A escolha de Cuca e a interinidade de Mancine. Outra sinuca de bico da diretoria.

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, indispensável dizer que fiquei muito contente pela contratação de Cuca para ser o novo técnico do São Paulo. Cuca, sempre disse, nem deveria ter saído do clube. Ele foi o grande responsável por montar aquele time que ganhou quase tudo entre 2005 e 2008.

Cuca fez um trabalho brilhante no Goiás em 2003 e veio para o São Paulo trazendo alguns jogadores de graça, como Danilo, Grafite, André  Dias, Fabão, Josué (esse veio no final do ano). Pediu Mineiro, Junior, Cicinho. Parece que conhecia do riscado.

A eliminação do São Paulo na Libertadores aquele ano foi por um azar do tamanho do mundo. Um gol de lateral, quando a decisão com o Once Caldas se encaminhava para os pênaltis. Depois uma derrota para o Paissandu, em Belém, e o jogo do “amarelão” no Pacaembu. Naquele dia nem Rogério Ceni foi poupado. E Cuca, deprimido, foi embora.

O que pega, no entanto, é a espera. A alternativa foi colocar Vagner Mancini como interino. Tudo bem. Mas vamos prever três cenários, que são todos os possíveis para essa interinidade:

  1. O São Paulo faz um Paulista normal, ganha aqui, perde ali, chega na próxima fase, mas é eliminado, ou chega até a semifinal, e é eliminado. Sem problema, porque o técnico é interino e estamos pensando no Brasileiro, e Cuca está chegando para resolver a situação. Mas a diretoria tinha que fazer algo para ganharmos o Paulista.
  2. O São Paulo vai muito mal e nem se classifica para a próxima fase do Paulista. Bem, a diretoria fez essa enorme bobagem, largando mão do Paulista, título que não ganhamos desde 2005. E colocou um técnico incompetente, mostrando a total incompetência dessa diretoria. Por que não trouxeram Osório agora, já que Cuca não poderia vir? Fora Leco. Fora Raí.
  3. O São Paulo ganha do Corinthians amanhã, vai muito bem e ganha o Campeonato Paulista. Vagner Mancini é um baita técnico. Nos deu a primeira vitória em Itaquera e ainda nos deu um título que não conquistávamos desde 2005. Para que Cuca? Mancini é o cara.

São os únicos cenários possíveis. Então vamos lá. Imaginem o São Paulo campeão, que é a grande sinuca de bico que a diretoria vai ficar: como tirar um técnico que acaba de ser campeão para colocar um outro, cujo estado de saúde é duvidoso? Mas, deixar Mancini para o Brasileiro e abrir mão de Cuca, também seria uma péssima escolha.

Percebam que essa diretoria é tão ruim, mas tão ruim, que até quando ela acerta, ela causa problema para ela mesmo. Inacreditável!

Apesar de tudo, apesar de não sentir aquele frio na barriga por conta do clássico de amanhã, é evidente que quero como nunca vencer os caras em Itaquera. O resto a gente vê depois.

27 comentários em “A escolha de Cuca e a interinidade de Mancine. Outra sinuca de bico da diretoria.

  1. Desculpem, mas não da criticar a diretoria nesse caso. Acho que eles tinham somente duas opções.
    Cuca em alguns meses.
    Osório pra hoje.

    Eles optaram pelo que tinha melhor aceitação da torcida.

    Como executivo eu teria ido no Osório… chegaria hoje e segue o jogo.

  2. Que sãopaulino não quereria o Cuca como treinador do S.Paulo? O problema é como e porquê ele foi contratado. Principalmente como.
    O que observei sobre o comportamento da dupla Leco/Rai, hoje muito associada:
    O Rai viu a merd.. que fez ao efetivar o Jardine como treinador querendo resultados rápidos. Ele deveria ter visto a personalidade do treinador quando, ao substituir o Aguirre, continuou com o mesmo time velho em campo, tentando resultado diferente com as mesmas peças fazendo a mesmas coisas ( não mostrou nenhum traço de que poderia ser o treinador para resultados imediatos).
    O Leco, sempre pensando política e na próxima eleição, precisava de um desvio de atenção para a caga.. (talvez imposta) do Rai.
    Após o jogo contra o Guarani, quando ficou muito claro que o S.Paulo “já era” na Liberta, em um jantar regado a vinho francês entre os dois, deve ter rolado um papo mais ou menos assim:
    Rai: “Então patrão, o que podomos fazer?
    Leco: “Precisamos um plano B, urgente; não para o time, que já foi; precisamos de um plano que seja aparentemente grande; que agrade a torcida; que dê assunto à imprensa e que desvie de nós esta derrocada total!”
    Rai: “Bom, todos esperam a dispensa do Jardine e me cobram por um treinador com nome e currículo. Falam de Osorio e, principalmente, do Cuca.”
    Leco: “O Osorio não é uma unanimidade, nem no conselho e nem entre os torcedores que gritam na net. Acho que o Cuca seria o nome para agradar todo mundo.”
    Raí:” Mas o Cuca se recupera de um procedimento cardíaco e não pode trabalhar já; além do mais, seu salário está muito longe do que seria sensato pagar por um treinador para esse elenco.”
    Leco: “Mas Raí, não estamos falando de pagar por um treinador; estamos falando para pagar pelo nosso futuro dentro deste clube: isto não tem preço!”
    Rai: “OK! Vou voltar a falar com o Cuca e ver se alinhavo, de boca, um contrato que possa ser divulgado logo após o jogo de quarta, independentemente de quando ele puder começar a treinar o time. Só que, provavelmente, não vamos ter tempo de ver o time campeão neste ano, já que acho que ele vai levar alguns meses para poder voltar a trabalhar.”
    Leco: “Rai, você ainda não entendeu! Não se trata de título; isto o sãopaulino já nem sabe mais o que é. Trata-se de desviar todas as atenções sobre nós, para que possamos, de uma maneira ou de outra, continuar à frente dessa maravilha chamada São Paulo Futebol Clube. É isto que interessa; o povo é que se exploda, plagiando um famoso personagem do Chico Anísio!!!”
    Pode não ter sido bem com essas palavras; o vinho poderia ser italiano; o conversa poderia ter sido em algum gabinete mas, o “ferrado”, com certeza, foi o clube. E assim, com toda essa polêmica sobre o que poderá acontecer com o time neste período com o Mancini; como será o futuro com o Cuca assumindo ou não, os senhores Leco e Rai conseguiram seus intentos: continuar como nada de ruim tivesse acontecido com o clube que tanto dizem amar…

  3. A solução é simples:

    1) Se o Mancini vencer o rival hoje, vamos enaltecer a vitória e sequer pensar em Cuca, Mancini etc

    2) se perder vai ser mais uma derrota normal da gestão Lecionar

    3) se for um fracasso no Paulista, mais uma ação normal da gestão Leco.

    4) se for um sucesso, ninguém vai enaltecer Leco, Mancini ou Cuca será comemorada a vitória mesmo com Leco no poder

    5) se Mancini for bem, é porque o Cuca orientou

    6) se Mancini for mal, normal porque ninguém nunca esperou nada do Mancini mesmo

    Estamos todos vacinados com doses anuais de fracassos na veia, então nada de bom ou ruim irá surpreender

  4. A situação é tão inusitada que até o “Beto” ressuscitou para comentar. Logo volta o “Biu” também. Welcome back!

    Eu não esperaria os dois meses – e já li que o médico só liberaria Cuca em maio – pois esse período do Paulista é a nossa última oportunidade para definir elenco, treinar a equipe e dar um padrão de jogo para o time.
    Após o final de abril inicia o campeonato brasileiro com “38 finais” e a multi milionária Copa do Brasil – única chance de salvar nosso ano financeiro sem vender as jovens promessas. Não poderemos errar mais.

    Cuca ou Osorio tem pontos positivos e negativos, mas são dois treinadores experientes. Devido a pressão do tempo eu teria fechado com Osorio.

  5. A costura que o Raí e o Leco fizeram é inusitado no Brasil e espero que dê certo.
    Muitos vão ficar com inveja da saida que o S.Paulo encontrou.
    Só ficou faltando solução para o excelente Jardine que tambem entendo que o SPFC não deve perder;
    Sugiro uma solução; criar cargo de
    Diretor dos sub 23 e passar
    para ele cuidar de toda administração e tambem da tecnica dos meninos.
    Tenho dito !!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. A Verdade é a Seguinte, Cuca Vai acompanhar o Time na TV ou talvez nas Tribunas, O Cuca vai ter um pouco de Palpites sobre o Time ou Todos os Palpites, Difícil Afirmar, O Lado Positivo é que ele já vem ciente dos Pontos negativos do Time e aí só vem corrigindo e Mancini é Mais experiente que um Auxiliar, Lado Negativo é que se o Mancini dirigir do Jeito dele pode demorar umas semanas até elenco assimilar novo modo de Jogo, Entre as Opções de Mercado pegaria o Osório,mas vamos dar um Voto de confiança ao Cuca, aguardar que de Certo.

  7. Paulo, entendo que Mancini seja um bom tenente enquanto Cuca é um bom general.

    Mancini não é pior que Dorival ou Aguirre, e infinitamente melhor que Jardine. Acredito que fará um trabalho decente sob a orientação de Cuca. Pra falar a verdade, talvez, esta seja a melhor configuração: Mancini e Cuquinha no dia a dia e Cuca coordenando tudo de cima, principalmente no que tange a formação do elenco e contratações.

    Abel, sonho de muitos por aqui, não fez nada até agora no flamengo. Isto com elenco mais qualificado. Imagine se tivesse que trabalhar com Éverton Chinelinho e Bruno Pereba.

  8. Acho que ter um técnico como o Macini para longo/médio prazo seria uma temeridade. Mas para um tiro curto, 2 meses de paulista, talvez ele possa nos surpreender positivamente. Vamos aguardar. Porém, todos sabemos que o grande problema do SPFC é outro. Leco e seus asseclas acabaram com a aura vencedora do Tricolor. #ForaLeco

  9. Acho que ter um técnico como o Macini a longo/médio prazo seria uma temeridade. Mas num tiro curto, 2 meses de paulista, talvez ele possa surpreender positivamente. Vamos aguardar. Mas todos sabemos que o problema do SPFC é outro. Nosso digníssimo presidente e seus asseclas acabaram com a aura vencedora do Tricolor. #ForaLeco

  10. Acho que existem outros aspectos mais importantes a serem levados em consideração e que criam um cenário mais crítico para Raí e Outleco.
    1) Tempo – o São Paulo não está em condições de esperar dois meses para a montagem do elenco. Não se trata de sacrificar o Paulista. Se trata de empregar toda a energia em cada minuto disponível para identificar as carências, analisar reforços, contratar, montar um esquema tático, treinar, ensaiar jogadas. Enfim, construir um time do zero depois da terra arrasada que Leco, Raí e Jardine deixaram. Com Cuca fora, há um esmorecimento desse trabalho fundamental, que ficará para o começo do Brasileiro. Inaceitável prescindir desse tempo.
    2) Estado de saúde de Cuca – Ninguém sabe com está a saúde de Cuca. Que ele tem um problema de coração sério, não há dúvida. Há uma incerteza sobre a capacidade de trabalhar dele atualmente. O técnico de 2004, que venceu a Libertadores pelo Galo em 2013 e o Brasileiro pelo Palmeiras em 2016, talvez não exista mais. Talvez tenhamos contratado o Ricardo Gomes. E vamos demorar pelo menos dois meses para descobrir. E, aí, entra a questão do tempo perdido novamente.
    3) A conveniência do episódio para Raí e Leco – No lugar de ser punida, a dupla de responsáveis pelo maior vexame da história do São Paulo ganhou uma trégua de dois meses de presente. Até Cuca assumir, ele será uma justificativa para a inércia e ausência de resultados. Penso que a torcida não pode deixar o caldo esfriar. Tem que ser pressão a cada jogo, vaia, chapa quente até o time convencer. Raí e Leco não deram nenhuma satisfação respeitosa da desclassificação à torcida.
    Por tudo isso, acho Mancini e o Paulista insignificantes. Mas estão sendo usados como cortina de fumaça por Leco.

  11. Boa tarde Paulo.
    Cuca é o nome de minha predileção para dirigir o São Paulo.
    Assim, a diretoria acertou.
    A interinidade de Mancini não será um problema, vez que dará tempo ao Cuca para avaliar o elenco.
    Forte abraço.

  12. Paulo fique tranquilo porque o Mancini nunca chegará neste patamar!!!!!!
    Dá p imaginar o Arararuna arrebentando com o jogo?
    Pois é, então com Mancini é igual.

  13. Concordo e falo mais daria uma oportunidade para o Mancini antes de pensar no Cuca e digo mais entregaria o time na mão do Mancini já no segundo jogo contra o Talleres, quem viver verá.
    Saudações Tricolores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.