O tempo é curto, mas parece uma eternidade

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, não vou dizer que chegamos no fundo do poço, mas estamos mergulhando de cabeça em sua direção. Por que perdemos da Ponte? Não. Pelo conjunto da obra.

Vou analisar o jogo contra a Ponte, tema central deste comentário. No papel a formação que eu defendia: Hernanes como segundo volante, Nenê centralizado, dois jogadores abertos e um centro-avante. Autêntico 4x3x3 da década de 1970. Independente de nomes, já que alguns foram poupados, outros sentiram contusão – Jucilei -, ele colocou os quatro defensores – Araruna, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo -, os tres da linha de meio – William Farias, Hernanes e Nenê – e os três atacantes – Antony, Gonzalo e Everton -.

Funcionou? Não. Mas por que? Difícil explicar. Mas é fato que Nenê não conseguiu dar uma única assistência, chutar uma bola a gol, e isso era função dele; Hernanes, por sua vez, não teve fôlego para descer, ajudar a armar o ataque e voltar para ajudar na marcação. A consequência foi um meio campo dominado pela Ponte e nosso ataque sem ser acionado.

Algumas vezes Antony voltava até a defesa para pegar a bola e ir para o ataque. Mas quem deveria fazer o um dois com ele seria Araruna. Bem, aí já não preciso falar mais nada. Porém, do lado esquerdo essa força funcionaria com Reinaldo e Everton. Da mesma forma não tivemos uma ultrapassagem, triangulação dos dois com um meia. Ou seja: nada aconteceu.

Então já começo a achar que é Jardine quem não está treinando adequadamente o time, ou não está sabendo passar sua mensagem, ou não está sendo respeitado. Ele fala e os jogadores não fazem.

É pouco tempo para pensarmos em mudanças drásticas? Sim. Estamos na primeira quinzena de fevereiro, o ano nem bem começou, o trabalho está só no início e nós já queremos mudar tudo. Entretanto essa primeira quinzena de fevereiro pode nos causar sérios problemas de uma eliminação no Campeonato Paulista e, pior, na LIbertadores. Essa primeira quinzena de fevereiro pode matar nosso primeiro semestre e, praticamente, nosso ano.

Gosto do Jardine e tinha muita confiança e esperança em seu trabalho. Mas não consigo ver nem sombra do futebol apresentado pelo Sub-20, que ganhou tudo e que fez dele um treinador em potencial. Talvez esteja faltando o pulso do diretor de futebol. Talvez Raí tenha perdido a voz com o elenco.

Talvez falte a imposição de um presidente. Mas esse está mais preocupado em pavimentar seu caminho político do que com o futebol em si.

Triste São Paulo. Mergulhando a todo vapor para o fundo do poço.

#ForaLeco

21 comentários em “O tempo é curto, mas parece uma eternidade

  1. Técnica e taticamente é simples explicar o que vem acontecendo. Sem uma pré temporada adequada alguns atletas estão visivelmente fora de forma – Diego Sousa, Jucilei e Hernanes por exemplo. Hernanes não é mais segundo volante desde que saiu do SPFC em 2008 – o condicionamento dele agora é para jogar como meia armador. No time de Aguirre ao perdermos a bola Rojas e Everton recuavam rapidamente para formar a primeira linha de defesa, com Nenê e Diego Sousa posicionados à frente. Aproximávamos a segunda linha e pressionávamos a saída de jogo do adversário. Quando tomávamos uma bola no campo de ataque conseguíamos chegar com perigo para concluir ou sofrer falta. Hoje damos liberdade ao adversário até nossa intermediária. Quando retomamos estamos muito longe do gol adversário e nosso time distribuído numa extensão muito grande do campo. Até organizarmos nossa ofensiva a defesa do adversário já está posicionada – sempre em vantagem.

    Tudo isso é muito simples de explicar. O que é impossível de explicar é a repetição do erro do presidente que, pela segunda vez em três anos, inicia a temporada com um técnico que NUNCA antes havia treinado uma equipe profissional. A culpa do nosso estado de coisas atual – 4 derrotas nos últimos 5 jogos – é do presidente que contratou e mantém um treinador que já havia dado provas em 2018 que ainda não está pronto para ser o comandante do SPFC.

    O presidente sairá em dezembro de 2020. Espero que até lá nosso time deixe de ser um laboratório para iniciantes no cargo. Independentemente do resultado de quarta-feira a única decisão aceitável por parte da presidência do clube é a demissão de André Jardine e de Raí Oliveira, diretor executivo de futebol que insistiu na aposta mesmo após comprovação de que estava errado.

    Vou ao Morumbi e estarei torcendo muito por uma classifcação.

  2. Não tem como nao questionar o péssimo trabalho desse palhaço chamado Jardine. Desde o ano passado, afirmo que ele nao tem a mínima condiçao de ser nosso trienador.
    Entao em uma só voz temos que crigar #ForaJardine e #ForaLeco

    • Não é um palhaço… apenas não está pronto pra treinar um time grande como o SP.
      Ao assistir a entrevista dele na derrota para o Santos, deu pra perceber o quanto o Sampaoli colocou ele no bolso…

  3. Alguém pode me explicar por que os jogadores desejariam a queda de Jardine? Qual o argumento lógico que justificaria a atitude?

    Se Jardine é mesmo um banana e, de fato, os jogadores são mau caráteres, não seria mais conveniente para eles mantê-lo? Com um técnico casca dura eles teriam as mesmas oportunidades de opinar? Por que, por exemplo, Nenê, Jucilei e Everton haveriam de sabotar o time em que jogam? Pra quê? Pra serem perseguidos e ameaçados pela torcida? Ganhariam mais dinheiro ou prestígio em um time perdedor? Eles não querem ser campeões? Por que Antony e Helinho deixariam de se matar pelo seu treinador querido? Não querem se destacar, para irem para a Europa?

    A mesmíssima coisa com o Aguirre. Foi o Arboleda que pediu para marcar o Rodrygo contra o santos? O Anderson Martins ameaçou o Aguirre, pedindo para manter os três zagueiros quando perdíamos das galinhas, mesmo com um jogador a mais? Shaylon exigia sua escalação?

    Crise é terreno fértil para teorias da conspiração e paranóias afins. Não podemos deixar que floresçam.

    • Nada a ver mesmo….
      Jogador quando que derrubar elenco vai pro DM dizendo que está com dor no púbis…

      Querem pintar o Nene se diabo, mas o cara é são paulino e sofre nas derrotas… sempre corre muito, e se esforça pra jogar pois sabe que são os últimos anos dele como profissional.

  4. Da forma como as coisas estão creio que a partir da semana que vem o clube terá nova diretoria de futebol e nova comissão técnica, se não se demitirem têm que ser demitidos.
    Para satisfação de muitos as coisas não deram certo, a meu ver, por culpa da diretoria de futebol, que aceitou trabalhar com esta gestão, confiou no elenco contratado e no discurso do técnico da base.
    Deste elenco, a não ser que fosse de graça, pouquíssimos jogariam em outros clubes, exceção às segundas divisões, logo o trabalho de contratações foi de segunda categoria com elementos em final de carreira afim de nada, e não seguiu uma lógica de trabalho, pois jogadores que serviram para Aguirre não podiam de forma alguma servir para Jardine.
    Então por que não ficar com Aguirre, e aí vejo que teve a mão de algumas peças do elenco, que preferiram apoiar a vinda de um incauto, para no minuto seguinte queima-lo também, e quem sabe eles tiveram a apoia-los?
    Bom, são jogos de conspiração que não levam a nada, como nada tem sido feito pelo futebol do clube, pelo simples fato do clube ter abandonado nas mãos de uma corja seu futebol há muito tempo.
    Usaram RC, Rai, Lugano, nomes que repercutem bem na torcida não oficial, mas, que não conseguiram evitar que esta torcida percebesse que a política permanece a mesma instituída por JJ, por sinal muito apreciada pelas torcidas oficiais do clube.
    No final o que fica é o declínio constante da instituição, mas que tem muita gente se beneficiando disto, basta perguntar como andam as coisas em Cotia, o paraíso dos parasitas tricolores.
    Lá não falta produto, dinheiro, bons negócios enfim sempre foi “a menina dos olhos de JJ”, não importando que o profissional fosse de segunda, como tem sido a pelo menos 11 anos.
    Bom, torcer para o São Paulo hoje significa torcer para um time com passado de primeira, elenco de segunda e direção de terceira, isto é, um fantasma tricolor que o clube, por falta de gente competente, não conseguiu manter.

  5. O problema eh que estamos sem comando, Lecú soh pensa em negociatas juntos com esse bando de conselheiros imprestáveis e vendidos; Raí eh um bunda mole, tem medo dos jogadores; Lugano desapareceu; sobrou pro Jardine, inexperiente com cobroes do elenco está sendo engolido, mais um que os vagabundos da Barra Funda vão queimar.
    Como essa diretoria soh contrata pau mandado, não teremos um técnico de ponta enquanto Lecú escroto for presidente e esse banana do Raí diretor puxa saco de futebol.
    Enfim, o que estava ruim vai piorar, já começo a me preocupar com o rebaixamento do SPFC no Brasileiro, pois não vislumbro um milagre de ganhar qualquer campeonato, o roteiro eh o mesmo: eliminação no paulista, na libertadores no primeiro semestre, no segundo eliminação na CP do Brasil e luta pra não cair no brasileirão.
    Esse eh o roteiro do SPFC dos últimos 10 anos, um clube arrasado por Juvenal, Aidar, Lecú e conselheiros medíocres e vendidos, fora a torcida vendida que apoiou todos esses vermes!!!

  6. O time está mal treinado. Nem parece que jogam juntos desde o ano passado.
    Falta aproximação e apoio.

    Lembro de uma entrevista do Muricy na época dos títulos brasileiros. E eles treinava os jogadores de 3 em 3. Quando um deles tinha a bola os outros dois tinham que se aproximar.
    No caso hoje seria um treino tipo.
    1.BrunoA+Reinaldo+Jucilei
    2.Reinaldo+Jucilei+Nene
    3.Reinaldo+Nene+Everton
    4.Nene+Everton+Pablo

    A ideia era ter o jogo apoiado sempre. Com opções de passe. Até chegar no último terço…

  7. Desculpa meu irmão treinar o sub 20 é uma coisa. Treinar os titulares é uma outra coisa.só o idiota do Raí viu qualidades ou competência num cara desses para treinar um time que iria disputar uma taça libertadores da América…o timinho do Morumbi é mais ou menos. Mais precisa de um treinador experiente um treinador que faça esse time jogar…quanto mais demorar para fazer uma mudança vai mais pior…pra mim a libertadores da América já era com esse timinho aí não vai reserverter esse placar de jeito nenhum…com esse futebolzinho medíocre frio horrível vergonhoso sem chance…e pra mim o culpado de tudo isso é do Raí. Só o Raí que viu o Jardine como treinador para treinar um time tri campeão do mundo…tomara que ele faça alguma coisa pra arrumar a cagada que o Raí fez efetivando o JARDINE…seria o mais certo amanhã começar a semana com um treinador novo seja o Cuca ou Luxemburgo qualquer um menos esse inexperiente Jardine…só assim podemos disputar o paulistão e o brasileiro pq a libertadores o Raí já colocou na bunda pra não dizer outro nome.E muita incompetência desses diretores principalmente o Raí sabendo das competições que o São Paulo iriadisputar e efetivar um treinador sem experiência. Pra mim é muita burrice desse incompetentes. Fora Leco fora Raí fora Jardine…

    • Jomar, ano passado quando Dorival começou a falhar, o Jardine estava levantando mais uma taça no Sub-20… Todos pediram Jardine… Quando Aguirre assumiu, ocorreram alguns jogos em que o São Paulo venceu que houve o dedo do Jardine…
      O time não começou mal, mais estamos com o mesmo problema do ano passado… O São Paulo Perdeu o Brasileiro por causa de alguns jogadores… E esse ano se repete… Eles preferem perder um campeonato pra derrubar um técnico do que jogar bola e ser campeão

  8. Está claro que os jogadores querem derrubar o Jardini… Compara os dois primeiros jogos com os demais….
    O São Paulo precisa achar quem é o podre do Elenco e eliminar logo, se não com o próximo técnico será a mesma coisa…
    Vai começar bem, aí quando a gente achar que vai, vai pro fundo de novo

  9. PP, se o Jardine for demitido e será, Raí terá em seu histórico tão curto de diretor de futebol o terceiro treinador que ele vem a demitir, outra coisa, gostaria muito de saber, quanto foi que Raí gastou em contratações do ínicio de sua gestão até agora. Procede um valor em torno de 110 milhões?

  10. Não consigo ver uma alternativa para o São Paulo! Não sei mais o que pensar, não vejo mais saída nenhuma. Jamais imaginei que pudesse assistir a tamanha decadência de um clube que outrora era gigante, que se impunha perante nossos rivais e ganhávamos títulos. Infelizmente o peso da nossa camisa não entorta mais os varais. Está ficando leve demais.

  11. Realmente Jardine não conseguiu transmitir o seu ensinamento e infelizmente é melhor trocar de técnico.
    No momento não vejo nenhum bom técnico disponível, então estamos a deriva é só Deus sabe o que vai acontecer.
    Se por milagre passar na quarta-feira ai talvez possa engrenar mas o futebol apresentado é muito fraquinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.