendo usados na competição pelo técnico Menta.

Do lado do atleta, dois fatos preocupam demais. Além da questão financeira, a enorme concorrência existente no ataque profissional traz incerteza. Se os atacantes que estão lá em cima, como Ademilson e Ewandro, sofrem para ganhar uma oportunidade, vale a pena um novo vínculo para Joanderson? O zagueiro Lucão viveu situação parecida e só aceitou renovar porque recebeu um valor de luvas muito alto.

Questionado sobre o assunto, o agente Paulo Pitombeira garante não ter outra proposta nas mãos.

– Tenho ótima relação com a diretoria do São Paulo e vamos continuar negociando. Cada um está procurando o melhor para o seu lado, é absolutamente normal – ressaltou.

A negociação entre as partes começou em dezembro de 2013. E, apesar das dificuldades, o São Paulo fez questão de mostrar que Joanderson estava nos planos ao inscrevê-lo na Copa Sul-Americana do ano passado, sem ser utilizado. A estratégia, no entanto, não surtiu o efeito desejado, e o acerto financeiro segue bastante distante.

10 comentários em “Artilheiro na base, Joanderson está de saída do São Paulo. E de graça

  1. Vai buscar o que na justiça? Direito a escravizar o cara?
    Se ele não tem espaço ou quer muita grana pra renovar, paciência, deixa sair. Parece que tem futuro, assim como parecia o Ademilson, Henrique, Wilian José, Casemiro, Lucas Piazon, Diogo… tem que ter um limite aí pra apostar.

    • Concordo… nem tudo, ou quase nada, que reluz é ouro! Não vi suficiência de talento para permanecer no plantel… ainda mais fazendo exigências! Melhor segurar o João Paulo “Hulk”, que está mostrando muita raça dosada com boa técnica.

  2. Para o jogador, continuar no SP pode não ser a melhor opção, afinal, ele já tem 19 anos e não pode esperar mais 2 ou 3 anos para ter uma verdadeira chance entre os profissionais. O time conta com atacantes contratados a peso de ouro que dificilmente serão barrados por uma jovem revelação, a menos que fosse um craque; e craque acredito que não seja o caso, pois craque com 18 anos já estaria jogando campeonatos de série A, e não na base. Outra dificuldade é a filosofia de trabalho do treinador do time principal que tem pouca paciência para treinar os jovens. Por tudo isso, mesmo com chance de ver mais um futuro atacante de sucesso deixar o clube, não há como o SP fazer loucura financeira para continuar com ele por mais alguns anos antes de vê-lo brilhar em campo entre os profissionais.

  3. Para o jogador, continuar no SP pode não ser a melhor opção, afinal, ele já tem 19 anos e não pode esperar mais 2 ou 3 anos para ter uma verdadeira chance entre os profissionais. O time conta com atacantes contratados a peso de ouro que dificilmente serão barrados por uma jovem revelação, a menos que fosse um craque; e craque acredito que não seja o caso, pois craque com 18 anos já estaria jogando campeonatos de série A, e não na base. Outra dificuldade é a filosofia de trabalho do treinador do time principal que tem pouca paciência para treinar os jovens. Por tudo isso, mesmo com chance de ver mais um futuro atacante de sucesso deixar o clube, não há como o SP fazer loucura financeira para continuar com ele por mais alguns anos antes de vê-lo brilhar em campo entre os profissionais.

  4. Alguem daria alguma coisa pelo Petros, ou pelo Hudson antes da chance que ele teve na lateral direita? Acho que o sucesso do Cafu vai depender muito mais da força de vontade dele em treinar, perseverar, do que ele ter ou nao tecnica suficiente. Que o diga outro garoto da base que nunca foi pra frente, o Sergio Mota. Ja nasceu de chinelinho…. esses garotos tem que dar o sangue para buscar esse sucesso, ou nascer com o dom de genio (ronaldo, romario, messi, neymar…..)

  5. De acordo com comentário que ouvi no Sportv de cada 300 garotos que estão na copinha somente 1 vira profissional com algum destaque.
    Portanto está certo o São Paulo de endurecer na renovação de contrato de um jogador que nunca mostrou condições de ser titular no time de cima.
    O Ewandro tem muito mais bola que o Joanderson e nas poucas chances que recebeu ainda não foi aprovado .
    Se o garoto acha que não renovando com o São Paulo vão chover propostas de grandes clubes brasileiros ele que seja feliz.
    Mas acho que no máximo ele receberá propostas para integrar a base de outros clubes , time de cima ainda é muito cedo pra ele.
    Isso se ele conseguir porque o futebol está dominado por empresário e o empresário dele eu nunca tinha ouvido falar nem o nome.

  6. E’ isso que da formar mercenarios,
    esse e’ cria do gerardo e jj.
    Temos que admitir que essa e’ uma geraca’o do dudu.
    Obcecados por $$$, futebol desse tamanhinho,
    a mascara, enta’o.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*