Muricy Ramalho exige título em 2015: “Está na hora de a gente ganhar”

Para Muricy Ramalho, não há mais justificativas: o São Paulo precisa conquistar ao menos um título em 2015. Depois de passar boa parte da temporada passada citando as mudanças que o elenco durante as competições, o treinador reconhece que o chegou o momento de o Tricolor voltar a vencer campeonatos.

– É pouco a pouco mesmo, um time de futebol não se faz assim tão rápido. Tivemos esses problemas no passado e hoje temos uma base. Temos um bom time, e um time desse tamanho só pode entrar pra brigar por títulos. Está na hora de a gente ganhar – afirmou.

Muricy voltou ao São Paulo no segundo semestre de 2013 para salvar o clube do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Conseguiu, mas sentiu que deveria realizar uma profunda mudança no elenco. Segundo o técnico, muitos jogadores não estavam comprometidos com a história e a importância do Tricolor.

Com carta branca para trocar peças, Muricy passou a cobrar reforços e a liberar aqueles que não contava. No entanto, boa parte disso foi feita com a temporada 2014 em andamento. Na visão dele, a demora para formar o time considerado ideal deixou o Tricolor mais distante da briga pelo título nacional.

– Todos querem ganhar no Brasil. Mas para ganhar precisa se organizar e ter um time junto há algum tempo, como sempre foi aqui. Só assim vence. Não dá para ganhar arrumando um time de última hora – disse.

Muricy Coletiva São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Muricy Ramalho dá entrevista coletiva no CT da Barra Funda nesta sexta-feira (Foto: Marcos Ribolli)

Confira a entrevista de Muricy Ramalho:

Paulistão com 28 jogadores inscritos
Se tivesse a oportunidade de falar, agradeceria o tempo de treinamento dado, mas o número de 28 jogadores vai prejudicar. Os da base não deveria contar. Vamos ter dificuldades. Só isso não achei legal.

Prioridade
Vamos levar o Paulista a sério. O time principal vai jogar. Ainda será verão e a parte física será prejudicada. Mas não vamos deixar de lado o campeonato. É uma competição séria. Vamos mesclar. Estamos fazendo um plantel para isso, para ter dois times de qualidade, porque são muitas competições – disse Muricy, sobre poupar jogadores no estadual.

Regulamento do Paulistão
Deveria ter uma conversa para chegarmos a um método ideal (no Paulistão). O que melhorou é que agora temos mais tempo para treinar. Temos de conversar e ouvir as pessoas: treinadores, dirigentes, imprensa, preparadores e todos interessados no futebol. Não gosto das coisas que são impostas. Tem de conversar.

Mais reforços
Estamos satisfeitos com o que conseguimos. O lado financeiro no futebol brasileiro é complicado. Não sou de reclamar de graça. Nesse ano temos uma base, que foi feita de um ano e meio para cá. Está muito próximo. Se não vier ninguém agora, temos um time muito próximo do que queremos.

Muricy Coletiva São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Muricy Coletiva São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)

Chegada de um zagueiro
Para trazer zagueiro mais ou menos nós não vamos trazer. Ficamos sem defensores contra o Cruzeiro, em um jogo importante no ano passado. Agora temos Rodrigo Caio voltando, assim como o Lucão. Se tiver um grande jogador, que não pode ser mais ou menos, vamos trazer. Ofereceram muitos jogadores mais ou menos.

Saúde e Copa São Paulo
Eu me sinto muito bem. Pode ser que alongue mais a minha carreira (sobre aposentadoria). E estou acompanhando a Copinha. É cedo, mas conheço quase todos os meninos nos treinamentos. Eles precisam ser mais testados. A verdade é essa. Nessa segunda fase vamos sentir como são os jogadores. É na pressão que você vê quem tem condição de jogar conosco. Precisamos ter calma.

Categorias de base
Está faltando gente de qualidade. A verdade é essa. O lado financeiro é importante, mas está difícil. Por isso falamos que tem de dar uma parada no futebol brasileiro para conversar e buscar soluções. Na base aqui no São Paulo vamos tentar mudar a forma de trabalhar. Clube grande não pode ser assim, porque o investimento é alto. Estamos conversando para melhorar.

Rogério Ceni
Tenho várias camisas de recordes do Rogério que ele me deu. É legal. Ele vai alongar mais a carreira também por uma opinião nossa. Como técnico e amigo, seria o primeiro a falar que deveria parar, caso achasse necessário. Mas como estava agarrando muito bem, fui sincero e disse para seguir. Se ele parar (no meio do ano), espero que eu continue.

Breno
Não queremos colocar nenhuma pressão, sem data. Não vamos separar. Ele vai treinar junto o tempo todo e vai entrando em forma. Depende de como ele for se sentindo. Quando estiver bem, vai jogar.

Mais Breno
O caso do Breno é especial e difícil. Mas acontece com o ser humano. O São Paulo tem esse histórico de dar a oportunidade aos jogadores que precisam. Além de dar chance ao ser humano, acreditamos no jogador, que vai ter um retorno. Há um trabalho sério da nossa psicóloga, mas é algo leve. Ele está cercado de pessoas que gostam dele. Vamos recuperar o cidadão e o jogador.

Muricy Treino do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Técnico Muricy Ramalho durante o treino dos jogadores do São Paulo nesta sexta-feira no CT (Foto: Marcos Ribolli)

Conca
Nunca falamos o nome do Conca aqui no São Paulo. Estou sendo bem sincero. Não que ele não seja bom jogador. O problema é financeiro, pelo que ele ganha não tem como. Não pelo que joga, porque é um dos melhores 10 do país. O custo-benefício dele é ótimo, porque não machuca. No Fluminense jogava quase todas. Não cabia no nosso orçamento. Só se a diretoria conversou sem eu saber.

Descanso
Foram as minhas melhores férias, porque nas outras vezes tive de vir várias vezes. Agora os caras foram muito bem. O Ataíde e o Gustavo foram bem demais. Praticamente não me ligaram. Acompanhei e eles foram no caminho certo. As férias foram muito boas. Quando não estava vendo futebol durante as minhas férias, eu comi peixe e bebi cerveja.

Saídas de jogadores
Se tiver uma boa proposta, todos estão abertos para conversar. Mas queremos um plantel forte. Não adianta trazer um ou dois, e depois perder três ou quatro. Estamos satisfeitos com o elenco, mas alguns jogadores podem ter interesse de sair. Se o jogador falar que tem um bom negócio para ele e para o clube, aí muda.

Diego, ex-Santos
Fui perguntado por um diretor, um dirigente, se seria interessante ter o Diego. Claro que é um grande jogador, mas é difícil. No Santos também tentei trazer, mas não tinha chance. Mas foi só uma pergunta de dia a dia, nada de conversar com ele diretamente.

Wesley
– O Wesley é do Palmeiras. Não dá para falar de um jogador que não é nosso – despistou Muricy sobre o volante que tem acerto alinhavado para chegar no futuro ao Tricolor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*