Alvo do São Paulo, Alejandro Sabella tem carreira curta, mas vitoriosa

O principal alvo do momento da diretoria do São Paulo para assumir a vaga deixada por Muricy Ramalho, Alejandro Sabella carrega dois quesitos que os tricolores prezam muito: experiência internacional e títulos conquistados. Mas o curioso é que o argentino tem apenas seis anos na carreira como treinador e nunca trabalhou fora de seu país natal.

Sabella, de 60 anos, começou a se aventurar como técnico somente no ano de 2009, quando assumiu o comando do Estudiantes (ARG). E a chance de dirigir uma equipe vitoriosa como o clube de La Plata foi agarrada com força. Logo nos primeiros seis meses, o técnico podia se orgulhar de ter conquistado a Copa Libertadores da América de forma invicta, com 11 vitírias e três empates – na final, bateu o Cruzeiro.

Já em 2010, o Estudiantes de Sabella fracassou na Recopa Sul-Americana diante da LDU de Quito (EQU), mas deu a volta por cima com o título do Campeonato Argentino. Pronto. Em um ano o currículo do técnico ganhou credenciais suficientes para substituir Diego Armando Maradona no comando da seleção argentina.

E os resultados à frente da Albiceleste também impressionaram. Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, sem a presença do Brasil, terminou na liderança com 32 pontos (dois a mais do que a Colômbia) e fez Lionel Messi render bem acima do que havia acontecido com seus antecessores na seleção.

A trajetória da curta carreira de Sabella como técnico só não foi perfeita porque houve uma Alemanha para ficar com o tetracampeonato mundial em terras brasileiras. Com um time compacto e disciplinado taticamente, a Argentina chegou à semifinal contra a Holanda com 100% de aproveitamento, mas só avançou à decisão nas penalidades, quanto até o contestado goleiro Sergio Romero brilhou.

No Maracanã, porém, a equipe liderada em campo por Javier Mascherano prou em chances claras perdidas por Gonzalo Higuaín, Rodrigo Palacio e até Messi e sucumbiu diante do gol solitário marcado por Mario Gotze para os alemães.

Mas a experiência e o conhecimento de Sabella que têm encantado a diretoria do São Paulo não começaram em 2009. Como jogador, de 1970 a 1989, o então meia passou por Argentina, Inglaterra, Brasil e México. Como auxiliar técnico, de 1990 a 2009, esteve nas seleções argentina e uruguaia, pelo italiano Parma, pelo mexicano Monterrey, pelo River Plate (ARG) e até mesmo pelo Corinthians, em 2005, ao lado de Daniel Passarella.

Fonte: Lance

4 comentários em “Alvo do São Paulo, Alejandro Sabella tem carreira curta, mas vitoriosa

  1. Estamos a deriva desta diretoria de bosta, já era pra ter contratado o Luxa, e eles estão esperando o que?
    Realmente Sr. Aidar & cia limimitada, vocês não sabem gerir um clube de futebol, pede pra sair e leve toda essa corja de sanguessugas, que só olham para o próprio umbigo e estão destruindo o nosso Tricolor, incluo neste comentário este bando de conselheiros bossais que não servem pra nada, além de aumentar a crise do clube com fofocas, bando de lavadeiras fofoqueiras do inferno.

  2. Nao podemos esquecer que ele pode ser bom, mas vc fazer jogar o time de argentina com Messe e cia é mamao com acucar, e sem falar que dirigir times argentinos tb nao é tarefa dificil pq os caras tem sangue nos olhos e jogam com vontade e as vezes ate d+.
    Aqui a coisa pode ser um pouco complicado pois tera que tirar leite de pedra pois temos bom elenco mas nao querem jogar e nao jogam, ai esta a tarefa dificil, sem falar que tem que ajeitar esse time para decisoes que se perder ja vao comecar a falar muita porcaria, e infelizmente ele nao vai poder vir ja e tem o time ingles no pareo que tem mais grana e estrutura, qual ele vai decidir, o desafio da barca furada ou a estrutura de um pais de primeiro mundo com um time milionario.

  3. Affffffff
    Que venha alguem logo,
    esse interino e’ um pe’ no sako,
    ainda quer ser efetivado.
    !!!!!!!!!! Meu PaPai !!!!!!!!!!
    So’ falta essa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*