Agora é definitivo: Roberto Natel deixa a vice-presidência do SPFC

O cargo de vice-presidente geral está vago e assim ficará até o final do mandato do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva. Roberto Natel deixou a vice-presidência do clube nesta quinta-feira, após reunião que aconteceu no Morumbi.

Desde a última terça-feira diversos diversos conselheiros entraram em ação tentando evitar o rompimento, mas isso não foi possível.

Os encontros e desencontros foram muito grandes nestes dois dias. Roberto Natel pediu demissão na última terça-feira, mas acabou convencido por amigos a permanecer e conversar com Leco. O presidente, por sua vez, através de seus assessores, tentou convencer o vice a permanecer pelo menos até o final do ano, para evitar que nova crise política pudesse atingir o time, que nesse momento briga para fugir da zona da degola. Por isso, no meio da madrugada de terça para quarta-feira, houve o desmentido por parte do clube, que alegou mal entendido em toda a situação e que Natel continuaria na diretoria.

Roberto Natel vem trabalhando sua candidatura à presidência do São Paulo há alguns meses. Apesar de não admitir abertamente essa possibilidade, começou a dar sinais de que era essa mesmo sua atenção há algumas semanas. Chegou a receber o convite do ex-presidente Fernando Casal de Rey, um dos líderes da oposição, para sair candidato contra Leco.

Mas não parece ser esse o caminho de Roberto Natel. Ele já recebeu apoio de diversos grupos políticos e sai com a certeza que será indicado. Sua proposta é que se faça uma prévia entre ele e Leco e que o vencedor receba o apoio do grupo do derrotado nessa prévia. Só que Leco não abre mão de se candidatar à reeleição.

Desentendimentos

As brigas entre o presidente e o vice já vem de algum tempo. Natel reclama de não ser comunicado por Leco de suas decisões. A explosão final se deu com a demissão de Gustavo Oliveira e a contratação de Marco Aurélio Cunha, visto como membro da oposição e que poderia atrapalhar as pretensões do próprio Leco em sua candidatura para a eleição de abril do próximo ano.

Pelos lados de Leco, o rompimento é visto como absolutamente necessário. Assessores dizem que o presidente não quer em sua diretoria alguém que não esteja totalmente focado em trabalhar pelo clube nesse momento, que ainda é de transição e união de forças. Ele tem recebido críticas internas pelo modo como conduz politicamente o clube, optando por postura classificada como alheia à politicagem. Exemplo disso é a relação que mantém com os conselheiros, sempre ávidos por dar palpites, mas que são ignorados em suas vontades. Leco, na maioria das vezes, não aceita a cornetagem. Isso é elogiado por alguns, mas criticado pelos mais próximos, pois entendem esses assessores que assim não se ganha eleição.

Roberto Natel, além de ser sobrinho de um ser supremo no clube, o eterno presidente de honra e emérito Laudo Natel, tem atuação política extremamente importante. Tem trânsito bom em todos os grupos políticos, inclusive da oposição, é visto com bons olhos pela maioria dos conselheiros e, graças a isso, conseguiu ser vice-presidente com Juvenal Juvêncio, Carlos Miguel Aidar e agora com Leco. Esperava ser indicado por Juvenal para concorrer à presidência em 2014, mas foi preterido por Aidar, com quem rompeu logo após Juvenal ter sido retirado de Cotia.

Leco aceitou a demissão de  Roberto Natel e dever fazer uma grande reformulação em sua diretoria nos próximos dias. Todos aqueles que estão alinhados com Roberto Natel deverão entregar seus cargos. Com a recomposição, mesclando nomes indicados pelas diversas forças políticas do clube, o presidente espera se fortalecer para dar resposta ao antes aliado, agora adversário, na disputa pela presidência em 2017.

 

Paulo Pontes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6 comentários em “Agora é definitivo: Roberto Natel deixa a vice-presidência do SPFC

  1. Natel do posto?bom trânsito em todos os grupos políticos? Quando eu digo que esses conselheiros são todos abutres,por isso que o time está essa carniça.

  2. Enquanto isso na Sala de Justiça….

    … o time precisa de pelo menos 4 vitórias para escapar, e analisando a tabela, comecei a ficar bem preocupado.

    Se não melhorarmos o rendimento urgente, nosso caminho será muito difícil.

  3. Que falta faz um líder, não adianta ser eleito, se o cara não tem características para liderar não vai funcionar nunca. Sem entrar no mérito sobre os mandados do JJ, independente de qualquer coisa, ele tinha uma liderança inquestionável, ainda que tenha sido muito centralizador, mas pelo menos podíamos dizer que o São Paulo tinha uma liderança, hoje é um bando de borra calças sem capacidade nenhuma querendo pegar uma boquinha, só tem gente incapacitada, hoje não vejo ninguém que seja conselheiro vitalício que possa assumir essa liderança. Ta difícil ter esperança de um futuro melhor.

  4. E os postos de gasolina que estranhamente abasteciam o clube na época do Jumencio maldito?

    Só tem abutres no SPFC, espero que todos eles vão para a PQP, cambada de lazarentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*