Continuo querendo um time para brigar por títulos, não para não cair

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, tenho visto intensos debates nas notícias publicadas, entre leitores que acham Diego Souza velho e caro e os que entendem ser ele importante para o elenco; outros que contestam contratações de grande vulto com aqueles que querem um time para brigar pelo título; há ainda os que defendem o uso quase que indiscriminado da base, mas serão os primeiros a xingá-los caso falhem em algum jogo. Como eu sempre digo, vocês podem concordar comigo. Podem discordar de mim. O debate está aberto e faz bem a todos. Só não é tolerada a ofensa. E, que bom, isso não tem acontecido.

Vou pegar aqui uma frase postada em um dos comentários do leitor Thal Caló, a qual assinarei embaixo:

– Se contrata é criticado por pagar caro, se demora negociando é criticado por não contratar com rapidez. Mas ninguém diz a fórmula para contratar jogador com bom nome no mercado a preço módico.

Bem, desde o primeiro momento apoiei a indicação de Raí para a diretoria de futebol. Também apoiei a contratação de Ricardo Rocha para a gerência, assim como apoiarei a vinda de Lugano, se isso realmente acontecer. São, como tenho dito, pessoas do ramo. Não são aventureiros ou oportunistas. Estão dirigindo o lugar onde sempre viveram e aprenderam como lidar com gente do ramo. Raí disse, logo no início que acreditava no São Paulo e pediu para que acreditássemos nele. Eu acredito.

É indiscutível que os primeiros negócios onde Raí está à frente tem sido interessantes. Demorado, sim, mas não se faz um negócio volumoso, com jogador cobiçado por vários clubes, de uma hora para a outra. A novela Diego Souza se arrastou por muito tempo. Mas terminou. E foi bom para o São Paulo. Jucilei foi comprado por um valor muitíssimo mais baixo do que se avaliava há alguns meses. Jogadores do nível Marcinho, Denilson, Buffarini, Denis, Renan, Matheus Reis – apenas para citar alguns – foram dispensados. Se Edimar foi contratado em definitivo, esse “ônus” não coube ao atual diretor. Se Jean foi contratado, ele pouco pode fazer, pois tudo já estava acertado pela gestão anterior. Ainda para quem gosta de números, compramos Pratto (metade do passe) há um ano por R$ 20,5 milhões, vendemos agora (também metade do passe) por R$ 22,2 milhões. Temos agora um centro avante que marcou mais gols do que o que está saindo e custou menos da metade do preço do que estamos recebendo por Pratto.

Raí tem conduzido pessoalmente algumas negociações. Cito aqui o caso de Gustavo Scarpa. É ele, e mais ninguém, quem tem conversado quase diariamente com o staff do jogador e, salvo algum acidente de percurso, como os que acontecem dentro da trairagem e flata de ética do futebol, o jogador do Fluminense deverá desembarcar no Morumbi, por valores bem menores do que se falava num primeiro momento.

Agora surge a notícia de que Robinho está na mira. De graça, pois está sem clube. Sei que Raí e Ricardo Rocha tem tido reuniões constantes com Dorival Junior e que os nomes tratados no clube são de consenso dos três. Alguns leitores já levantaram o bastão vermelho contra a vinda do atacante, pois está condenado em primeira instância na Itália por estupro (ainda cabe recurso), e por ter desmerecido o São Paulo. Não me lembro de ter ficado tão chocado com Robinho. Lembro de Diego ter pisado em nosso símbolo. Robinho, pelo que me lembre, cansou de marcar gols no São Paulo. E é um craque. Não está condenado em definitivo na Itália. Foi apenas o primeiro julgamento. Por  um ano de contrato – acho que seria só por esse período – não vejo tantos pontos negativos na sua possível contratação.

Falta ainda trazer um lateral direito e, no mínimo, um atacante de velocidade pelos lados. Sei que o tempo está passando, mas vejo que Raí e Ricardo Rocha não estão parados. Só não fazem alarde. Falam na hora certa. Eu confio. Não vou criticar antes da hora. Aprendi com meu pai que na vida temos que ter fé e otimismo, acima de tudo. Por isso nunca fui derrotista. Nem serei. Somos do Clube da Fé. E assim manterei minha linha de pensamento.

34 comentários em “Continuo querendo um time para brigar por títulos, não para não cair

  1. MOSQUITO LECO LECO, pertencente ao grupo JJ. Estraga e contamina todos que estão ao seu redor. Não gosta de vitórias. Todo torcedor gosta de vítórias, até no palitinho, mas o mosquito não gosta. Para ele sempre será melhor fazer dívidas e vender jogadores para amortizá-las. Como os políticos, pois sempre sobra alguns “$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$”

  2. Perder o Hernanes foi um golpe duro… e a diretoria não reagiu. Deveria ter brigado mais pelo Scarpa.

    Precisamos urgentemente de um meia com qualidade de bola parada, que saiba fazer a transição do meio campo e que faça lançamentos…

    Robinho não se encaixa, ele seria banco do Cueva.

  3. Assim como já dava na semana passada Scarpa fechou com o Palmeiras. A luz se ascende novamente precisamos de jogadores, não podemos cair no paulista nem no brasileiro! Temos que lutar para ser campeão!
    O SP não é o vasco

  4. Parece que o gato subiu no telhado, e o Scarpa escarpou…

    Mais um ano o Leco enganando a torcida, sai jogador, entra dinheiro e não vem contratação.

    mais um ano de sofrimento.

  5. Contratar o Robinho seria um absurdo para a imagem do clube. Se vamos ignorar valores morais, então por que o clube não foi atrás do goleiro Bruno, quando solto? É criminoso, mas bom goleiro.

    O fato de a condenação do Robinho não ser definitiva é questão de direito penal, não importa no campo da moral. Se, por exemplo, um réu confesso deixa de ser punido por prescrição, isso não significa que é boa pessoa, que é honesto e boa pessoa para se ter por perto. O clube precisa ter valores e, no mínimo, proteger a marca. Até presidiários desprezam estupradores…

    E você, PP, acha que seria aceitável não levar o atleta para jogos da Sul-americana por medo de prisão? Vale a pena?

    Teria vergonha.

  6. Sr. Paulo Pontes, tenho uma pergunta para fazer aos Diretores do tricolor e outros clubes:
    Todos os anos, os clubes que disputam a Copinha SP, apresentam um plantel com 22/25 jogadores até 20 anos de idade. Muitos deles vem da base, após alguns anos sendo trabalhados e bem tratados. Alguns são aproveitados e outros desaparecem.

    COMO DESAPARECER, DEPOIS DE TODOS OS INVESTIMENTOS NESSES JOVENS?
    ONDE OS NÃO APROVEITADOS VÂO PARAR?
    ONDE ESTÁ O ERRO DE TANTOS GASTOS ERRADOS?

    Estou procurando entender como se administra esse profissionalismo nos clubes.

    • Antonio, posso responder em parte o que você pergunta. O São Paulo, tradicionalmente, usa o Sub-17 na Copinha. Neste ano, por exemplo, também está sendo assim. Quando os garotos atingem 20 anos, em Cotia, há uma diplomação e a maioria é emprestada para outros clubes; alguns são vendidos no meio do caminho. São jogadores que não ganham projeção nem destaque, por isso não ouvimos falar onde foram parar. Mas, de alguma maneira, acabam gerando algum retorno para o clube.

      • Nem sempre vingam no profissional,
        e ai buscam profissoes paralelas,
        sobreviver em cima no profissional e’
        para poucos privilegiados,
        os que realmente sao acima da media.
        Nem tudo que parece, se confirma,
        porem o crake nasce pronto e muitos tambem
        desistem por algum motivo.
        No meu tempo nao tinha escolinhas de futebol
        e o jogador era formado na praia, na varzea e por todo
        interior em campos de fazenda, ate’.
        Ai, nasceram os verdadeiros craques,
        porem naquela epoca nao tinhamos muitas diversoes
        da atualidade e tecnologias paralelas e isso justifica tambem, o baixo aproveitamento atual,
        alem do desleixo do kartola como tratou o futebol tupiniquim
        na sua base e tambem e principalmente no profissional.
        Apenas acabaram com a galinha de ovos de ouro.
        esssa a maior razao, no meu modo de entender.

  7. Robinho concentrado 20% para jogar futebol, é melhor que Cueva e Marcos Guilherme juntos.

    Torcedores não querem a contratação pelo fato do Robinho sempre deitar o cabelo contra o São Paulo.

    • Eu até acho o Robinho um excelente jogador sim!!!

      Mas o SPFC pode ir muito bem sem ele, o único problema desse jogador é o custo muito alto.

      Prefiro que concentrem os esforços para trazer o Scarpa!!!

      Que mesmo sendo caro pode trazer um compensação financeira futuramente!!!!

      • Também quero muito a contratação do Scarpa, mas prefiro um time campeão a um time vendedor.

        Robinho é acostumado a ser campeão, o São Paulo necessita de jogadores acostumados a serem campeões.

        • robinho e’ marqueteiro em fim de carreira,
          bom, sim,
          mas va para bem longe de nossas cores,
          ??? porque era reserva onde estava ???
          Nao vai acrescentar nada,
          e’ o jogador do quase fiz,
          My God.
          Mierda pura.

            • KKKK
              nao tenho raiva nem de voce
              querer esse marqueteiro
              que resolve, resolve sim.
              mas para seu bolso e no campo
              e’ o kara que faz kareta quando nada acontece
              na sua finalizacao e isso realmente sempre acontece,
              uiiiii quaaaaaaaaaaase kkkkkkkkkkkkkkkkk
              Sera mais um fernandinho, um marlos ou mesmo um dagoberto da vida que veio com tudo para emplacar e naaada, quero jogador, amigo, que resolva e nao artistas, em fim de carreira trintao, que vai curtir e se bronzear em outras praias talvez da sua origem, o problema de ter raiva acumulada de alguem bom de bola que resolva nao e’ problema que venha e resova, mas esse kkkkk o problema nao e’ ele realmente, o problema e’ a vaca. kkkkk

              • Marketeiro? olha o tanto de títulos que ele já conquistou.

                Você é o tipo de torcedor que merece o Marcos Guilherme, e o Cueva Chinelinho, que está cagando e andando para o São Paulo.

                • Nao hermano.
                  Eu sou o tipo de torcedor que mereco o que somos, fomos e seremos.
                  Sou torcedor sim, ,mas nao de cuevas e nem desse outro citado por voce, namigo expert em descobrir jogadores como esse ui quase, sou torcedor de gente da estirpe de Forlan, De Sordi, Dario Pereira, Belline, Jurandir de Freitas Bernardo, Dias, Dino Sani,Chicao, Gerson, Dinho, Pedro Rocha, Silas, Pita, Muller, Parana, Terto, sim Tertuliano o amava, groso porem buscava sempre, Serginho Chulapa, Canhoteiro, Maurinho, Ray, Pita, ate’ Ganso, nao Pato, Aluisio, Mineiro, Aluisio, Careca,Luis Fabiano, Franca, Kaka, Lucas, Bene, Pagao, Bernardo, Dinho,Ricardo Rocha, Lugano, Mineiro, Zetti, Gilmar, Poy, Ceni e tantos e tantos outros, mas esse cara ai, My God, nao merece mesmo, nao tem a magnitude de um Zizinho, Cerezo, Falcao que vestiram o nosso manto em final de carreira e foram e serao sempre lembrados com muito carinho pelo carater que tinham acima de tudo. Sou torcedor, amigo, de gente de carisma, carater e seriedade no que se propuseram a fazer na vida, nao de gente que vem para onerar a folha salarial e nao resolver nada, que deem chance entao a juvenis que buscam com ansiedade uma oportunidade para subir degraus que seu preferido escalou, mas que va descer em outras paragens os degraus do sucesso alcancado. No Morumbi, nao o queremos hermano, pelo menos eu,* NAO O QUERO*, sera apenas mais uma vaca. Bye …… deu
                  procure outro ou o escale em seu time de botoes kkkk

  8. Confio plenamente na dupla Ray & Ricardo
    pelo menos entendem do retangulo
    em que trabalham.
    Faco votos que sejam felizes nas contratacoes
    e tragam jogadores para honrar nosso manto
    como eles honraram.
    Isso por si so’ sera um objetivo central,
    jogadores do carater de um Ernanes ou mesmo Prato
    e jamais de um robinho, bom de bola, mas marqueteiro sempre
    que volte pra suas origens.
    Nos somos TRIMUNDIAL, nao somos uma portuguesa desportos
    que se vendeu por poucas moedas e jamais voltara, faco votos.
    Sucesso, vamos lutar na parte de cima e nao na degola.

  9. dizer que prefere um time para lutar por títulos é a mesma coisa que um político dizer que é a favor da Família. Quem é que é contra a Família? É claro, que todos queremos ganhar campeonatos. Mundiais, principalmente.

    Diego Souza é uma ÓTIMA reposição para Pratto. Porém, é muito CARO pagar 10 MI por 2 anos, fora salários. Na penúria financeira em que o São Paulo está, em contraste com a bonança do palmeiras e outros, precisamos ser muito criteriosos para contratar. Quanto será que o staff do diferenciado Scarpa pedirá agora?

    Dinheiro é essencial no futebol, mas é preciso gastar bem. O orçamento do Bayern é menor que um terço do que gastam PSG e M.City e é muito mais time. Flamengo e palmeiras gastaram muito mais que corinthians e ficaram no cheirinho. Fora o fracasso dos “galáticos” de Madri.

    Também não quero Denilsons, Marcinhos e Buffarinis. QUERO CUEVAS E ARBOLEDAS – ótimos, jovens e com excelente valor de revenda. E se tiver que gastar que o seja com jogadores que realmente façam a diferença, como o Petros. Do contrário, aí, sim continuaremos apenas como figurantes de luxo nas competições, como tem sido praxe na última década.

    • O problema das críticas é que geralmente só levantam os problemas, mas e as soluções? tem nomes a indicar que se encaixam no perfil que propos? acho que isso é que falta, sugestão de nomes.

      • INDICAR JOGADORES? Não, meu amigo, isto não é trabalho para a torcida ou a imprensa. Em uma grande empresa do futebol, como o São Paulo, é imprescindível a atuação de “olheiros” gabaritados e bem informados na procura por jogadores da grandeza do Tricolor. É dever do clube acompanhar o que se passa em campeonatos como o colombiano e o equatoriano. Isto se chama PROFISSIONALISMO.

  10. Se eu não aceito, de forma alguma, votar em alguém condenado (ainda que eu primeira instância), por que eu aceitaria um jogador condenado no São Paulo?

    Sou radicalmente contra a contratação do Robinho. Pode vir de graça, ganhando salário mínimo, que eu não quero. E tem mais, se vier, vai receber luvas e terá um dos maiores salários do elenco.

  11. Acho q agora q o prato foi embora devíamos trazer o Valéria em definitivo se puder.. daí trazer o Scarpa q já está alinhavado e Gabigol ou Robinho.. aí ficaríamos bem na frente.. faltando apenas um lateral direito titular p brigar por títulos de verdade.. soma-se Cueva, Petros, Jucilei, Reinaldo, R.Caio, Arboleda.. e na reserva Militão, Hudson, M.Guilherme, Brenner e outros da base.. com essas contratações ficaríamos fortes p brigar pela ponta nos campeonatos..

  12. Paulo Pontes, concordo com a maior parte de seu editorial.
    Divergimos com relação ao Robinho “Pedalada”. O “menino” formado na Vila Belmiro já deixou de ser a eterna promessa e há tempos tem se mostrado mais um jogador em decadência. Além do mais, ainda que respeitando o seu direito de defesa, definitivamente não é o tipo de “ídolo” que gostaria de ver com a camisa Tricolor.
    Se nem o Santos teve interesse no retorno de sua cria, por que nós teríamos? Financeiramente ele poderia vir sem custo de “passe”, mas o salário seria algo acima de nossas práticas normais. Em minha opinião, nelhor que não venha.

  13. Paulo, se o Tricolor comprar o Messi e o Cristiano Ronaldo juntos, vai ter uma turma reclamando que gastou muito. Se for um bom negócio, vão dizer que aí tem coisa. Se nada disso der certo, vão dizer que os dois não podem jogar juntos.

    O único lamento que tenho deste início de ano é saída do Hernanes. Infelizmente os chineses viram uma oportunidade com o ótimo campeonato do jogador.

    O resto está indo muito bem.

    Quanto ao Robinho, também não me lembro de nenhuma atitude ou falta de respeito dele em relação ao São Paulo. E viria com valores bem legais pra gente. Seria uma boa, se… Tem que ver esse negócio do processo, é uma acusação muito grave.

    Estamos no caminho certo: base do time e comissão técnica do ano passado. Lembrando que esse time entrou no segundo com a moral lá embaixo e terminou a um ponto do 1º colocado no returno.

    “Vamo São Paulo, vamo ser campeão”.

  14. Bom editorial!
    Apesar de um questionamento moral em relação ao Robinho (é um ótimo jogador)!
    Vamos esperar, melhor demorar mais e trazer bons jogadores do que trazer Marcinho, Denilson e Ccia.
    Hoje, a unica coisa que temos é preocupação, mas que pode se transformar em esperança!

  15. Pessoalmente, não vejo com bons olhos a contratação do Robinho. Levo sim em consideração a sua condenação na Justiça, mesmo que em primeira instância. Acho que, em função disso, ele não se concentraria 100% para jogar futebol. O caso é grave. Além disso, sua passagem pelo Galo não foi lá essas coisas. De resto concordo em tudo com o Sr. Pontes. Entendo igualmente que há muitos anos não víamos dirigentes trabalhando com mais profissionalismo, amor e respeito ao São Paulo. No caso, fundamentalmente Raí e seus assessores. Ricardo Rocha acabou de chegar e Lugano, se vier, será muito bem-vindo. A lamentar a saída do Profeta, mas teve que cumprir contrato. Sem culpados, então. De resto, é seguir com fé na nossa função enquanto torcedores que amamos o clube, ou seja, torcer. E muito! Vamos São Paulo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*