A Copinha de Liziero: evolução, qualidade e consciência em campo

Como a Copinha sempre mostra, a base brasileira é cheia de pontas rabiscadores, daqueles com “alegria nas pernas”, que partem sempre para cima da marcação sem medo de errar. É cheia também de centroavantes de referência fortes que empilham gols contra adversários frágeis da primeira fase. Uma minoria desses destaques dá certo, porque no profissional o jogo é diferente e é necessário um maior entendimento do que é esse jogo. E Liziero, neste caso, está à frente.

O volante do São Paulo, que também joga como lateral-esquerdo e ala, sempre teve muita qualidade com a bola no pé. Desde o sub-17, era convocado com frequência para seleções brasileiras, mas no Mundial Sub-17 sofreu para aguentar a dinâmica do jogo contra os adversários, principalmente os africanos. Acabou preterido das listas sub-20, mas sempre mostrou qualidade nas competições que disputava pelo Tricolor.

O salto de evolução, no entanto, foi dado no último ano. Liziero parece mais maduro, consciente do que faz em campo. Em alguns momentos, lembra volantes canhotos que fizeram história, como Edu Gaspar, hoje diretor de seleções da CBF, ou laterais que atuaram como meias no início da carreira, como Filipe Luís, que já entendia bem o jogo desde cedo.

A jogada do gol da vitória contra o Botafogo-SP, neste sábado, foi só mais um sinal desta evolução. Liziero hoje é o ponto de equilíbrio de um time que rejuvenesceu bastante em relação aos últimos anos e é favorito para ganhar a Copinha mesmo assim, porque sobra em qualidade.

Resta aos profissionais, que têm bons volantes à disposição, a decisão de aproveitá-lo em cima e a sabedoria de fazer isso da melhor maneira possível. Com a consciência de que certamente haverá oscilação de rendimento no início, mas de que, física e mentalmente, parece se tratar de um jogador pronto para encarar esse desafio, e que pode agregar muito ao elenco tricolor.

Fonte: Globo Esporte

7 comentários em “A Copinha de Liziero: evolução, qualidade e consciência em campo

  1. SEI QUE O TORO PERTENCE AO PRIMAVERA, O SAO PAULO DEVERIA TRAZER DE VEZ ESSE GAROTO LOGO PARA COTIA, TEM MUITO FUTURO.
    ALEM DELE LIZIERO E WALCE, SAO OS PONTOS ALTOS DO TRICOLOR.
    TEM TAMBEM OUTROS JOGADORES QUE MERECEM UITA ATENCAO, FABINHO, RODRIGO E MAIS UNS 2 OU TRES.
    O PRINCIPAL AGORA E TRAZER DE VEZ O TOTA.

  2. Estranho é um treinador como André Jardim mante-lo como lateral e somente no sufoco colocá-lo como meia armador. O São Paulo não jogou bem ontem mas mereceu a Vitória contra o Botafogo Ribeirão Preto.

  3. Não só ele, Toró se mostra um bom jogador, Walce zagueiro seguro junto com o outro zagueiro acho que Rodrigo, Fabinho que entrou e fez o Gol, Rápido e ágil, Igor Camisa 10 pensa e passa bem as bolas e o Camisa Onze que não lembro o nome,mas tem habilidades e constrói boas Jogadas nas laterias do Campo, temos uma boa base,resta agora eles evoluírem ao ponto de virarem realidade no Profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*