Retranca nem sempre ganha jogo

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, parece que retrancas nem sempre são suficientes para evitar um mau resultado. O São Paulo de Aguirre, a cada jogo que passa, vem demonstrando mais e mais que vai ser um time fechado, explorando contra-ataques, jogando por uma bola. Só um time conseguiu fazer isso até hoje com pleno sucesso: o time treinado por Tite, cujo trabalho teve sequência com o atual técnico.

E olhem que o São Paulo nem jogou tão mal. No primeiro tempo, até sofrer o gol, fez muita marcação na frente, na saída de bola do Atlético, e parecia que dominaria  a partida. Mas bastou tomar o gol, numa pixotada de Rodrigo Caio, para o time se desestabilizar e se fechar por inteiro para não sofrer o segundo. Trellez ficava sozinho lá na frente, Nene e Marcos Guilherme voltavam para fechar as laterais e, com isso, tome sufoco para cima do São Paulo. Acabamos o primeiro tempo perdendo só por 1 a 0 e ficamos no lucro.

No segundo tempo, nada muito diferente. O São Paulo até encenou marcação avançada, mas voltou a recuar. Então começaram as bobagens de Diego Aguirre. De uma vez só colocou Regis e Cueva em campo, tirando Petros e Marcos Guilherme. Oras, se estamos perdendo a partida, por que tirar um atacante?

Mas vá lá. Imaginei: ele vai formar o 3-5-2, colocando Militão para formar o trio de zaga, liberando Regis e Reinaldo como alas, avançando Liziero, Cueva, Nenê e Trellez lá na frente. Nada disso. Ele deixou Regis, que é um lateral, jogando na função do Marcos Guilherme e Militão seguiu na lateral. Então tomou o segundo gol. Sinceramente, vi a viola em cacos. Pensei: definitivamente, Arena da Baixada e Copa do Brasil não combinam com o São Paulo.

Por sorte, poucos minutos depois, em bela assistência pela esquerda, Reinaldo serviu Trellez que marcou o gol do São Paulo. Isso seria suficiente para o São Paulo ir para a pressão. Até avançou um pouco, mas timidamente. E Aguirre fez mais uma: tirou Liziero, um segundo volante quase meia, para colocar Hudson, um primeiro volante brucutu. Passou, então, a segurar o 1 a 2. Ali seria óbvio que Lucas Fernandes deveria entrar, ou mesmo Brenner, passando Militão para volante e Regis ficando como lateral direito.

Mas Aguirre, definitivamente, tem a filosofia defensiva e tudo fará nesse sentido. Se pudermos empatar com um gol de volante, ótimo. Se não for possível, ao menos não vamos tomar outro gol.

Não concordo com essa filosofia. Se o São Paulo estivesse sendo sufocado, posso até admitir. Mas o Atlético marcou o segundo, tomou o gol e se preocupou em garantir o resultado. O São Paulo até foi à frente, mas com total carência de qualidade.

Esse é o resultado da filosofia defensiva desse treinador.

É possível reverter no Morumbi? Claro que é. Mas vamos precisar de mais ousadia, porque se o futebol for covarde, seremos eliminados mais uma vez da Copa do Brasil.

15 comentários em “Retranca nem sempre ganha jogo

  1. Não aguento mais viver “das glórias do passado”.
    Falando nisso, não dá para trocar a foto do “quem desce e quem sobe”?
    Parece que o Site também tem seus olhos voltados pra trás.
    O Rogério Ceni trabalhou bem como goleiro do tricolor mas ganhou muito bem pra isso. Iniciou sua carreira de técnico por aqui e não deixou de levar 5quinho pra casa, premiando sua incapacidade inicial.
    Quem sabe não é essa a “urucubaca” que não deixa o time voltar a ser grande. É muito foco em pessoas (que gerem; que usam o clube para se expor nas mídias; que roubam; que foram ídolos) e pouca atenção ao que realmente interessa: a recuperação do clube…

    • Paulo, está havendo uma falha no site, que já está sendo corrigida. A foto do Rogerio Ceni nada tem a ver com o “Quem sobe, quem desce”. Aquela foto direciona para uma página especial que resume toda a sua história, cada partida dele, cada gol marcado, detalhe por detalhe. O problema é que ao clicar na foto dele o link está danificado e volta para a Home. Já está sendo arrumado. Mas uma coisa, repito, não tem nada a ver com a outra.

  2. Parabéns Raí pelo ótimo elenco montado! Temos ZERO jogadores nas premiações do campeonato paulista! Podemos ter esperança para uma grande segunda metade de temporada no brasileiro!

  3. Alguns insistem em jogar a culpa sobre o costado de diretores
    todos ex idolos recentes e que seguramente estao procurando
    fazer o melhor para recuperar um time, uma entidade de projecao
    internacional no meio futebolistico. Essa recuperacao nao e’ de hoje para
    ontem ela e’ vagarosa, lenta e demanda varios redirecionamentos e jamais
    irao conseguir, pois nossa realidade e’ aquela dos 7 a 1 mineirao,
    em decadas anteriores esse placar seria seguramente a nosso favor.
    Se esquecem que os verdadeiros culpados sao os kartolas e suas gangs
    conselheiros e diretores avidos de uma boquinha para saciar
    seus bolsos, antes era o Ego, agora como tudo nessa patria
    o importante e’ mesmo morder por fora ou por dentro.
    Modinhas ou nao, se comportam de uma maneira insensata e buscam
    um timeco de acordo com o que
    projetam. Um time impossivel de se buscar, os craques de hoje nao existem.
    cuevas, diego souza, rkaio, guilherme, kkkk
    Essse DT nos deu uma outra filosofia de jogo de acordo com as atuais possibilidades e ,,,,, coitado ja esta levando porrada.

  4. Aguirrer não invente moda , você não tem jogadores para jogar no 3-5,2 ,ou seja as características dos seus jogadores é para jogar 4-4-2 como eu já falei para você

    Deixe de se teimoso e faça : duas linha de 4 ataca e defender em bloco ,marcação forte esse é o jogo do soberano para ganhar alguma coisa esse ano .

    Lula preso amanhã .

    eu espero que ele seja o divisor de agua do brasil ,ou seja depois dele vem, todos os outros corruptos do brasil , e não seja apenas o boi de piranha para que os outros escapem.

    A fila tem que andar para o PSDB , PMDB E DEM , vamos vê se o brasil está mudando ou é so uma brincadeira ,porque processo no STF de politico é o que não falta vamos vê se vai colocar para jugar

  5. Um conselho ao Rodrigo Caio:
    Cara, está na hora de você se “reinventar” como jogador de futebol. Não é possível cair tanto em tão pouco tempo. Melhorou o salário, o futebol piorou muito. Não sei… aproveite o longo e farto contrato e tente, quem sabe, voltar a jogar como volante, coisa que sua pressa para assumir alguma titularidade na equipe o levou a desprezar. Deixou de ser um volante muito razoável para ser um zagueiro que, hoje, se mostra medíocre. Fale com o treinador; com a psicóloga; com Raí; com o presidente; com Deus; enfim, se oriente da melhor forma para que sua carreira possa ter uma continuidade; coisa que, a continuar do jeito que está, não vai ter…

  6. Tem torcedor que parou no tempo ….

    Chamar os que estão de saco cheio dessa diretoria nefasta de “modinha” parece até piada… Kkkkk

    É impressão minha ou estão comparando o Aguirre com o Telê Santana????

    Eu queri entender qual a perspectiva que eles enxergam que eu não consigo ver….

    Esses caras falam em tempo e pediram a cabeça do Diego Souza… Se é pra dar tempo para o Sr Confiem em mim e o Contador de piadas porque pedir a saída do Diego Souza????

    Eles mesmo se contradizem…

    Somos os “MODINHAS” por que a moda agora é ver o time a 10 anos sem ganhar nada e brigando para não cair!!!!

    Essa é a nova moda?????

  7. O Aguirre ate tentou fazer um time defensivo, mas falta qualidade na defesa, Arboleda sozinho coitado, RC é uma caixinha de surpresa quando vc pensa que ele vai tirar a bola e vai sair bem ele da aquela cagada, ele nao serve como zagueiro, a falha dele ontem é inadimissivel para o ultimo zagueiro e com a experiencia que tem ate de selecao brasileira que alias nao sei pq o tite o convoca deve ser amiguinho particular.
    Mas vimos um time meio desesperado depois que tomou os gols, e achou um gol na unica coisa que eu acho que o Reinaldo presta é ser atacante pela esquerda e fazer bons cruzamentos e lançamentos como o de ontem, como lateral é muito fraco.
    Podemos reverter no morumbi, mas basta uma vacilada do time ou de algum jogador no decorrer do jogo que a torcida vai cair em cima e ai o time vai desandar, e para esse time vacilar nao precisa muito.
    Nao tenho visto o Jardine no banco, esse faz falta tem uma visao diferente e pode mudar muita coisa se o Aguirre o escutar e fazer o que ele propoe.

  8. Tambem nao concordo com pura retranca,
    mas nao se viu so’ retranca, o time sai mais e
    melhor falta atacantes pelos lados, o Marcos Guilherme
    e’ so’ maratonista, fraco como aquele jogador incisivo que define,
    e falta a qualidade de um insinuante Valdivia,
    porem sobra incompetencia do bom rapaz,
    uma lastima esse deveria ter ficado no banco como o peruano.
    Enfim, pelo menos lutamos no Morumba um quatro a zero ta’
    de bom tamanho,
    ahhh esse time nao vai golear nunca um a zero ou dois ja e’ goleada
    kkkkk

  9. Se tivessem mantido o Jardine,aposto que o time estaria na final do paulista, teria ganhado ontem e estaria jogando um futebol mais bonito que esse.
    A ANTA URUGUAIA eh mais do mesmo, covarde e incompetente.

    Zero pra ele e -1 pro zagueirinho Far Play, que infelizmente ninguém o contrata e essa diretoria tosca o mantém pra ver se vende esse arremedo de jogador.

  10. Definitivamente o São Paulo hoje é um figurante do futebol brasileiro. Almejar títulos como era no passado é apenas um sonho distante. Cada vez mais distante. Teremos que conviver com esse pesadelo ainda por muito tempo. O time é ruim.

  11. O Aguirre é um técnico que busca equilíbrio com base no elenco, material humano que possui.

    Se pesquisar os trabalhos dele vai encontrar times defensivos como o Peñarol e San Lorenzo, como ofensivos como o Internacional e Atlético.

    Ele fez o 5 jogo dele… o quinto mata mata, como ele mesmo disse o time vai ser montado da defesa para o ataque. Mas nesse momento, o mais importante é ser um time competitivo do que dar show de futebol.

    E ele vai pro 6 jogo, sexto jogo de mata mata… fora de casa… melhorando o contra ataque passamos a ter mais chances.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*