7 mágicas de Bauza que levaram o São Paulo ‘das cinzas’ até a semifinal

Quando contratou Edgardo Bauza, o São Paulo levou em consideração o retrospecto do argentino na Copa Libertadores. Bicampeão com LDU-EQU e San Lorenzo-ARG, o técnico é visto como alguém que “sabe jogar” a competição. A vaga na semifinal é prova de que a escolha tem se mostrado mais do que certa até o momento.

Pressionado no início de trabalho pelos resultados ruins no início do torneio, o treinador mostrou todas as credenciais de quem já conquistou a taça duas vezes e comandou uma mudança que durante muito tempo foi considerada improvável.

Desde a filosofia de trabalho até o exorcismo do “fantasma brasileiro” na Libertadores, o argentino foi essencial para que o time voltasse a animar a torcida e virasse um dos quatro melhores da América do Sul.

O ESPN.com.br fez uma lista dos acertos de Bauza:

BASTA UMA IDEIA

DIVULGAÇÃO

Edgardo Bauza passa instrução ao São Paulo durante goleada sobre o Trujillanos
Edgardo Bauza deu um novo conceito ao São Paulo 

Fechar com a ideia de trabalho de Bauza foi uma das principais armas. O treinador foi chamado de pragmático em diversos momentos, mas foi exatamente a insistência que levou o elenco a atingir o estágio atual.

O técnico soube ganhar os atletas mesmo sem o estilo “paizão”. Um dos momentos mais emblemáticos foi quando Bauza tirou Paulo Henrique Ganso da equipe titular para colocar Wesley em duelos que exigiam mais marcação. Mesmo com as críticas, o treinador foi fiel às convicções, e a tática se demonstrou mais do que eficiente.

DEU BRILHO AO ATAQUE

DJALMA VASSÃO/GAZETA PRESS

Calleri fez dois na vitória do São Paulo
Calleri é o principal nome do ataque tricolor 

Um dos pontos críticos no começo de trabalho do treinador argentino no São Paulo era a efetividade do sistema ofensivo. O próprio Bauza chegou a lamentar que o time não conseguia marcar. “Tem nos custado muito a fazer gols”, disse, após a derrota para a Ponte Preta por 1 a 0 no fim de fevereiro.

Entre o fim de janeiro e o fim de março, foram 19 gols em 18 jogos (1,05 de média). A partir do começo de abril, com o time-base finalmente encontrado pelo treinador, a média subiu: 1,88, com 20 gols em 11 jogos.

‘INVENTOU’ O CAPITÃO HUDSON 

GAZETA PRESS

O volante são-paulino não acredita que o Atlético-MG virá mais fraco em função da perda do título
Hudson assumiu o cargo de capitão sob o comando de Bauza 

Depois de um 2015 sem brilho, o volante se firmou com Bauza nesta temporada. Passou a ter boas atuações e ser fundamental na contenção e organização defensiva. Coincidência ou não, recebeu a faixa de capitão do técnico e virou, simbolica e efetivamente, um dos líderes do time dentro de campo.

‘REVIVEU’ WESLEY

GAZETA PRESS

Toluca x São Paulo, Wesley, Libertadores 2016
Wesley virou uma importante arma para o São Paulo 

O jogador estava sem ser utilizado pelos técnicos anteriores. Sem demonstrar um grande futebol desde os tempos de Palmeiras, principalmente na Série B, Wesley se reencontrou sob o comando de Bauza. O atleta foi importante nas partidas contra o The Strongest-BOL, na altitude de La Paz, e contra o Toluca-MEX.

Contra o Atlético-MG, que definiu a vaga na semifinal, Wesley foi utilizado no segundo tempo e deu fôlego ao time, virando uma das importantes peças no elenco.

BOLA PARADA MORTAL!

THOMAS SANTOS/ AGIF/GAZETA PRESS

Maicon comemora gol
A bola aérea do São Paulo virou uma grande arma 

Arrumar o desempenho nas bolas paradas também foi mérito do trabalho do argentino. Com Maicon e Rodrigo Caio, o São Paulo passou a aproveitar melhor as chances que tem tanto em escanteios quanto nas faltas próximas a área. Prova disso, é que a equipe marcou sete vezes desta forma nesta Libertadores.

É FEIO? E DAÍ, FUNCIONA!

DIVULGAÇÃO

Edgardo Bauza passa instrução ao São Paulo durante goleada sobre o Trujillanos
Edgardo Bauza deu um novo conceito ao São Paulo 

“A verdade é que não me interessas ser vistoso, o que me interessa é ser efetivo. Eu quero um time que ganhe.”

Essa foi uma das colocações de Bauza na coletiva de imprensa após a classificação contra o Atlético-MG. O time faz o que precisa. Foi assim quando passou no limite na fase de grupos e nas oitavas de final contra o Toluca-MEX (goleou no primeiro jogo e ficou com situação muito favorável para o duelo de volta, quando foi derrotado por 3 a 1).

O EXORCISTA 

GAZETA PRESS

São Paulo, Bauza, 2016
Bauza derrubou a ‘zica’ do São Paulo contra brasileiros 

Edgardo Bauza conseguiu o que ninguém havia feito na década: eliminar um brasileiro na Libertadores. A equipe tricolor caiu sete vezes seguidas quando encontrou rivais do mesmo país. Os tropeços foram diante de Grêmio, Fluminense, Cruzeiro, Internacional e o próprio Atlético-MG.

 

Fonte: ESPN

2 comentários em “7 mágicas de Bauza que levaram o São Paulo ‘das cinzas’ até a semifinal

  1. Apesar do Bauza ter levado o sao paulo desacreditado a semi final, eu ainda acho que falta muito para ser campeao e mostrar aquela confiança que pode dar para alguns mas como eu e muitos ficam com o pé atras, ontem mesmo depois do 2 x 0 em menos de 15 minutos, pensei ja era, mas o gol salvador do Maicon deu sobrevida e a desorganizacao do galinho nos ajudou mas foi sofrido e nao precisa ser, só analisar os contra ataques que tivemos e nao aproveitamos por puro preciosismo e de falta de qualidade e de falta daquela manha para fazer o gol e matar a partida, e seu Maicon baita de um zagueiro essencial e tem que ser comprado precisa por a cabeça no lugar, onde se viu subir para cabecer com o braço levantado e proximo da area, quase pos tudo a perder por pura irresponsabilidade, agora passou mas nao pode acontecer pq nao sei se teremos tanta sorte assim na semi final e na final.
    E logico quem nao quer ser campeao ainda mais da libertadores todos querem, mas do jeito que o time estava chegou longe e vamos que vamos buscar o titulo e porque nao.

  2. Tem torcedor que está satisfeito com o soberano chegar ate aqui na libertadores e que se não for campeão o bauza já fez demais .
    Essa é a diferença do Beto para muito torcedores eu quero ser campeão ,por isso cobro tanto do soberano principalmente a sua postura fora de casa.

    Diferente de um tal ze pipppokkkkka que se contenta com 4 ou 2 lugar eu quero ser é campeão

    Pra sempre soberano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.