A carta de Carlos Miguel Aidar e a resposta de Juca Kfouri

Aqui a carta endereçada pelo presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, ao jornalista Juca Kfouri:

S. Paulo, 20/01/2015.

Senhor jornalista Juca Kfouri,

Antes de qualquer coisa, lamento que tenha se negado a ouvir minha versão para os fatos sobre os quais escreveu em sua coluna do último dia 15. Aliás, me surpreendeu também que o tivesse feito sem nunca me procurar para checar as informações que passa para os seus leitores, nem todos corintianos como o senhor, mas também muitos são-paulinos, que, com isso, infelizmente ficaram desinformados. Preferiu, assim, a versão distorcida de gente que hoje se dedica exclusivamente a tentar manchar minha honra e a atacar a atual gestão do São Paulo Futebol Clube.

Ao escrever e publicar seu texto, o senhor tenta, também, atacar a minha reputação e minha honra, apenas baseado em suposições. É minha obrigação, meu compromisso e característica de minha personalidade ser transparente e honesto nas minhas atitudes pessoais e profissionais, mais ainda, agora, em que estou novamente na posição de dirigente esportivo e em vias de completar 70 anos de idade, em que erros desse tipo podem custar caro, já que a expectativa de vida para corrigi-los é, naturalmente, cada vez menor.

Pensei que ouvir os dois lados da notícia fosse obrigação ética dos jornalistas.

Mas vamos aos fatos:

1 – Em resumo, em seus primeiros parágrafos do texto, o senhor fala de uma suposta conspiração para assaltar os cofres do clube. Sugere que toda a minha pregação por uma solução para a trágica situação financeira que o São Paulo FC enfrenta nunca passou de encenação, com o objetivo de fechar negócio com a empresa BWA.

2 – A dívida bancária do São Paulo hoje é de R$ 160 milhões e pode quase dobrar em um ano por conta de seus custos financeiros elevados. Isto é fato! Inexorável! Facilmente constatável através da simples análise dos dados financeiros do Clube. Chamar a atenção para essa informação é minha obrigação. Aliás, transparência é um dos pilares desta minha administração. Meu objetivo ao expor a dívida não foi gerar “alarme” e sim convocar os dirigentes e Conselheiros para que juntos possamos encontrar uma solução. Como poderia esconder esses números? Isso sim seria incompatível com minha conduta. Esconder dos associados, e dos conselheiros, informações como essa era prática corriqueira na administração anterior. Não na minha! Seria correto com os nossos associados não informá-los, nem chamar a atenção para essa situação? Nem mais cabe a discussão sobre como e quando essa dívida surgiu. Meu dever maior agora é buscar alternativas para solucionar o problema. Mas por estar cumprindo meu papel, o senhor me acusa de ter ardilosamente tramado essa divulgação. Ora, se não informamos, falta transparência, se informamos, somos mal intencionados.

3 – A decisão de buscar ou não uma solução para essa dívida será tomada soberanamente pelo Conselho Deliberativo. Trata-se de providência de tal importância que precisa comprometer cada um dos que nos ajudam a gerir o clube. O Conselho pode decidir que as soluções apresentadas não são adequadas e não servem ao São Paulo FC. Ou, podem entender que será melhor termos novamente caixa para investir em melhorias no social e investimentos no futebol para nos trazer o São Paulo de volta ao caminho da vitória, do qual nos distanciamos nos últimos anos. Seja qual for a decisão, será tomada soberanamente pelo Conselho, faço questão de repetir.

4 – Quando aceitei ser candidato, tinham me dito das dificuldades, mas a situação precisa só me foi transmitida no meu primeiro dia de mandato pelo atual Vice Presidente Administrativo, Sr. Osvaldo Vieira de Abreu, homem de confiança, como também o era na gestão anterior. Ele mesmo já teve a oportunidade de confirmar isto na mídia, na presença de Diretores, também para Conselheiros em diversas ocasiões. Quero esclarecer que não há paradoxo na permanência do Sr. Osvaldo Abreu na minha gestão, como alguns insistem em insinuar. A situação financeira do Clube não é resultado da incapacidade do Diretor Financeiro. Ela é resultante de escolhas administrativas que não deram certo, especialmente no futebol. Não fosse pela capacidade profissional e experiência do Osvaldo, a situação poderia estar pior. E aqui saio veementemente em defesa do Sr. Osvaldo Abreu, homem íntegro, probo e que goza de prestígio e credibilidade junto aos sócios e conselheiros do São Paulo FC. Rechaço suas insinuações contra ele ou qualquer outro membro da diretoria.

5 – O senhor também cita a venda do jogador Lucas. Este é um bom assunto, mas sobre o qual o missivista prefere não especular. Por quê?

6 – Pelo seu texto não é difícil depreender a enorme admiração que nutre pelo senhor Juvenal Juvêncio. Respeito-a. Mas com certeza o democrata jornalista, sempre tão sensível às causas sociais, faria melhor juízo se conversasse com funcionários do Morumbi para saber como eram tratados pelo ex-presidente (mais uma informação que só vim a descobrir depois de assumir a presidência), se tivesse me procurado, poderia conhecer contratos que estavam escondidos nas gavetas e que agora nos deixam boquiabertos pela desfaçatez. Mas permita-me rapidamente dizer que sobre esses desmandos que encontrei e estou sanando, não falarei, pois o único prejudicado será o São Paulo FC, que está acima de qualquer disputa pessoal.

7 – Sim, logo que assumi contratei o jogador Alan Kardec. E não foi só: vieram também Michel Bastos e Kaká. Preste atenção nos nomes. Sobre isso também cabe alguma acusação? Não parecem ao jornalista que essas contratações nada se assemelham com as de Cortez, Lúcio, Cañete, Pabón, Clemente Rodriguez e outros? E que esses e outros atletas que não atuam no elenco do São Paulo FC custam aos cofres do clube cerca de 22,8 milhões de reais ao ano em salários!!! Isso é mais um dos fatos que nos leva à situação de penúria financeira que estamos.

8 – Com a responsabilidade de quem preside um dos maiores clube do mundo, e sendo avalista da dívida, tenho procurado alternativas para resolver a questão, bem como solucionar o problema do nosso fluxo de caixa (relação receita/despesa). No caso da dívida, estudo com a minha diretoria, alternativas e inclusive a possibilidade de ceder a receita da bilheteria em troca de eliminação imediata do passivo bancário (principal, juros e amortização). A princípio, esta última, parece ser uma saída interessante, pois o custo financeiro mais a amortização anual da dívida são superiores a 92,4 milhões de reais (sendo 32,4 milhões de reais só de juros) e a média anual histórica da receita de bilheteria é de aproximadamente 22 milhões (em 2014 a receita com bilheteria foi 19,0 milhões de reais).

Note que, tudo isso ainda está na fase de estudos. Não há, REPITO, NÃO HÁ qualquer acordo firmado, muito menos assinado com qualquer fundo ou empresa nesse sentido. De fato, o que há é a contratação de uma nova empresa para prestar serviços de catraca e bilheteria, firmada no final do ano passado, a Ingresso Fácil Pré-Venda e Venda de Ingressos Ltda., em decorrência do encerramento do contrato que o São Paulo Futebol Clube mantinha com a empresa Total Acesso.

No que tange à dívida, qualquer proposta que envolva cessão de receita será submetida à aprovação da Diretoria, e principalmente do Conselho Deliberativo, conforme preconiza o nosso estatuto. Aliás, vale destacar que a cessão de receitas para a obtenção de recursos não é uma medida inédita no São Paulo Futebol Clube, uma vez que no início do ano passado foi firmado contrato deste tipo com fundo de investimento que nos antecipou (a juros, é claro!) valores de cotas de televisão. Portanto, também no que concerne à dívida, não há trama diabólica premeditada. A diferença de lá para cá é que aquela negociação e depois celebração de contrato foram feitas sem divulgação alguma e sequer foi submetido ao Conselho Deliberativo.

9 – Outro erro que poderia ter sido evitado na sua reportagem: ainda que se (e somente se) o São Paulo Futebol Clube aceitar proposta nesse sentido (e não Legardè, como o senhor afirma) NÃO haverá o pagamento de comissão a quem quer que seja. Isso nunca foi sequer cogitado.

10 – Ainda sobre suas insinuações a respeito de comissões à empresa da Sra. Cinira Maturana, embora eu entenda que todos os esclarecimentos sobre o assunto já tenham sido feitos, o senhor ainda não os entendeu. Não há problema, esclareço e os repito: o São Paulo Futebol Clube pagará, como sempre pagou, comissões para todos aqueles que trouxerem negócios que sejam bons para o Clube, principalmente sabendo-se da nossa delicada situação financeira. Essa é praxe de qualquer intermediação de negócios. Mas ela não beneficiará a referida senhora. Em maio do ano passado, o São Paulo Futebol Clube firmou contrato com a empresa dela, objetivando a captação de novos negócios. Entretanto, nenhuma comissão será ou foi paga àquela empresa, pois, a pedido dela e com a concordância do São Paulo Futebol Clube, o contrato firmado em maio do ano passado foi distratado no início de janeiro deste ano.

11 – A respeito das suas insinuações sobre o contrato com a Puma, vale lembra-lo: a) os documentos que provam nossas afirmações já foram publicados por pelo menos dois veículos de comunicação: o Diário de S. Paulo e o portal noticioso em que o senhor trabalha, o UOL; b) o não fechamento do negócio acabou gerando demissões na empresa alemã e essas providências só são tomadas quando alguém comete erro grave; c) as divergências entre São Paulo FC e Puma serão resolvidas em juízo, em ação proposta por nós.

12 – Finalmente, cabe informá-lo que, para enfrentar o problema do fluxo de caixa, bem como a modernização da gestão (compromisso assumido em campanha) o São Paulo FC contratou o Instituto Áquila, que tem feito um trabalho primoroso (reconhecido pelos Diretores) para preparar o futuro do Clube. A partir deste ano, o São Paulo Futebol Clube trabalhará com metas objetivas para aumento das receitas, redução de despesas, desempenho esportivo e qualificação do quadro de colaboradores.

13 – E para sanar toda e qualquer dúvida sobre a lisura dessa gestão, estamos assinando contrato com empresa ilibada, de reputação internacional, conhecida como uma das “big five”, para que promova rigorosa auditoria sobre nossos balanços e contratos.

Eram esses os esclarecimentos que gostaria de ter feito e que, entendo, tinha o direito de ter feito antes da publicação da sua reportagem. Chega de polêmicas desmedidas, inverídicas, manipuladas e alimentadas por aqueles resistentes à mudança e que sofrem de abstinência de poder.

Não tenho disposição, idade ou desvio de caráter que me permitam participar de tramas diabólicas, novelas, filmes ou estórias. Não! Absolutamente NÃO!

Tenho certeza que a esperada credibilidade do jornalista o fará publicar minha resposta na íntegra. É o que espero.

Carlos Miguel C. Aidar

 

Aqui a nova resposta de Juca Kfouri:

Resposta a Aidar em respeito aos são-paulinos

Diversos sítios da torcida são-paulina publicaram a carta que Carlos Miguel Aidar distribuiu entre seus diretores como endereçada a mim embora não a tenha enviado ao destinatário.

A menos que esteja ainda procurando meu endereço com a mesma lentidão da resposta à nota sobre a volta da BWA ao São Paulo, publicada no último dia 15.

Que fique claro, portanto, que respondo aqui ao teor da misteriosa carta que jamais chegou ao destinatário apenas em respeito aos torcedores do Tricolor.

Aliás, verdadeira mesmo na carta sem endereço do cartola é apenas a afirmação de que muitos são-paulinos lêem o blog.

É claro. Trata-se de gente incapaz de ser patética como Aidar ao se referir ao time do blogueiro, como se a questão fosse torcer para A ou B.

Mas vamos ao que Aidar escreveu, desde já estabelecendo uma preliminar:

No item 8 da carta, ele diz que firmou, no final do ano passado, contrato para “serviços de catraca e bilheteria” com Ingresso Fácil.

Ingresso Fácil é BWA.

No Painel da Folha de 5.12.2014 ele dissera que “de jeito nenhum” a BWA operaria as bilheterias do Morumbi, que as negociações com BWA se resumiam a negócios envolvendo atletas.

Se a função da imprensa é informar a verdade, não há razão para ouvir alguém que deliberadamente mente para a imprensa.

Abaixo, comenta-se cada ponto da carta fantasma:

1 – Ao interpretar a nota como tendo apontado “uma conspiração para assaltar os cofres do clube”, Aidar comete ato falho.

A nota relata, com fatos, apenas que houve uma ação orquestrada para convencer o Conselho Deliberativo a aprovar o retorno da BWA ao São Paulo, dada a imagem que a empresa tem no mercado.

O “assalto” fica por conta da interpretação dada pelo próprio cartola, provavelmente traído pelo seu subconsciente…

2 – Qualquer dívida bancária que dobre – ou seja, aumente em 100% – em um ano caracteriza hipótese de usura por parte da instituição bancária credora. Nesse caso, o São Paulo deveria se defender juridicamente.

Tal capítulo da farsa, mais uma vez, tangencia o ridículo.

3 – Aqui, apenas choveu no molhado. É óbvio que cabe ao Conselho decidir, mas será melhor se não em clima de catástrofe e meias verdades, piores que muitas mentiras inteiras.

4 – O blog aponta que o diretor Osvaldo Vieira de Abreu dissera ao Blog de Rodrigo Mattos, neste UOL , que a situação financeira do clube era boa em março de 2014. E a carta confirma que o mesmo Osvaldo Vieira de Abreu informou a Aidar, no primeiro dia de sua gestão, ou seja, em abril de 2014, que a situação financeira era “trágica”.

Não há insinuação nenhuma.

Somente a contraposição de dois diagnósticos diametralmente opostos feitos pela mesma pessoa, na mesma função de Diretor Financeiro, de dois diferentes presidentes, num período menor de um mês!

5 – Como presidente do São Paulo, Aidar tem a obrigação de tornar público tudo o que souber sobre a venda do jogador Lucas.

6 – Aidar diz que “preza a transparência”. Pois bem. É simplesmente obrigatório que revele todos, absolutamente todos, sem exceção, os contratos que tenham sido firmados na gestão anterior que sejam prejudiciais ao São Paulo. Por que ainda não o fez.

Ao não fazê-lo, pelo motivo que for, AIDAR PREVARICA EM SUAS FUNÇÕES.

O que prejudica realmente o São Paulo é esconder negócios mal feitos, tenham eles sido feitos por Juvenal Juvêncio, ou quem quer que seja. Nada justifica escondê-los.

Aos funcionários do São Paulo que tenham sofrido qualquer forma de assédio moral por qualquer cartola tricolor, este blog está à disposição para receber suas informações e, se procedentes, publicá-las.

Da mesma forma, sob absoluto sigilo, qualquer funcionário que esteja sendo atualmente pressionado a fazer denúncias infundadas.

Assim como todo funcionário que tiver se sentido ofendido por ter sido chamado de “desmotivado” ou ” incompetente” na entrevista dada por Aidar à “Folha de S.Paulo” em 15 de setembro do ano passado, ou tenha sofrido a angustia e apreensão ao ler o cartola dizer, na mesma entrevista, que iria manter apenas 95 de 950 funcionários.

Que saibam que isso também é assédio moral e poderá ensejar ação na Justiça do Trabalho.

Reitero que uma rápida pesquisa sobre o meu trabalho demonstrará quantas e quantas vezes critiquei Juvenal Juvêncio, sempre que entendi pertinente.

7 – A discussão sobre a contratação de Alan Kardec não reside na qualidade do jogador. Mais uma vez, por pressa (até estranha, para quem precisou de cinco dias para responder ao post) ou dificuldade de leitura e interpretação de texto, o que escrevi não foi bem interpretado. E a carta reforça a contradição. Se soube da situação financeira “real” do Clube no primeiro dia da gestão, como gastou R$ 20 milhões (entre transferência e comissões) à vista, para contratar jogador naquele momento?

8 – Segundo fontes bem informadas, o contrato firmado no fim do ano passado tem duração de cinco anos, o dobro do mandato de Aidar. Assim sendo, deveria ter sido submetido ao Conselho.

9 – Aidar concedeu coletiva em 16.12.2014, dizendo que “toda e qualquer pessoa que trouxesse bom negócio ao São Paulo FC faria jus à comissão”. Como pode afirmar que não haverá comissão nesse caso, se o assunto ainda está “em estudos”? Por que não haveria comissão nesse caso. Todo “bom negócio” não enseja comissão? Não se trataria, portanto, de um bom negócio esse da venda da dívida à BWA em troca da exploração de 10 anos da bilheteria?

10 – O cartola fala em transparência ao longo de toda a sua longa, longuíssima, carta. Mas, nunca explica porque assinou um contrato com a Cinira Maturana em maio de 2014 (como diz na carta) e somente o tornou público em entrevista coletiva realizada em 16 de dezembro, provocada por matéria da “Folha de S.Paulo” de 15 de dezembro.

Sete meses para mostrar um contrato, forçado por uma reportagem de é tratar os temas do São Paulo de forma transparente?

Aidar fala que vai aplicar normas de responsabilidade no São Paulo.

Como advogado, bem que poderia trazer a público em qual norma de responsabilidade na gestão de empresas o presidente pode contratar sua namorada para intermediar negócios e receber comissões.

Seria nas normas da Coreia do Norte?

11 – Não há insinuações sobre o caso Puma. Há uma questão que a Justiça decidirá, como o cartola admite. Esperemos as provas da Puma.

12 – Que o Instituto Áquila seja bem-sucedido, é o que esperamos todos.

13 – Grandes bancos do Brasil e do exterior foram acusados de gestão fraudulenta mesmo tendo sido auditados pelas quatro grandes empresas de auditoria do mundo (são quatro e não cinco como a sua carta, em anglicismo cafona, pretende mencionar).

PS – Foi por causa da irretocável coluna de André, no diário “Lance!”, revelando que Aidar tinha uma de suas filhas atuando dentro do clube, que Aidar fez a miserável traição a Juvenal Juvêncio apontando a ele a culpa pelo que lá havia sido dito. Mesmo sabendo que não foi, manteve a acusação, porque vinha bem a calhar para a farsa da BWA que agora confirma estar levando a efeito.

PS2 – Não se esqueçam os são-paulinos de fé que foi Aidar quem articulou a mudança estatutária para permitir mais um mandato a Juvenal Juvêncio.

No mínimo, a nação tricolor merece um cabal pedido de desculpas diante do que hoje ele pensa sobre seu antecessor.

Fosse no Japão, e não na Coreia do Norte, o erro só seria pago com haraquiri.

No Brasil, bastaria renunciar.

Não deve ser à toa que Vitor Birner publicou em seu blog que já se fala em impeachment de Aidar no São Paulo FC.

 

Nota do PP: Tirem suas próprias conclusões.

 

28 comentários em “A carta de Carlos Miguel Aidar e a resposta de Juca Kfouri

  1. Independente de Juca Kfouri ou não, a verdade é que a administração de Aidar não passa confiança para ninguém, se mostrando equivocada em várias situações, e por isso estão nos colocando a pecha de “administração cheia de escândalos”, tudo por causa da postura e da matraca descalibrada do nosso presidente.

  2. Sou tricolor fanático do interior do Paraná. E gostaria de manifestar o meu descontentamento com este site. Desde o surgimento do site tenho o hábito diario de acompanhar as notícias do nosso tricolor. Porém estou muito próximo de nunca mais acessar, em razão do cunho político e interesseiro de suas notícias.

    • Fique a vontade amigo do PR.
      Tambem na’o sou politico mas gosto de escrachar
      quando posso, pois e’ a unica forma de me manifestar,
      quanto aos erros inconcebiveis e aprovados por
      todos no’s, sendo de qualquer P da vida, com passividade e tolerancia descabida.
      Reflita e boa sorte, na sua refletida.

  3. Antes que piore na’o haveria uma maneira de tirar esse divogadinho do kargo.
    Renunciar ele na’o vai, e’ da turma da PTrobraiz.
    impeachement, pelo que consta 45 % e’ a favor do circo queimar de verdade.
    Enta’o amigos,
    vamo espera pra ve ooooooooooooo
    Ptrobraiz da pura.

    • Ahhh, me esqueci duma outra posssibilidade,
      tirar na porrada,
      mas, essa e’ inviavel, mesmo,
      pois somos um povo passivo,
      e, talvez um dia tambem chego la,
      e, ai, tambem levo o meu.
      rsrsrs

  4. Eu sou são paulino, o Juca é e continuará sendo um corintiano. É mais um que habita nesta imprensa tendenciosa corintiana.Esta praga de jornalistas corintianos nos fazem desistir de assistir programas esportivos, eles se juntam em lula’s, sanchez’s, jornalistas, para transformar nossas vidas em infernos. Morra Juca, democracia em proveito próprio não é democracia. Se posicionar ao lado do Juvenal não lhe dá crédito nenhum.

    • Sou mesmo da sua opinia’o,
      ha muitos anos na’o vejo programas esportivos da tv aberta,
      como sa’o tendenciosos,
      esse chicos langs da vida.
      Acabaram com a credibilidade dos verdadeiros jornalistas.

  5. Na boa, parei de ler no começo quando vi o Aidar escrever isso: “É minha obrigação, meu compromisso e característica de minha personalidade ser transparente e honesto nas minhas atitudes pessoais e profissionais,…”

    Transparência? Igual no caso da namoradinha lá que fechou contrato por conta própria sem nem a diretoria saber? Vai pro inferno, quem é transparente não precisa ficar se explicando toda semana.

    • E’ o que deduzi, mesmo.
      Tudo virou uma imensa PTrobraiz,
      pra onde se vira tem merda,
      ainda esse aidar da vida, querendo justificar
      seus erros ou acertos,
      esculhanbando a casa do vizinho.
      divogadinho, fika quieto, cuida do seu barrako.

  6. Como sempre, me resta apenas, torcer para o bom desempenho da equipe.
    A diferença é que antigamente tinha a noção de que os bastidores estavam sendo bem administrados.
    De uns anos para cá, a dúvida quanto a capacidade administrativa foi crescendo, piorando ano a ano e hoje fica claro que é muito ruim, principalmente quanto à comunicação, assuntos internos estão sendo tratados na mídia sem qualquer constrangimento.
    Como teorias da conspiração estão em moda, aqui vai: será isto resultado dos 45% de sócios do clube não torcedores do time São Paulo (número dado pelo presidente), que participam da votação do conselho.
    Quantos serão marginais ou porcos?
    Conselho que vem sendo conivente com tudo que vem ocorrendo, desde o primeiro mandato de JJ, inclusive com o golpe arquitetado pelo atual presidente.
    O que será quando este número superar os 50%?
    Mas, como coloquei no começo, só me resta torcer, até quando deixarão, não sei.

  7. Amigos Sãopaulinos, o Presidente Aidar tem é que abrir um processo contra este comunista Juca kfouri que nunca falou nada que presta, vamos lá Presidente processa este mal caráter , ele vive desse bloguinho de merda dele ai só falando mentiras e tem um monte de trouxa que lê, se ele fosse bom trabalharia na Globo, o que ele é um recalcado que vive falando mal do esporte em geral e das pessoas que ele nem conhece más recebe salário do futebol e até colocou seus filhinhos vivendo do futebol também, vai se danar kfouri, vai puxar o saco do Lula e do Andrés, fala mal ai dos seus amiguinhos do PT que roubaram o Brasil com a Petrobrás, suma da área deixa o SPFC em Paz.

  8. Não morro de amores por Juca Kfouri mas ele tem o meu respeito assim como José Trajano e outros. Mas está difícil encontrar alguém que esteja plenamente satisfeito com Aidar e sua trupe, são tantas confusões, desmandos em tão pouco tempo que penso que o SPFC merecia um mandatário bem melhor, a altura de sua grandeza. E esse terrorismo em relação as contas do clube, será que é para fazer negócio com o estádio a curto prazo ? Eu realmente tenho grandes dúvidas sobre a capacidade desse presidente.

  9. Na boa esse Juca Kfouri é um agitador. Nunca gostei dele pq é um comunista do c4r4lho, apoiador de ditadores assassinos. Juvenal teve o seu periodo de presidencia, acabou, tchau, deixei o clube em paz. Se o Aidar fizer merda, cobramos ele. Gostei do que o Aidar falou sobre algumas contratações que o SP fez, só cara ruim que nem perto chegaram do time principal, ou eram só caça niquel. Juvenal fez muita coisa boa tbm, mas nos ultimos anos de gestão transformou o SP em balcão de negociatas. Quem ainda leva esse merda do Juca a sério? Pq ele não fala do que Andres, PT e Lula fizeram no time dele? SAFADO!

  10. Já há um bom tempo esse Kfouri tem a mesma credibilidade de uma nota de 3 reais !!
    Irresponsável, falso, MENTIROSO, enfim, um LAMENTÁVEL ser !!
    NÃO leio a coluna dele, e só li neste site porque postaram aqui.
    A lama para os enlameados !! Eu não sou !

  11. Juca Kfouri virou um “jornalista”, na vdd ele é psicólogo, que hoje faz escolhas.
    Não sei se no passado ele era assim, me parecia ser diferente, tanto que é o que é hoje pelo seu passado, pelo seu presente não é mais nada.
    Suas escolhas hoje são as piores possíveis.
    Ele ama o Juvenal, fato. No time dele não amaria.
    O que puder fazer para falar bem dele, falará. Vi ele entrevistando o JJ com cara de deslumbramento, aquela cara de riso que só ele tem.
    Mais um que está atacando Aidar não só pelo que ele vem fazendo, sem dúvida péssimamente, mas muito mais porque está comparando a imagem de um e de outro no espelho.

    Não se esqueça que o JK é um dos caras que mais criticam o Rogério Ceni em suas colunas.

  12. Enquanto não se profissionalizar o futebol, sempre há de surgir fofocas, boatos, verdades e mentiras….

    Assim como na politica do Brasil, normalmente quem apura os fatos e faz o julgamento são sempre os cúmplices!!!!!!!

  13. J. Kfoury é Gamba.
    Do que ele sabe dos bastidores tricolor?

    So acredito caso o nosso querido Paulo. Colocar algo próximo.

    No mais… Kfoury, cuide de seu time.

    • o kfuro é um arrogante, bossal, que com má-fe (vide itaquerão, não escreveu nada sobre aquela roubalheira) que nunca ouviu os dois lados. Quem discorda, ele não publica o comentário.
      Podem ter certeza que a carta chegou. Uma pena que o juvenal e seu grupo esteja espalhando tanta m* e dando para esse b* e o motoboy publicarem.
      Por que? Porque eles não checam e publicam a coisa toda para ver o circo pegar fogo no São Paulo. Se a informação chegasse no PVC, por exemplo, ele checaria tudo e, aí, as coisas seriam bem diferentes.
      Esse kfuro nem jornalista é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*