Aguirre valoriza fator psicológico da vitória do São Paulo

Sob o comando de Diego Aguirre, o São Paulo conseguiu vencer o primeiro clássico na temporada. Neste domingo, no Morumbi, fez 1 a 0 no Corinthians no jogo de ida da semifinal do Campeonato Paulista – assim, o Tricolor joga pelo empate na quarta-feira, na arena do rival.

Mais que a vantagem, Aguirre procurou valorizar o fato de o São Paulo ter vencido um grande rival pela primeira vez no ano, independentemente do placar – na primeira fase do Paulistão, o Tricolor tinha perdido para o próprio Corinthians (2 a 1), Santos (1 a 0) e Palmeiras (2 a 0).

– Nosso objetivo hoje (domingo) era ganhar o clássico, o primeiro de 2018. Tínhamos que cortar coisas que talvez estivessem na mente dos jogadores, e ganhamos. A vantagem não é muito grande, mas é uma vantagem – disse o técnico uruguaio.

O São Paulo não vencia o Corinthians em um jogo eliminatório desde o dia 1º de maio de 2002, quando ganhou por 2 a 1 pela semifinal da Copa do Brasil, mas acabou eliminado pois havia perdido por 2 a 0 no primeiro duelo. Desde então foram 12 partidas, com oito derrotas e quatro empates.

A última vez em que o São Paulo eliminou o Corinthians foi na semifinal do Paulistão de 2000: vitórias por 2 a 1 e 2 a 0 para carimbar a vaga na final do torneio estadual, conquistado pelo Tricolor. Vale lembrar que, dentre os grandes paulsitas, o São Paulo é quem está há mais tempo sem ser campeão paulista: não conquista o torneio desde 2005. É o que Aguirre quer:

– Essa vitória é importante para que volte a mentalização do São Paulo para retomar um ciclo vitorioso. É nisso que estamos trabalhando desde o começo.

Mais uma vez, os jogadores do São Paulo bateram na tecla da “atitude” do time durante o jogo. Aguirre disse que esse jeito de se portar em campo é o que ele pede aos jogadores, mas com naturalidade, no dia a dia do trabalho:

– Eu não dei bronca. Eu só tenho 10 dias aqui. Tenho ideias de coisas que o time tem que ter, e uma delas é lutar, ter atitude, pressionar. O São Paulo precisa voltar a ter essa mentalidade vencedora – explicou o técnico uruguaio.

Treta com Carille

Na entrevista coletiva do outro técnico, Fábio Carille disse ter ficado revoltado com uma atitude de Diego Aguirre. Segundo o corintiano, o são-paulino não o cumprimentou nos vestiários do Morumbi antes do clássico:

– Foi uma coisa normal, eu estava focado no jogo, estava pensando nas coisas do jogo. Eu não o reconheci, é verdade, eu não estava pensando nisso. Os jogadores se cumprimentam, em jogos internacionais você vê isso após a partida. Quando acabou o jogo, eu fui falar com ele e pedi desculpas. Mas são coisas que ficam aqui. Eu nunca tive diferenças com nenhum treinador. Isso para mim acabou, fica aqui – explicou Aguirre, que chamou Carille de “treinador fantástico, atual campeão brasileiro”.

Fonte: Globo Esporte

2 comentários em “Aguirre valoriza fator psicológico da vitória do São Paulo

  1. Treinador para mexer com so brios dos jogadores do são Paulo, por serem indolentes, tem que ter muito carisma, do Murici para cima, espero e torço para que ele seja o cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*