Crise política e calote: São Paulo e Taubaté anunciam fim de parceria

Agora é oficial. Depois de seis meses, chegou ao fim nesta sexta-feira, 16, a parceria entre Vôlei Taubaté e São Paulo Futebol Clube. A “novela” do acordo vinha se arrastando desde agosto, quando o principal financiador do projeto, a empresa Capes (Centro de Apoio Profissionalizante Educacional e Social), deixou de apoiar a modalidade. O patrocinador injetava cerca de R$ 120 mil nos cofres da equipe do Vale do Paraíba, fruto da parceria com o Tricolor.

Vôlei São Paulo/Taubaté (Foto: Divulgação Funvic Taubaté/São Paulo FC)Parceria entre Vôlei Taubaté e São Paulo terminou (Foto: Divulgação Funvic Taubaté/São Paulo FC)

Após o não pagamento da Capes, a diretoria do São Paulo tentou contato com outras empresas para manter o projeto, mas nenhuma conversa evoluiu. A crise política nos bastidores do clube, que terminou com a saída do presidente Carlos Miguel Aidar, também foi decisiva para o fim da parceria.

– A parceria vai acabar depois do Campeonato Paulista. Levamos dois novos patrocinadores, mas o Taubaté não teve interesse. Com todo esse momento político que está no clube, fica quase inviável fazer algo para dar continuidade no projeto. Vamos processar a Capes (financiador da parceria) por quebra de contrato, mas esse calote… todo esse dinheiro que for recebido na Justiça vai ser de Taubaté. Talvez ano que vem, depois da casa estar arrumada no São Paulo, poderemos pensar em fazer uma nova parceria no vôlei – explicou Celso Nardi, diretor de esportes olímpicos do Tricolor.

A nova diretoria do São Paulo, comandada por Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, não entrou em contato com os dirigentes do Taubaté. E, segundo a diretoria do time taubateano, não haveria tempo hábil para viabilizar recursos e dar continuidade à parceria. Diretores do Taubaté afirmaram que bateriam o martelo sobre o caso até essa sexta-feira, data final para a confecção dos novos uniformes a serem utilizados nas finais do Paulista e no início da Superliga.

Ricardo Navajas, diretor do Taubaté Vôlei (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)Ricardo Navajas, supervisor do Vôlei Taubaté (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)

– Acabou a parceria com o São Paulo, não temos mais. Estamos esperando a entrada dos novos patrocinadores, conseguindo suprir a deficiência do São Paulo. Estamos à espera da secretaria de esportes, que fará uma nova montagem da camisa com esses patrocínios, os espaços adequados. O mais breve possível será trocado o uniforme – declarou o supervisor do Taubaté, Ricardo Navajas.

Esse rompimento não vai interferir no futuro da equipe taubateana, que tem outras fontes de recursos. O Vôlei São Paulo/ Taubaté agora volta a se chamar Vôlei Taubaté, mantendo todo o elenco para a temporada. Hoje, quase 30 empresas estampam suas marcas no site oficial do time. A dona da franquia segue sendo a Funvic (Fundação Universitária Cristã), que voltará ter o nome oficial da última temporada: Vôlei Funvic Taubaté.

PARCERIA, TÍTULOS E CRISE

A parceria São Paulo e Vôlei Taubaté, atual campeão Paulista, foi firmada oficialmente no final de abril. O Tricolor do Morumbi ficou quase 15 anos de fora da modalidade. Com um elenco cheio de estrelas como Lucarelli, Riad, Rapha e Lipe, tinha o desejo de acabar com a supremacia do Cruzeiro, atual bicampeão da Superliga e faturar título inédito da competição nacional. Também estava nos planos da equipe fazer um jogo de vôlei no estádio do Morumbi.

Vôlei Taubaté São Paulo campeão da Copa SP (Foto: Divulgação Funvic Taubaté/São Paulo FC)São Paulo/Taubaté conquistou a Copa São Paulo de vôlei (Foto: Divulgação Funvic Taubaté/São Paulo FC)

Parte da torcida taubateana, no entanto, reprovou o acordo em uma enquete realizada pelo GloboEsporte.com. Os torcedores, também em uma votação, escolheram o Pavão para ser o mascote da equipe.

Lucarelli São Paulo/Taubaté (Foto: Filipe Rodrigues)Lucarelli foi um dos principais reforços do time para a temporada (Foto: Filipe Rodrigues)

Durante o período da parceria, o time venceu os Jogos Regionais e a Copa São Paulo echegou a abrir uma sequência de 12 vitórias seguidas na temporada, mesmo cedendo sete jogadores à seleção brasileira. No Campeonato Paulista, está na semifinal e irá encarar o Campinas. No estadual, o time é o atual campeão. É um dos favoritos ao título da Superliga, que tem início em novembro.

Depois da saída do patrocinador, o interesse era de manter o acordo dos dois lados. O então presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, se reuniu com o prefeito de Taubaté, Ortiz Júnior, para discutir o caso.

ESPORTES OLÍMPICOS NO TRICOLOR

Assim como o vôlei, o futebol feminino do São Paulo também terminou após falta de pagamentos do mesmo patrocinador. O time foi reativado após 14 anos e o clima era de otimismo na equipe, com direito a vitória sobre o atual campeão mundial. As jogadoras do São Paulo chegaram às finais do Campeonato Paulista, mas ficaram com o vice. Após o fim do estadual, todo o time se desmanchou e o ex-presidente Aidar condicionou a continuidade da modalidade.

São Paulo x São José futebol feminino (Foto: Igor Amorim / saopaulofc.net)Time de futebol feminino do São Paulo também encerrou as atividades (Foto: Igor Amorim / saopaulofc.net)

A equipe mantém um time de futsal. O clube do Morumbi tem uma parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo e disputa a Liga Nacional de Futsal com o nome oficial de São Paulo FC/São Bernardo. Na LNF, está classificado para as quartas de final.

NOVA POTÊNCIA NO VÔLEI

A equipe de vôlei de Taubaté existe há dois anos e meio. O time era de Pindamonhangaba emudou de endereço em abril de 2013. Na primeira temporada, anunciou Giba como um dos reforços para 2013/14. Porém, o astro atuou apenas em cinco partidas e trocou o Vale do Paraíba pelo vôlei árabe. Nesta edição da Superliga, a campanha ficou abaixo do esperado: terminou na 10ª colocação com sete vitórias e 15 derrotas e sem vaga nos playoffs.

Dante Vôlei Taubaté troféu (Foto: Filipe Rodrigues)Com Dante, o Taubaté foi campeão paulista de vôlei (Foto: Filipe Rodrigues)

Porém, em 2014 tudo foi diferente. A equipe trouxe outros nomes de peso como Dante, Lorena, Sidão e apostou em um “modelo italiano” de gestão para conquistar os primeiros títulos. Ganhou o Paulista e a Copa Brasil e ficou em terceiro na Superliga e se firmou como uma das forças da modalidade no país. Em fevereiro de 2016, a cidade receberá o Sul-Americano de Vôlei.

 

fonte: Globo Esporte

Funvic Taubaté/São Paulo FC vence fora de casa

A Funvic Taubaté/ São Paulo FC venceu na noite da última quarta-feira, dia 9, o São Bernardo por 3 sets a 0. Jogando fora de casa, a equipe Taubateana conquistou a terceira vitória, em três jogos disputados no Campeonato Paulista.

O jogo começou com o time do Vale do Paraíba errando muito, com isso o São Bernardo aproveitou e abriu 8/3. Cezar Douglas chamou a atenção de seus comandados e na volta do tempo, a Funvic Taubaté/São Paulo FC conseguiu mais equilíbrio e fechou o placar por 25/21.

Mais ligada no jogo, a equipe de Taubaté iniciou o terceiro set com mais agressividade e fechou em 25/15. O terceiro set foi parecido com o segundo. A jovem equipe do ABC não resistiu à experiência dos Taubateanos e perdeu por 25/16. Assim, a Funvic Taubaté/São Paulo FC fechou a partida em 3 sets a 0.

No final do jogo, o técnico Cezar Douglas comentou o triunfo conquistado fora de casa.

“Viemos em busca de um resultado positivo e conseguimos alcançar esse objetivo. A partir de agora os confrontos são diretos para as primeiras colocações, que valem as decisões dos playoffs em casa. Vitória importante para manter a sequência. Agora o campeonato muda, pois as equipes começam a receber seus jogadores de Seleção e a parte coletiva se fortalece para a reta final”, disse o treinador.

Após o terceiro triunfo, a Funvic Taubaté/São Paulo FC se prepara para enfrentar o São José dos Campos, no sábado (12 de Setembro), no ginásio do Abaeté, em Taubaté. O clássico regional está marcado para às 18h30.

O torcedor que quiser acompanhar a partida já pode adquirir o ingresso. Serão disponibilizados 1200 (mil e duzentos) bilhetes para serem trocados no ginásio da CTI (800 ingressos) das 8h30 até às 18 horas, na rua das Três Meninas, S/N. Além da loja Loucos por Esporte (400), das 10h às 22 horas, no Via Vale Garden Shopping.

Para fazer a troca o torcedor deve levar o CPF, cada número de CPF dará direito até 02 ingressos (titular do CPF deverá estar presente); e mais um quilo de alimento (exceto sal e açúcar) não perecível para cada ingresso trocado. Crianças de até 04 anos não precisam do bilhete.

 

Competição: Campeonato Paulista

Último jogo: São Bernardo 0 x 3 Funvic Taubaté/São Paulo FC

Próximo jogo: Funvic Taubaté/São Paulo FC x São José Vôlei

Local: Ginásio do Abaeté, Taubaté

Data: 12 de setembro 2015

 

 

Fonte: Site Oficial

Aidar tem encontro com prefeito de Taubaté para discutir parceria no vôlei

Com a saída de um patrocinador da parceria entre São Paulo e Vôlei Taubaté, o Capes (Centro de Apoio Profissionalizante Educacional Social), o acordo entre as partes ficou estremecido. Porém, o Tricolor bancou a continuidade do projeto e deverá anunciar o nome da nova empresa até o final de setembro, data que coincide com as finais do Campeonato Paulista de Vôlei.

Em entrevista, após final do estadual de futebol feminino, o presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, reiterou o desejo de manter a parceria com a equipe do Vale do Paraíba.

– Aconteceu a mesma coisa no futebol feminino. Pararam de pagar. Tive uma reunião com o prefeito de Taubaté para saber até que ponto eles estão dispostos a investir. O São Paulo sozinho não tem condições de fazer, mas não tenha dúvidas que temos total interesse de manter um time de vôlei – disse o presidente.

Vôlei Taubaté São Paulo Copa SP (Foto: Divulgação Funvic Taubaté/São Paulo FC)São Paulo/Taubaté foi campeão da Copa São Paulo em agosto (Foto: Divulgação Funvic Taubaté/São Paulo FC)

A Prefeitura de Taubaté se posicionou por meio de nota sobre o assunto. A administração municipal confirma o encontro do presidente do Tricolor com o prefeito Ortiz Junior.

Ortiz Junior Taubate (Foto: Carlos Santos/TV Vanguarda)Ortiz Junior se reuniu com o presidente do São Paulo para discutir situação da parceria com vôlei em Taubaté (Foto: Carlos Santos/TV Vanguarda)

– Houve uma reunião com o presidente do São Paulo FC, Carlos Miguel Aidar, no intuito do clube paulista viabilizar um novo patrocinador para fazer a substituição da Capes, patrocinadora trazida pelo clube da capital. O presidente do Tricolor demonstrou total interesse de conseguir esse novo patrocínio e continuar a parceria com o Vôlei Taubaté – diz a nota oficial da prefeitura.

A temporada começou com títulos para o São Paulo/Taubaté. A equipe conquistou Jogos Regionais e Copa São Paulo de Vôlei. No último sábado, 29, o time começou o Campeonato Paulista com vitória por 3 a 1 sobre o Atibaia. E nessa sexta-feira, 5, às 20h, os taubateanos recebem o Santo André, no ginásio do Abaeté.

 

Fonte: Globo Esporte

Diretor do São Paulo descarta fim da parceria com Vôlei Taubaté: “Seguirá”

Mesmo perdendo o patrocinador Capes, por motivo de calote, a parceria do São Paulo com o Vôlei Taubaté para a temporada 2015/2016 será mantida. Quem garante é o diretor de vôlei do São Paulo, Celso Nardi. Em entrevista, ele explicou a atual situação do acordo entre o clube e o time da cidade do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.

– A parceria continua normalmente. A empresa Capes nos deu calote, mas já saiu do clube e já acionamos o departamento jurídico neste caso e entraremos com um processo. Mas já estamos tentando outro patrocinador para entrar no lugar e estamos em conversas. Creio que até o final do mês tenhamos algo concreto –  afirmou o dirigente, durante entrevista por telefone.

– O São Paulo tem muito interesse em seguir com essa parceria e continuar com um time de vôlei, disso não tenha dúvidas – completou.

Procurada pelo GloboEsporte.com, a empresa Capes não foi localizada até o momento da publicação dessa reportagem para comentar o assunto. O supervisor técnico do Taubaté, Ricardo Navajas, colocou em xeque o futuro do acordo.

– O atraso do Capes não interfere em nada no futuro do vôlei na cidade de Taubaté. Temos alternativas. Mas aí não teria mais motivo para termos essa parceria com o São Paulo, que entrou no projeto com o Capes – declarou.

Vôlei Taubaté São Paulo campeão da Copa SP (Foto: Divulgação Funvic Taubaté/São Paulo FC)São Paulo/Taubaté comemorou título da Copa SP no último sábado (Foto: Divulgação Funvic Taubaté/São Paulo FC)

A parceria firmada no final de abril chegou a ser rejeitada por torcedores de Taubaté, que participaram de uma enquete. Porém, o início de temporada foi animador. O São Paulo/Taubaté conquistou os dois campeonatos que disputou: Copa São Paulo e Jogos Regionais.

O principal objetivo da equipe na temporada é acabar com a hegemonia do Cruzeiro, que é o atual bicampeão da Superliga. Como reforços, trouxe jogadores como Lucarelli, Riad e o canadense Gavin Schmitt.

O próximo campeonato no calendário do São Paulo/Taubaté é o Paulista. Atuais campeões do estadual, os comandados de Cézar Douglas estreiam em 29 de agosto, às 19h, no ginásio do Elefantão, diante do Atibaia. Os taubateanos ainda não contam com sete jogadores que estão com compromissos com as seleções brasileiras e canadense.

 

Fonte: Globo Esporte

São Paulo/ Taubaté vence Campinas e fatura o título da Copa SP de Vôlei

Festa no ginásio do Abaeté, em Taubaté, no Vale do Paraíba! O visitante Campinas assustou, deu muito trabalho, mas os donos da casa venceram por 3 sets a 2 no tie-break (25-22, 19-25, 21-25, 26-24 e 15-10) e ficaram com o título da Copa São Paulo de Vôlei. O São Paulo/ Taubaté comemora a conquista e também já começa a preparação para as disputas do estadual e da Superliga 2015/2016. Os finalistas jogaram desfalcados nesse sábado, com jogadores defendendo suas seleções.

Campinas Taubaté final Copa SP Vôlei (Foto: Cinara Piccolo/ Divulgação)Taubaté, de azul, conquista título em casa contra Campinas (Foto: Cinara Piccolo/ Divulgação)

Campinas perdeu o primeiro set por 25 a 22. Depois fez 25 a 19 no segundo set. E embalou vencendo o terceiro por 25 a 21. No quarto set, vitória de Taubaté no sufoco: 26 a 24. No tie-break, a torcida fez toda a diferença no Abaeté e os donos da casa venceram por 15 a 10. É campeão! O segundo título da equipe do Vale na temporada, após faturar os Jogos Regionais. Vale lembrar que Campinas venceu a última edição da Copa SP e buscava o bi.

O São Paulo/Taubaté, do técnico Cézar Douglas, chegou à decisão após eliminar Atibaia, na fase classificatória, e Sesi-SP, na semifinal. A equipe disputa a competição desfalcada dos principais nomes do elenco, como Lucarelli, Lipe e Riad, que estão com a seleção brasileira. Campinas, por ter sido finalista da última Copa São Paulo, não disputou a fase classificatória da edição atual. Nas semifinais, venceu São José em casa no tie-break. Assim como os anfitriões, o time do técnico Alexandre Stanzioni jogou desfalcado de atletas em seleções.

Campinas Taubaté final Copa SP Vôlei (Foto: Divulgação/ Vôlei Brasil Kirin)Times jogaram desfalcados neste sábado a decisão (Foto: Divulgação/ Vôlei Brasil Kirin)

Taubaté/São Paulo FC vence Sesi e chega à final da Copa São Paulo

A parceria com o São Paulo FC com o Vôlei Taubaté está perto de render seu segundo título. Nesta terça-feira, a equipe do interior paulista venceu o Sesi por 3 sets a 0, em pleno Ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo (SP).

O triunfo, com parciais de 25/22, 25/18 e 25/17, garantiu o Taubaté/São Paulo na grande final da Copa São Paulo de Vôlei, quando tentará mais uma taça após o anúncio da parceria com o Tricolor Paulista (o time faturou os Jogos Regionais no início de agosto).

O adversário na decisão será o atual detentor do título da Copa SP, o Brasil Kirin. Nesta terça, o time campineiro suou para bater o São José dos Campos por 3 sets a 2, com parciais de 25/21, 24/26, 23/25, 30/28 e 15/10, no Ginásio do Taquaral, em Campinas (SP). A final está marcada para este sábado, com horário e local a ser definido pela FPV (Federação Paulista de Voleibol).

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Riad e Lucarelli são Tricolores

O ponta Lucarelli e o central Riad, ambos da Funvic Taubaté/ São Paulo FC, nessa semana vestiram pela primeira vez a camisa da equipe do Vale do Paraíba. Os dois atletas estão defendendo a Seleção Brasileira na Liga Mundial e devem se juntar ao elenco taubateano somente na reta final do Campeonato Paulista.

Um dos destaques do grupo comandado pelo técnico Bernardinho, Lucarelli diz estar contente por poder continuar jogando ao lado dos companheiros mesmo após o fim da Liga Mundial.

“Estou muito feliz em defender essa grande equipe, que se juntou a um grande clube de futebol. Espero que possamos alcançar todos os objetivos nessa temporada”, disse o ponta, que terá ao seu lado no Taubaté os jogadores Lipe, Rapha, Felipe, Otávio e Riad, todos também na disputa intercontinental.

O primeiro desafio da Funvic Taubaté/ São Paulo FC será no mês de julho, quando disputará os Jogos Regionais, que nesse ano terão Taubaté como sede. Depois, o time terá pela frente o Campeonato Paulista, cuja tabela deverá ser divulgada no fim do mês que vem ou no início de agosto.

 

Fonte: Site Oficial

Funvic Taubaté/ São Paulo FC anuncia mais dois reforços para próxima temporada

A Funvic Taubaté/ São Paulo FC anunciou a contratação do ponta Ricardo Souza e do meio de rede Ialisson Amorim para reforçarem a equipe na temporada 2015/2016.

O ponteiro Ricardo Júnior defendeu o Ziober Maringá na última Superliga. O jogador, de 24 anos, tem como principais conquistas na carreira a Copa Pan-Americana e o Mundial Sub-23 pela Seleção Brasileira, ambos em 2013.

Já Ialisson Amorim, de 29 anos e 2,05m de altura, estava na UFJF na temporada passada e entre os títulos de destaque estão às conquistas do Sul-Americano de 2009 e 2010.

Ambos os jogadores chegam a Taubaté no fim de maio, quando se juntarão ao restante do elenco que volta aos treinos no ginásio do Abaeté.

Com mais essas duas contratações, a Funvic Taubaté/ São Paulo FC já tem oficialmente 9 jogadores. Anteriormente, a supervisão técnica havia anunciado a permanência do ponta Lipe, do levantador Rapha, do central Deivid, do líbero Felipe, do oposto Leozão, além da chegada do central Otávio e do oposto canadense Gavin Schmitt.

Com time de vôlei, presidente do São Paulo já projeta jogo no Morumbi

A parceria entre o São Paulo e o time masculino de vôlei de Taubaté já faz com que o presidente do clube paulistano, Carlos Miguel Aidar, projete uma partida da equipe no estádio do Morumbi. O mandatário sonhava em quebrar o recorde mundial de público para um jogo da modalidade, mas desistiu ao saber que mais de 95 mil pessoas acompanharam ao duelo da Seleção Brasileira com a União Soviética, no Maracanã em 1979.

São Paulo e Taubaté assinaram uma parceria para a próxima temporada nacional do vôlei. A equipe do Vale do Paraíba, terceira colocada da última Superliga, jogará com o uniforme e o escudo do clube do Morumbi, que auxilia na captação de patrocinadores e terá sua marca exposta.

“Esse time de vôlei ganhou 17 milhões de torcedores, os do São Paulo Futebol Clube, que vão apoiá-lo. Não sei se haverá ginásio capaz de abrigar todos eles, mas tenho certeza que muito em breve encontrarão uma maneira de fazer um jogo de vôlei aqui nesse gramado. Montaremos uma quadra e faremos um grande espetáculo”, disse Aidar, no Morumbi.

O uniforme do Funvic Taubaté/São Paulo, nome oficial da equipe, ainda não está pronto. Por isso, a diretoria do clube tricolor deu camisas do time de futebol ao levantador Rapha e o ponteiro Lipe, presentes na cerimônia que oficializou a parceria. Só que as peças foram confeccionadas pela Penalty, empresa que tem contrato de fornecimento de material esportivo apenas até esta quinta-feira.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

São Paulo entrou de parceiro em time vôlei e quer fazer partida de exibição no Morumbi

Primeiro, Ricardo Navajas, superintendente técnico da equipe de vôlei, utilizou fitas de esparadrapo para cobrir o nome da fornecedora das camisas que os atletas vestiam. Depois, decidiu-se que Lipe e Rapha deveriam tirar as peças e utilizar camisas polo de Taubaté para a cerimônia.

Os uniformes do Taubaté/São Paulo serão confeccionados pela Pulse, já que o contrato com a Under Armour, fornecedora de material esportivo do clube do Morumbi a partir desta sexta-feira, prevê participação apenas no futebol em 2015.

“Algumas empresas que têm interesse em usar a marca do São Paulo não podem porque no futebol os valores são altos. Com o vôlei, o custo é muito menor e ele entra na marca, está patrocinando o clube de coração e tem sua empresa junto ao São Paulo, que tem 17 milhões de torcedores”, analisou Navajas.

O Taubaté/São Paulo, campeão do Paulista e da Copa Brasil na última temporada, continuará mandando seus jogos no ginásio do Abaeté, no Vale do Paraíba. O clube já acertou a chegada do ponteiro Lucarelli, titular da Seleção Brasileira, e do central Riad. Ambos deixam o Sesi, vice-campeão da última Superliga.

O canadense Gavin Schmitt, que estava no vôlei russo, e o central Otávio também foram contratados. Do elenco da temporada passada, ficaram o levantador Rapha, o ponteiro Lipe (Chupita) e o líbero Felipe, todos convocados por Bernardinho para a temporada de competições da Seleção Brasileira. O técnico Cezar Douglas também permanece.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Tricolores da Seleção aprovam parceria e esperam ‘bagunça’ no ginásio

O grupo da Seleção Brasileira masculina de vôlei que está treinando em São Bernardo do Campo tem dois atletas do São Paulo Taubaté, o levantador Rapha e o ponteiro Lipe. Ambos aprovaram a recente parceria fechada pelo Tricolor com a equipe do Vale do Paraíba, que jogará com o escudo e uniforme do clube do Morumbi na próxima temporada.

O retorno do São Paulo ao vôlei profissional masculino foi revelado na última semana em reportagem da Gazeta Esportiva, adiantando os detalhes da parceria, oficializada apenas na noite desta terça-feira. Na última temporada, o Taubaté conquistou o Campeonato Paulista e a Copa Brasil e foi eliminado na semifinal da Superliga.

“É uma parceria muito importante para a visibilidade do vôlei, que já é bem seguido no Brasil. Mas quando você coloca o escudo de um time de futebol, que tem uma tradição e é campeão do mundo, é capaz que a gente saia do âmbito nacional e vá ao internacional. Ao redor do mundo vão começar a falar um pouco mais do time de Taubaté”, analisou o ponteiro Lipe.

O atleta paranaense é torcedor do Coritiba, mas lembra com carinho de algumas das principais glórias da história do São Paulo: os bicampeonatos da Copa Libertadores e do Mundial, conquistados em 1992 e 1993. O time do Morumbi voltaria a conquistar a competição continental e a mundial em 2005.

“Uma das lembranças muito fortes que tenho é da época do bicampeonato mundial. Não tem quem não gostou de Zetti, Raí, Muller, Leonardo e Telê Santana. O torcedor do Corinthians, não. Mas eu que sou do Sul sempre gostei muito”, disse entre risos o agora atleta tricolor.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

O levantador Rapha e o ponteiro Lipe defenderão o São Paulo na próxima temporada do vôlei nacional

Jogar pelas cores do São Paulo não será novidade para o levantador Raphael. Ele atuou pela Ulbra, equipe de origem gaúcha que teve parceria com o clube do Morumbi, e chegou a conquistar um Campeonato Paulista vestindo o uniforme tricolor. Por isso, ele comemora a união dos times.

“É bacana uma torcida de futebol no ginásio. O barulho é outro. A bagunça entre aspas é outra. É muito diferente e ter isso a nosso favor vai ser fantástico”, analisou Rapha, torcedor do Flamengo. “A gente espera que o ginásio fique ainda mais lotado, que a festa seja outra, com cantos diferentes. Não sei se pode, mas na época da Ulbra tinha até batuque”, completou.

O São Paulo será o segundo clube com tradição no futebol a contar com um time na próxima Superliga masculina de vôlei, seguindo exemplo de sucesso do Sada Cruzeiro. A equipe mineira, que manda seus jogos na cidade de Contagem, conquistou três das últimas cinco edições da competição e foi vice-campeã em duas oportunidades.

O último título foi conquistado em 12 de abril com vitória na final da competição nacional sobre o Sesi. Na semana seguinte, o elenco campeão deu uma volta olímpica no gramado do Mineirão, antes do clássico entre Cruzeiro e Alético-MG pela semifinal do Campeonato Mineiro de futebol. O jogo acabou 2 a 1 para o Galo.

“Joguei no Fenerbahce na Turquia e vivi essa força do torcedor do futebol ir para o vôlei. A gente foi campeão europeu e deu a volta olímpica no estádio do futebol. Isso talvez seja algo bacana que aconteça. Vão vir mais zilhões de torcedores para nos dar força e isso é tudo o que a gente quer”, afirmou o ponteiro.

Lipe e Rapha não são os únicos atletas do São Paulo na Seleção Brasileira. Eles foram mantidos na equipe, assim como o líbero Felipe, também atleta da equipe nacional. O time já acertou a contratação do ponteiro Lucarelli, mas ele treina no Rio de Janeiro com outro grupo de atletas do Brasil.

Bernardinho fez uma convocação extensa para a temporada e dividiu os jogadores em dois grupos porque a Seleção terá pela frente um grande número de eventos e com datas conflitantes. A Liga Mundial é a principal competição da temporada para o time de vôlei, que não disputará a Copa do Mundo. Também estão na programação os Jogos Pan-Americanos, o Campeonato Sul-Americano, além de partidas e torneios amistosos.